TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de leitura

Por:   •  22/5/2015  •  Monografia  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA

O meio digital muda o texto e a leitura?

O meio digital gera polêmicas


O MEIO DIGITAL GERA POLÊMICAS

A vida do ser humano tem se transformado nas ultimas décadas, e juntamente com essas transformações, suas rotinas, métodos e seus recursos para se adequarem nas determinadas épocas não tem sido mais os mesmos.  Uns dos grandes impactos que ocasionaram essas modificações de rotina foram à entrada das “tecnologias” na sua vida social.

Em muitos setores o meio digital tem gerado polêmicas em relação a sua aplicabilidade, para muitos esses é o fim dos tempos, fim da arte, fim da literatura, fim da leitura e escrita, já para outros, é o começo de uma nova era, em que a tecnologia junta-se para formar um novo conceito. Mas diante desses novos conceitos, surge também o conceito do que será a Educação perante a essa nova fase de ensinar.

Hoje se coloca em pauta os inúmeros meios tecnológicos que são inseridos nas salas de aulas por seus alunos. Professores em sua maioria destacam que a internet assim como outros recursos, chegou para facilitar e melhorar as expectativas de ensino, mas para outros, o ensino tem sofrido grandes modificações em relação as suas características de materiais principalmente na utilização de livros.

Atualmente, a pesquisa solicitada pelo professor pode ser encontrada em apenas um clik. Trabalhos podem até ser feitos e plagiados por meio de teses de doutorados, mestrados etc. O que se discute é a questão do (Ctrl+C / Ctrl+V) copiar e colar. Dentre das analises, observa-se que desde muito tempo o copiar e colar sempre fez parte da vida e da rotina do educando, mas isso ocorria antigamente por meio de leitura e escrita dentro dos livros. Hoje, muitos alunos que utilizam o recurso da internet como forma de pesquisa, nem se dão conta da profundidade do conteúdo, de sua legitimidade e vão logo associando ao trabalho solicitado.

Frente a essa propensão, surgiram também os novos tipos de textos, de características digitais e on-line. Trabalhar com textos no meio digital com os recursos disponíveis na internet significa lidar com a interatividade. Isso muda a conotação do binômio ler/escrever assim como o conceito de leitor passivo e o escritor.

Diante dessas possibilidades, os trabalhos realizados com esses recursos digitais, assim como os textos na internet podem ser repensado e executado numa perspectiva de interação e intervenção imediata, a exemplo do site do “Wikipédia”, que serve como ferramenta de busca de pesquisa e de contribuições dos demais escritores. Mas perante todas as fontes, deve-se verificar a veracidade e o conteúdo que são expostos nos demais sites.

Se a analise for feita de forma reflexiva, os recursos digitais, assim como a internet chegaram para somar no desenvolvimento de ensino e aprendizagem, pois segundo as teorias do currículo escolar, nenhuma teoria é neutra, e por essa razão os recursos disponíveis devem ser trabalhados de forma coerente, no qual, seus participantes sejam envolvidos pelos recursos novos e atraídos pelos antigos.

O meio digital transformou completamente a rotina do cidadão, e por essa razão pode-se dizer que a vida do ser humano no sentido figurado, começa antes e depois da chegada da internet. A internet e a digitalização assim como a literatura on-line, sofrem com o preconceito de criticas literárias, mas apesar disso, ela é uma realidade e está cada vez mais presente na formação dos novos leitores e escritores. Essa resistência ao novo é gerada pelo medo eterno de que uma nova tecnologia possa matar algo que seja considerado precioso para os mais antigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com