TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Legais da Educação: Considerações acerca do currículo e formação de professores

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

1.2 Bases Legais da Educação: Considerações acerca do currículo e formação de professores

Para o discernimento do tema, se faz necessário averiguar como o ensino aprendizagem, evoluiu com o passar dos anos no Brasil.

A partir da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e da Lei de diretrizes e base LDB/96; podemos detectar o surgimento de um número significativo de normas, métodos e publicações de documentos de orientação curriculares como os PCN/98. Desta maneira, os conteúdos da LDB e dos PCN serão objeto de analise para melhor entendimento do tema da pesquisa.

A LDB no 9.394/96 procura ajustar a educação como um todo: o funcionamento das redes escolares, a formação de especialistas e docentes, as condições de registros de matrículas, o aproveitamento nos aspectos de aprendizagem dos alunos, os recursos financeiros a participação do poder público entre outros no esforço educacional. Bem como a administração superior dos sistemas de ensino, as peculiaridades que caracterizam a ação didática nas diversas regiões do país.

Em relação às diretrizes que regem o ensino-aprendizagem no Brasil e a formação de novos docentes em matemática, verifica-se que os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN/98 são baseados na LDB/96, que tem como objetivo central definir os princípios norteadores e orientações pedagógicas para a elaboração dos currículos das escolas.

A LDB/96 estabelece que os cursos de Licenciatura em Matemática tenham como objetivo a formação de professores para a educação básica que é composta pela educação infantil, pelo ensino fundamental e pelo ensino médio. Em particular, os educadores se preparam para atuarem nos últimos anos do ensino fundamental e nos três anos do ensino médio; e também utilizando a disciplina matemática, para a interação de forma ampla para todos. Como Povos Indígenas e educação inclusiva, buscando sempre interagir e mostrar metas que transforme as perspectivas dos alunos.

No que se refere ao currículo acadêmico, o docente para ministrar aulas de matemática deve inteirar-se; não só dos conteúdos que trabalha diretamente é necessário conhecer também os conceitos apresentados nos anos anteriores a fim de desenvolver a capacidade de fazer relações do que será ensinado.

Embora se saiba que algumas metodologias, de modo geral precedam de outros e as formas de organização sempre indicam certo percurso. Essa concepção linear a partir de métodos pode não ser necessariamente as escolhas mais adequadas, pois os conceitos trabalhados isoladamente não possibilita a aprendizagem significativa.

E importante que o educador procure métodos de estudo que possibilite e supere a visão da matemática como uma disciplina complexa, dessa maneira as formulações será observada pelos alunos por uma mesma perspectiva que lhes for apresentada e assim irá desenvolver a capacidade de distinguir com clareza todo o conteúdo a ser explicado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com