TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Práticas de Ensino

Por:   •  7/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Pedro Batista de Paiva

Turma: VB2

Desafios do ensino de inglês para os cursos técnicos integrados

No dia 07/01/2020, a discussão se inicia através da fala do professor Roberto com o objetivo de nos mostrar que o Instituto Federal de Brasília foi feito para ministrar cursos de formação inicial e de trabalhadores na área técnica, com o objetivo de capacitar, especializar e aperfeiçoar esses futuros profissionais, em todos os níveis de escolaridade, realizando pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções, com benefícios para a própria comunidade. A educação profissional faz com que o estudante tenha a capacitação de ser critico, conseguir enxergar o trabalho que ele faz dentro de um todo, podendo se adaptar as outras situações de trabalho e também ser um agente transformador, se formando um cidadão.

O professor Roberto disserta sobre essa filosofia do instituto analisando seu modelo e como é diferente do modelo encontrado nas escolas de línguas, por exemplo. Há diferenças entre os conceitos e situações encontradas nessas realidades. Segundo ele, em uma escola de línguas você se encontra em um ambiente em que está rodeado pelo ensino e aprendizado de línguas estrangeiras e exclusivamente ela. Já no modelo da educação profissional e tecnológica você se depara com um plano curricular que dispõe de diversas matérias além da língua que se está aprendendo e que nem sempre as estratégias usadas em uma vão funcionar na outra, tornando isso também um desafio para o professor. De acordo com o professor estes seriam os possíveis desafios que podem ser apresentados a um professor que vier de outros modelos de ensino: as múltiplas disciplinas, trabalhar com a língua inglesa junto a outras disciplinas propostas no currículo do curso, os diferentes níveis dos alunos em relação à língua, a quantidade de alunos presentes em sala de aula, se compararmos com a escola de línguas que possui um número menor dentro de sala e o trabalho em sala de aula com tópicos e temas básicos para que se possa ter um ponto de inicio no conteúdo fazendo essa inclusão com as outras matérias dos alunos para o ensino da língua.

        Para finalizar a discussão, após a análise do professor sobre os modelos educacionais, ele diz a seguinte frase: “Quanto mais cedo nós entendermos que há essa diferença de natureza, vai ser mais proveitoso para nós conseguirmos alcançar nossos objetivos nesse contexto educacional.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com