TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme francês "Um banho de vida" - Análise do Discurso

Por:   •  28/11/2021  •  Resenha  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

A REPRESENTAÇÃO DAS PRÁTICAS IDEOLÓGICAS ATRAVÉS DO NÃO DITO NA MATERIALIDADE FÍLMICA

CLAUDIA TEN CATEN (UNIOESTE)

        Dentre os diversos aparatos que controlam a produção discursiva da sociedade, o cinema serve como um local de reprodução de práticas ideológicas. Supostamente retratando a sociedade ou os indivíduos, os filmes servem como referência para a construção de sentido de diversas “verdades” elaboradas socio historicamente,  dentre elas, o corpo ideal, o comportamento ideal, a família ideal, o relacionamento ideal, culminando assim, na vida ideal. Estas reproduções estereotipadas do que é considerado socialmente adequado/inadequado, são projetadas para o sujeito através de imagens, dizeres e do silenciamento (do que não foi dito). O não dito, de acordo com Orlandi (2020, p.81), também significa, pois “atravessa as palavras, que falam por elas, que as calam”.  Segundo a autora,

todo dizer é uma relação fundamental com o não-dizer. Essa dimensão nos leva a apreciar a errância dos sentidos (a sua migração), a vontade do “um” (da unidade, do sentido fixo), o lugar do non sense, o equívoco a incompletude (lugar dos muitos sentidos, do fugaz, do não-apreensível), não como meros acidentes da linguagem, mas como o cerne mesmo de seu funcionamento (ORLANDI, 2007, p. 12).

        Tomando como corpus de análise de reprodução de discursos não ditos o filme francês Le grand bain (Um banho de vida, em tradução livre, 2018), observam-se vários discursos, já cristalizados na sociedade, sendo reproduzidos através de personagens e situações caricaturais. O enredo apresenta um grupo de homens de meia idade que frequenta a mesma piscina e decide participar de uma competição internacional de nado sincronizado. Cada um deles, incluindo a treinadora, tem seus conflitos pessoais retratados: depressão que incapacita para o trabalho, insatisfação profissional, decepção amorosa e familiar, tragédia, transtornos mentais e psicológicos e adicção. O escapismo encontrado por eles, através do exaustivo treinamento e da sensação de pertencimento ao grupo, somado a profunda simpatia que causa no expectador a exposição de suas falibilidades, produzem o efeito catártico de identificação entre ficção e vida real.

        A primeira apresentação do grupo que causou, ora desinteresse, ora visível constrangimento no público presente na piscina, é, quase que, certamente, acompanhada de risadas também do expectador. Qual a condição de irrupção da comicidade na cena? Um dos discursos que se evidencia, apesar de não dito explicitamente, é o preconceito em relação a participação destes homens em uma atividade esportiva considerada feminina, tal qual ocorre com outras modalidades esportivas como a ginástica rítmica e patinação. O inverso - esportes e atividades considerados masculinos e que não deveriam ser praticados por mulheres-  também se trata de um discurso construído historicamente, e que faz parte de um discurso maior, que exerce uma função de controle, delimitando os espaços femininos na sociedade.

        Na plataforma Netflix, a sinopse do filme apresenta o seguinte texto: “Se você acha que o oceano é cheio de peixes estranhos, espere para ver o que há na piscina pública”. Este enunciado somado a imagem dos seis homens sentados de sunga e touca a beira da piscina, sugerem ao telespectador, que os personagens são bizarros, excêntricos, esdrúxulos, estapafúrdios, segundo a definição dicionarizada da palavra “estranho”.  

O discurso do corpo ideal também se sobressai na apresentação final da equipe. Competindo com diversos adversários de corpos magros e musculosos, a Equipe da França se destaca pela falta destes atributos. Apesar de ganharem a competição, os franceses não possuíam o corpo considerado compatível à alta performance esportiva, discurso repetido constantemente e, recentemente, reforçado publicamente através de críticas à atletas brasileiras nas Olimpíadas que não estavam, de acordo com postagens agressivas em redes sociais e de falas de comentaristas esportivos, na “forma” ideal para a prática desportiva. Cabe ressaltar que, ao digitarmos corpo atlético nas imagens do buscador Google, aparecem imagens de homens e mulheres com músculos definidos, levando à conclusão única de que são atletas os indivíduos que apresentam os corpos padronizados nestas condições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com