TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva - “Ler e Escrever a Língua Portuguesa”

Por:   •  20/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Jamile Boulos Saba

RGM: 20088825

Unidade III – “Ler e Escrever a Língua Portuguesa”.

A taxa de analfabetismo no Brasil continua grande

Embora as colocações da escritora Lya Luft, tenham sido feitas a alguns anos, a realidade do nossa pais não mudou nesse sentido. “No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua 2018, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 6,8%, - 11,3 milhões de analfabetos” (BRASIL 2018).

Além das pessoas que são consideradas analfabetas, por não saberem ler nem escrever, há pessoas classificadas como analfabetos funcionais. Infelizmente, é uma realidade facilmente encontrada nas salas de aula da rede pública de ensino. Um analfabeto funcional consegue ler e escrever, porém tem uma grande dificuldade em compreender e explicar um texto e não consegue passar uma ideia simples para o papel.

Podemos associar essa triste realidade ao desinteresse dos alunos pela leitura, cabendo especialmente ao professor de Língua Portuguesa desenvolver esse hábito nos seus alunos de forma prazerosa. Fazendo com que o aluno descubra os prazeres e alegrias que a leitura poderá lhe proporcionar. É inegável os benefícios da leitura quando esta torna-se um hábito. Segundo Brito (2015), podemos comparar a leitura a uma viagem: “Quando lemos um bom livro e nos deixamos ser transportados para uma realidade paralela, onde à medida que cada página é virada, o leitor é submetido a universo único, repleto de descobertas, encantamento e diversão”.

Além de todos os benefícios que a leitura pode alcançar, é preciso lembrar também que esta deve desenvolver o pensamento crítico.  A escola e o professor têm papel fundamental nesse sentido. Devendo estimular e desenvolver essa capacidade de pensar nos seus alunos.

A realidade é que o Brasil é atormentado por uma educação pública insuficiente e altos níveis de analfabetismo. Portanto, toda ação que incentivar os alunos a transformar-se em leitores será importante e bem recebida. O despertar para o hábito da leitura e o saber ler de forma crítica transforma as pessoas comuns em cidadãos conscientes de seu papel social. Essa transformação decorre da escola como um todo. Só a partir de então, lentamente, nos livraremos dessa triste realidade de sermos um país de analfabetos.

Referências Bibliográficas

FEDERAL (Brasil). Educa ibge. Conheça o Brasil: POPULAÇÃO EDUCAÇÃO. InConheça o Brasil: População Educação. [S. l.], 2018. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html. Acesso em: 1 jun. 2020.

BRITO. Danielle dos Santos de. A Importância da leitura na formação social do indivíduo. Disponível em: http://docplayer.com.br/18929-A-importancia-da-leitura-na-formacao-social-do-individuo.html#show_full_text. 2015. Acesso em: 1 jun. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com