TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo O Planeta Terra

Monografias: Construindo O Planeta Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  2.335 Visualizações

Página 1 de 2

Estima-se que o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos e que, durante muito tempo, permaneceu como um ambiente inóspito.

Sua atmosfera era composta por aproximadamente 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono, e 5% de gás nitrogênio.

O gás oxigênio era ausente ou bastante escasso.Nosso planeta foi, durante muito tempo, extremamente quente em razão das atividades vulcânicas, jorrando gases e lava; ausência da camada de ozônio; raios ultravioletas, descargas elétricas e bombardeamento de corpos oriundos do espaço.

Sobre isso, inclusive, sabe-se que a maioria das moléculas de água existentes hoje foi parte constituinte de asteroides que chegaram até aqui. Foi esta água que permitiu, ao longo de muito tempo, o resfriamento da superfície terrestre, em processos cíclicos e sucessivos de evaporação, condensação e precipitação.

Após seu esfriamento, estas moléculas se acumularam nas depressões mais profundas do planeta, formando oceanos primitivos.

Agregadas a outras substâncias disponíveis no ambiente, arrastadas pelas chuvas até lá; propiciaram mais tarde o surgimento de primitivas formas de vida.

De onde viemos? Com certeza, a maioria de nós já fez essa pergunta, em diferentes idades e de diferentes maneiras. Somos curiosos e queremos saber como surgiu nossa própriaespécie, como surgiram os outros seres vivos, a Terra e o universo.

Até pouco mais de trezentos anos atrás, as principais explicações para nossas origens eram de caráter religioso; segundo elas, o universo teria sido criado por divindades supremas. Nos três últimos séculos, porém, o desenvolvimento da ciência tem trazido novos dados para essa antiga discussão.

Os avanços da Cosmologia e da Física permitiram elaborar uma explicação científica para a origem do universo. Segundo essa teoria, conhecida como teoria da Grande Explosão ou do Big Bang, tudo o que existe em nosso universo, inclusive o tempo, teria começado em uma monumental “explosão” ocorrida cerca de 13,7 bilhões de anos atrás. Desde então, o universo evolui, formando galáxias, estrelas e diversos outros corpos celestes, entre eles o planeta em que vivemos, a Terra.

De acordo com as modernas explicações científicas, a vida na Terra surgiu há mais de 3,5 bilhões de anos, quando nosso planeta tinha menos de 1 bilhão de anos de idade. Os primeiros seres vivos deviam ser extremamente simples, constituídos por uma só célula. Ao longo desses mais de 3,5 bilhões de anos de evolução, os descendentes daqueles primeiros seres colonizaram todos os ambientes do planeta, modificando-se e originando a imensa variedade de espécies atuais, entre elas a espécie humana. Portanto, somos parentes distantes dos mais antigos seres que habitaram a Terra.

Na visão da maioria das religiões, a espécie humana é o foco da criação. Na visão científica, entretanto, o aparecimento de nossa espécie é um dos muitos eventos do grande panorama da evolução cósmica. Para a ciência, há continuidade evolutiva desde o momento da Grande Explosão até os dias de hoje. Vale a pena pesquisar e discutir esse assunto, para avaliar os diferentes pontos de vista sobre questões tão importantes como essa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com