TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO MELHORAR A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

Por:   •  12/4/2015  •  Seminário  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICO METROPOLITANO

          CURSO:  LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

COMO MELHORAR A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA TEREZA                  

DE JESUS SILVA – ACARAÚ-CE

    CARLOS WELLINGTON DE VASCONCELOS NASCIMENTO

    GIORDANO FERREIRA BEZERRA

ACARAÚ-CE

2015

 1  JUSTIFICATIVA

A falta de material didático e de espaço físico adequado para que o Educador Físico possa tornar suas aulas mais interessantes e atrativas para seus alunos e assim possa alcançar os objetivos planejados.

Sabemos que nem todas as condições de instalações e recursos materiais não devem ser excelentes, todavia, o espaço físico e os materiais pedagógicos necessário da Educação Física não devem ser negados na escola, mas é de extrema importância oferecer padrões mínimos de qualidade e de condições de trabalho digno para que, nem professores e alunos sejam prejudicados no processo de ensino – aprendizagem.

Observando as dificuldades encontradas pelo Educador Físico da Escola Tereza de Jesus Silva, Acaraú-ce, encontrava para dar suas aulas, sem o espaço físico adequado e sem os materiais pedagógicos necessários para que possa ter uma maior variação de atividades tornando sua aula mais atrativa,  e assim conseguir despertar um maior interesse do aluno pela disciplina.

Mostrar as dificuldades encontradas pelo Educador Físico, e que com um maior investimento poderá se alcançar melhores resultados. 

Através de relatos de amigos nossos Educadores Físicos desta Escola, e observando o espaço físico, chegamos à conclusão das dificuldades encontradas por esses profissionais para realizarem o seu trabalho sem o apoio necessário. Através de pesquisa na internet, constatamos que as necessidades são praticamente as mesmas, principalmente nas escolas públicas  municipais.

2 AUSÊNCIAS DE INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS

A falta de investimento nas escolas públicas por parte de nossos governantes vem se mostrando cada vez maior, e no interior do Estado é cada vez mais notório este abandono. Para nós, Educadores Físicos, as dificuldades encontradas são cada vez maiores, nos falta de um tudo, espaço físico adequado e materiais para que possamos planejar e cumprir os objetivos traçados durante todo o ano letivo. O Educador Físico em muitas ocasiões tem que usar da sua criatividade para que possa despertar o interesse do aluno pela sua disciplina, porque Educação Física não é só chegar e jogar uma bola na quadra e colocar os alunos para jogar futebol. E aqueles que não jogam? Ficaram excluídos das aulas, dispersos?

Educação Física além da parte teórica tem também uma infinita variedade de atividades práticas, e para que o Educador Físico possa realizá-las é preciso investimentos em materiais: bolas de basquete, vôlei, handebol, futsal, campo, bambolês, cones, entre outros. Sem contar com espaço físico que é de fundamental importância para a realização das atividades, uma boa quadra poliesportiva coberta com vestiários, banheiros e bebedouros próximos de onde serão realizadas as aulas. Segundo Ferreira (2006, p.24):

Os professores de educação física principalmente de escolas públicas estão insatisfeitos. Sentem-se sobrecarregados e desvalorizados em sua profissão. Suas condições de trabalho são de fato muito ruins. Falta material e não tem local adequado para ministrar um esporte como deveria.  

É esta desvalorização da educação física nas escolas que torna cada vez mais difícil o trabalho do educador físico. Literalmente, ele tem que se virar como pode, abusar de sua criatividade para atrair a atenção e motivar cada aluno. Com mais investimentos nesta área, nossa vida ficaria mais fácil, poderíamos projetar aulas bem diversificadas, desde a teoria até a prática, em sala e extra sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com