TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégias de Interação

Por:   •  10/10/2022  •  Artigo  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 11

Estratégias de interação com o texto multimodal - leitura e produção

Sandy Janaina Bonfim da Silva (UFBA/NELT)

Uelberte Gomes Luz (UFBA/NELT)

Julio Neves Pereira (UFBA/NELT)

Resumo

Introdução

        Estamos vivendo uma era como nenhuma outra, marcada pelas tecnologias digitais e os seus impactos na sociedade. Nessa era, a influência das tecnologias tem causado mudanças perceptíveis na interação entre as pessoas. Consequentemente, essas mudanças causadas pelas tecnologias digitais provocam alterações nas atividades de comunicação e nas relações humanas.

Em face disso, atualmente, a produção e a circulação de informações se dá de forma mais dinâmica e veloz, atendendo à necessidade de comunicação das pessoas. Nesse contexto, as informações passam a ser caracterizadas pela constituição de diferentes semióticas, não havendo mais somente o predomínio do enunciado verbal nas produções textuais, e sim a junção de diversas categorias semióticas interagindo em um único texto. Assim, surgem os textos multimodais.

        Partindo desse pressuposto, podemos pensar no conceito de Letramento, e a forma como esse termo se ressignifica para se adequar a essa realidade tecnológica em que vivemos. Não é mais possível pensar apenas na linguagem verbal escrita e nas práticas sociais que a envolve. É necessário extrapolar esse conceito, pensando, assim, nos Multiletramentos, tendo em mente as outras inúmeras linguagens que podem constituir a produção textual, em uma interação multissemiótica.  

Essa nova realidade de comunicação, portanto, exige que as pessoas desenvolvam habilidades para ler textos mais complexos, constituídos por inúmeros modos semióticos: os textos multimodais. Por isso, nós procuramos investigar se as escolas estão se adaptando a esse contexto, ensinando aos seus alunos como ler, analisar e interpretar esses textos que, cada vez mais, fazem parte de nossas vidas.

Sabemos que importantes exames, como o ENEM, por exemplo, têm trazido inúmeras questões com os textos multimodais como recurso para interpretação. Seja através de tirinhas, charges, mapas, ou gráficos, os alunos têm cada vez mais sido desafiados a ler e analisar esses textos, e a escola precisa estar atenta à essa exigência. É papel da escola preparar os alunos para lerem competentemente esses textos, levando em consideração não somente a semiótica verbal, mas todos os modos semióticos que constituem o texto.

Nessa perspectiva, no presente artigo, visamos mostrar como se desenvolveu a nossa pesquisa de campo, realizada em três escolas públicas de Salvador, em que tivemos como objetivo investigar quais as estratégias utilizadas pelos alunos para ler e interpretar os textos didáticos multimodais. Primeiramente, abordaremos a metodologia utilizada nesta pesquisa, em seguida, trataremos dos nossos referenciais teóricos, assim como os resultados coletados e, por último, encerraremos com as considerações finais.

Metodologia

        Com o intuito de investigar como o grupo focal de alunos de três escolas públicas periféricas da cidade de Salvador leem os textos multimodais, foi realizada, no projeto Ensino de Textos Multimodais em Escolas Públicas Periféricas Soteropolitanas: mapeamento, estratégia e intervenção, uma atividade de sondagem para saber quais gêneros textuais esses alunos estão acostumados a ler, assim como quais os conteúdos eles mais gostam de se informar.

        Dentre as opções de gêneros multimodais que os estudantes podiam escolher estavam o boletim informativo, meme, tirinha, história em quadrinho, reportagem e notícia. Em todas as três escolas participantes da pesquisa, o gênero “meme” foi o mais votado por unanimidade, sendo considerado o mais conhecido por esses estudantes. O resultado não foi surpreendente, afinal, era esperado que esses jovens nativos digitais, pertencentes à geração tecnológica, tivessem mais acesso a um gênero altamente disseminado nas redes sociais, como Instagram e Facebook.

        Ao investigarmos quais os assuntos que os colaboradores da pesquisa mais gostavam, duas escolas escolheram o tema “jogos e esportes”, enquanto apenas uma optou pelo conteúdo sobre “medicina”, já que a maioria dos participantes do grupo focal, nessa instituição, almejava cursar medicina no futuro.

De acordo com o resultado dessa sondagem inicial, preparamos cinco apostilas com atividades que traziam o gênero multimodal meme para ser lido, analisado, e interpretado pelos colaboradores. Duas delas tinham como conteúdo o tema “jogo/esporte”, como solicitado por dois dos grupos focais, uma abordava a medicina como tema, e, a última, trazia três memes com assuntos variados. Além disso, uma das apostilas teve duas diferentes versões, já que notamos que a linguagem e a estrutura da atividade não parecia acessível aos estudantes, precisando, então, de algumas modificações que melhorasse o entendimentos desses participantes.

A primeira atividade realizada se baseava em um meme do personagem do programa de humor Chapolin Colorado. Nesse meme, Chapolin está sentado em uma poltrona acolchoada marrom, aparentemente em uma sala de estar ou até mesmo em um escritório, sentado de pernas cruzadas, com um dos braços levantados aparentando estar dando uma explicação. Na parte superior do meme, lê-se Levo tanta coisa na esportiva, e, na inferior, que devo ser o maior atleta do país, enquanto a imagem do personagem se localiza na parte central do texto.

        Nessa atividade, aplicada em duas escolas, objetivamos investigar como os alunos liam esse texto, se eles conseguiam identificar o contraste entre o lugar sofisticado e a postura séria do Chapolin em comparação com a frase sarcástica proferida por ele; se eles podiam interpretar o texto sem dificuldades, percebendo a quebra da lógica, assim como a sua ironia; se notavam as cores da imagem e do enunciado verbal, assim como a forma como o meme estava organizado espacialmente, e como isso era importante para a produção de sentido.

        Em uma das escolas, conseguimos aplicar as duas versões dessa atividade - a primeira mais simples e com uma linguagem menos acessível, já a segunda com uma organização pensada em ajudar o aluno em sua leitura, com mais cor, setas direcionadas às informações mais importantes, palavras-chave em negrito, explicações extras sobre conteúdos que o aluno provavelmente não tinha conhecimento etc. - Na outra escola, levamos apenas a segunda versão, já melhorada, da apostila com o meme do Chapolin Colorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com