TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUINDO O PLANETA TERRA

Por:   •  13/6/2019  •  Resenha  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 7

CONSTRUINDO O PLANETA TERRA

Há mais ou menos cinco bilhões de anos, podemos observar uma estrela recém-nascida, o Sol, cercado de poeira e detritos da sua formação que com o avançar do tempo a gravidade vai unindo os grãos de poeira onde começam a se tornar minúsculas rochas que com o passar de milhões de anos dará origem ao menos um dos cem planetas que orbitavam o Sol.

Há 4,5 milhões de anos, a superfície do planeta ultrapassa dos 12.000 C° (célsius) e ele é uma esfera de magma em ebulição onde não existe uma superfície sólida. Sem a presença de ar, é composto basicamente de Dióxido de carbono, Nitrogênio e vapor d’agua. Porém, outro planeta com o mesmo tamanho de Marte chamado Theia está cada vez mais próximo da jovem Terra a uma velocidade de 15 Km/s (quilômetros por segundo). Conforme se aproxima, a gravidade do planeta intruso esta deformando a superfície da Terra e no momento que colidem a onda de explosão percorre o planeta como se ambos se liquefizessem, e trilhões de toneladas de detritos são lançados no espaço.

Ao longo de mil anos, a gravidade faz com que a massa de detritos se torne um anel de poeira e rochas quentes que irá formar uma esfera de 3.000 quilômetros de diâmetro que passa a circular o planeta há distância de 22.000 quilômetros, esse é a origem da Lua que atualmente circula a cerca de 400.000 quilômetros de distancia.

O Sol nasce em uma Terra em resfriamento pondo-se apenas três horas após nascer. O impacto fez a Terra girar tão rápido que um dia inteiro durava somente seis horas.

Há 3,9 milhões de anos a Terra é bombardeada por meteoros durante 20 milhões de anos. Eles traziam dentro de si sais e água, e começam a se formar imensas piscinas de água que vão se acumulando no solo. Seu núcleo continua em fusão, mas a superfície esfriou cerca de 70 C° ou 80 C°, o suficiente para formar a crosta. A rápida rotação do planeta faz com que os ventos sejam extremamente velozes, capaz de criarem mega tempestades e com a Lua tão próxima, sua gravidade provoca enormes marés que percorrem toda a superfície do planeta, mas com o passa do tempo, a Lua vai se afastando e consequentemente as marés se acalmam e o planeta passa a girar mais devagar.

Após 700 milhões de anos do nascimento do planeta, água com capacidade de criar a vida passa a cobrir a superfície, a atmosfera ainda é tóxica, a temperatura escaldante e rochas em fusão atravessam a crosta terrestre e emergem no oceano, com o tempo a lava esfria e formam ilhas vulcânicas que no futuro irão se unir e formar os primeiros continentes. Os meteoros não param de atingir a jovem Terra desde a formação do planeta há 3,8 milhões de anos, mas o ataque entra em uma nova e violenta fase. Eles já trouxeram agua a esse planeta, mas estão carregando algo mais. Conforme se dissolvem eles liberam minerais e transportam carbono e proteínas primitivas, os aminoácidos, para o fundo dos oceanos. Os raios do Sol não conseguem penetrar além dos 300m de profundidade e a temperatura é congelante. Nas profundezas surgem chaminés submarinas e o que elas estão expelindo delas é a água do mar que penetrou a terra através de fissuras na crosta, se tornando mais quente e coletando minerais e gases pelo caminho, essa mistura está sendo lançada de volta para o oceano formando as torres. Acrescente a isso os minerais e as substancias químicas dos meteoritos e a água se transforma em uma sopa de substancias químicas que de alguma forma se reuniram para dar origem a vida. Agora a água está repleta de bactérias unicelulares, as primeiras formas de vida da Terra.

3,5 milhões de anos atrás em um oceano raso surgem estruturas que parecem rochas, cada estrutura é uma colônia de bactérias chamadas estromatólitos que através da fotossíntese transformando dióxido de carbono e água em glicose e como resultado desse processo oxigênio é liberado na água e passa a suprir os oceanos. O oxigênio reage com os restos de ferro na água transformando-os em ferrugem que com o tempo vai se depositando no fundo dos oceanos se tornado depósitos de rochas ricas em ferro e acima das ondas o oxigênio modifica a atmosfera.

Nos próximos dois milhões de anos, o nível do oxigênio na atmosfera continua aumentando e conforme a Terra gira mais devagar os dias se tornam mais longos durando pelo menos 6h.

Durante milhões de anos, abaixo dos oceanos a crosta terrestre se dividiu em enormes placas e estava reorganizando as ilhas. Mais a fundo o núcleo da terra está em atividade, mais quente que a superfície do Sol, provocando o movimento das rochas sob a crosta. Esses movimentos puxam e empurram as placas ao redor do globo e carregam com elas os oceanos e as ilhas. Ao longo de 400 Milhões de anos, um novo e vasto super continente é formado chamado Rodinia. A temperatura é de 30 C° e os dias tem 18 horas de duração, sua aparência lembra o planeta Marte.

Há 750 milhões no que hoje é o estado de Washington, uma força das profundezas está rasgando a crosta em pedaços, o calor escapa do núcleo terrestre em fusão esticando e enfraquecendo a crosta ano após ano, até que o super continente comece a se partir. A intensa atividade geológica deu origem a um conjunto de vulcões que lançam dióxido de carbono na atmosfera havendo fumaça e gás por toda parte. O dióxido de carbono se mistura com a água formando chuva ácida e as rochas absorvem a chuva acida junto com dióxido de carbono presente nela. Existem muitas rochas na Terra agora que foram expostas a fragmentação do continente, foram tantas que grandes quantidades de dióxido de carbono são absorvidas fora da atmosfera e ficam retidas nessas rochas terrestres. Não existe dióxido de carbono suficiente na atmosfera para bloquear o calor do Sol ao redor do planeta e em poucos milhares de anos a temperatura despenca para -50 C°.

Há 650 milhões de anos atrás está começando o que os cientistas chamam de Terra bola-de-neve. Se afastando dos polos, uma em direção à outra, extensos paredões de gelo com milhares de metros altura está se formando. Quanto mais gelo, mais ele reflete a luz solar para fora do planeta e o gelo se espalha mais rápido e esses paredões acabam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com