TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Escolar

Dissertações: Avaliação Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.845 Palavras (12 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho não tem a pretensão de contemplar todas as questões e definições em "Avaliação da Aprendizagem Escolar". Trata-se de uma pesquisa concisa sobre o assunto, porém com muita dedicação e carinho, na qual alunos, mestres e responsáveis possam ler, avaliar e talvez terem como parâmetro, o assunto contido neste trabalho.

A educação brasileira tem como grande desafio dentro do contexto da atualidade promover a aprendizagem de todos os alunos e lhes assegurar uma trajetória de sucesso. Esta trajetória só será possível se o aspecto pedagógico tido como central passar a fazer parte de uma gestão que priorize formas de pensar, sentir e atuar para garantir a permanência do aluno na sala.

Nessa perspectiva, torna-se fundamental a constituição de um conceito de avaliação escolar que atenda às necessidades do educando. E, se o movimento amplo da sociedade impõe um novo tipo de escola, impõe, também, a necessidade

de um novo referencial para a constituição dos processos de avaliação.

________________________

1. Graduada em Pedagogia na UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) – (2006), Pós-Graduanda em Coordenação Pedagógica, pela Faculdade de Ciências Educacionais (2012), Professora e Coordenadora efetiva do Município de Mirangaba-Ba.

Email: neucicleide@hotmail.com

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação é um processo abrangente: implica na reflexão crítica sobre a prática pedagógica, no sentido de identificar dificuldades, avanços, resistências. Compete ao educador utilizá-la como instrumento que lhe permita questionar constantemente suas propostas de ensino.

Os instrumentos devem contemplar também as diferentes características dos estudantes. Quem avalia sempre por meio de seminários prejudica aquele que tem dificuldades para se expressar oralmente, exemplifica. A viabilidade é outro ponto essencial ao planejar um questionário, devem-se evitar textos ambíguos e observar o tempo que será necessário para respondê-lo adequadamente. (PELLEGRINI, p. 26-33).

O uso adequado da avaliação torna flexível o processo ensino-aprendizagem e possibilita o redirecionamento da prática a decisão sobre o que fazer para superar obstáculos.

Frequentemente, confunde-se avaliação e nota. A nota é uma exigência formal do sistema educacional. É possível imaginar uma escola sem nota ou reprovação, mas certamente a avaliação vai continuar existindo sempre. Sem ela, é impossível acompanhar o desenvolvimento das crianças e reorientar o processo de forma a vencer eventuais dificuldades.

O problema da avaliação escolar envolve todo o sistema educacional e, em última análise, os objetivos finais do processo pedagógico. Que tipo de ser humano queremos formar? Que tipo de sociedade consideramos desejável? Ao avaliar, levamos em conta, de forma consciente ou inconsciente, certas metas e padrões.

As concepções de avaliação, predominantes na escola frequentemente espelham o contexto histórico e suas opções políticas. A avaliação pode ser usada como instrumento de poder e controle, a serviço da passividade, do autoritarismo, da competição, do individualismo, do consumismo. Ou a serviço da construção de uma sociedade solidária que liberte cada ser humano para a realização de seus potenciais e, ao mesmo tempo, leve em conta os vínculos entre as pessoas e a integração com o meio.

A Avaliação, embora seja fundamental no processo de ensino e aprendizagem, constitui apenas um dos elementos desses processos. Por isso, não se pode falar na ação avaliativa sem uma referência ao processo de ensino e aprendizagem no qual ela está inserida. A avaliação é um dos elementos do sistema constituído por este processo. Portanto, é uma parte do todo, que recebe influência pelos demais elementos de forma dinâmica e interativa. Ao refletir e organizar as ações de cada uma das partes deste todo, de forma que uma dependa da outra.

A avaliação é o elemento que perpassa todo o processo, fazendo uma interligação entre os diferentes momentos da ação pedagógica. Para que o professor possa estabelecer seus objetivos e metas; ele precisa conhecer as condições de seus alunos, necessitando, portanto, de informações, anteriores ao processo que servirão de subsídios para fazer um diagnostico da situação do grupo.

Através da Avaliação, deve acontecer uma interação: primeiro, entre avaliando e avaliador, para repensar o papel de cada um e os passos seguintes da caminhada, depois entre a comunidade escolar como um todo, numa discussão que vai despertar a consciência crítica, dentro de um compromisso com a prática dialética, em um projeto histórico de transformação. Sendo assim, a avaliação deve ser um instrumento para auxiliar a aprendizagem, que possibilite ao professor identificar o que deve ser feito para ajudar o seu aluno na melhoria de sua aprendizagem.

Por meio da análise do desempenho dos alunos, o professor faz um diagnóstico de cada um em relação aos conhecimentos já sistematicamente e aqueles que necessitam ser retomados. Assim, a Avaliação cumpre com a função didático-pedagógico de possibilitar ao professor e ao aluno a identificação do que deve ser feito para redirecionar a caminhada.

Segundo o professor Cipriano Carlos Luckesi (1986), a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre seu trabalho. Os dados relevantes se referem às varias manifestações das situações didáticas, das quais o professor e os alunos estão empenhados em atingir os objetivos do ensino. A apreciação qualitativa desses dados, através da analise de provas exercícios, respostas dos alunos, realização de tarefas, etc. Permite uma tomada de decisão para o que deve ser feito em seguida.

AVALIAÇÃO: O PROCESSO E O PRODUTO

A avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar sua própria prática pedagógica. Um bom processo de ensino-aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial para o planejamento do professor e uma avaliação ao final de uma etapa (seja ela um tópico da matéria, um bimestre ou um ciclo).

Quando pensamos em avaliação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com