TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre o Documentário "Construindo o Planeta Terra."

Por:   •  14/4/2020  •  Resenha  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  10.084 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório sobre o Filme “Construindo o Planeta Terra.”

Para o nosso Planta chegar no estado que Ele é hoje, como nós conhecemos, foi necessário muitas transformações e evoluções, sendo que de acordo com o que vem acontecendo, ele ainda está em constante evolução. No filme “Construindo o Planeta Terra” mostrou por etapas até Ele ser como ele é hoje.

- 5 bilhões de anos atrás: (Acreção do Planeta Terra.)

O Planeta tinha uma estrela (o sol) rodeado de poeira, com o avanço do tempo a força da gravidade puxou a poeira pra dentro de minúsculas rochas, e assim diziam que o Planeta era formado por nada mais, nada menos que poeira e rocha.

- 4 bilhões e 54 milhões de anos atrás: (Planeta “Inferno”)

O Planeta está com uma temperatura de 12 mil ºC, ausência de oxigênio, mas com dióxido de carbono, nitrogênio e vapor de água. Muito quente e tóxico, capaz de sufocar nós, seres humanos e questão de segundos. Agora um magma em ebulição, sem superfícies sólidas, um oceano infinito de lava.

A Chegada de um jovem Planeta, o Planeta Theia, que possui o mesmo tamanho de Marte e está viajando por 15 km/s (20 vezes mais rápido que a velocidade de uma bala.), por causa da gravidade desse Planeta “intruso” acaba existindo uma deformação na superfície da terra.

. Origem da nossa “Lua”: Devido a liquefação desses dois planetas, trilhões de detritos foram jogados no espaço e ao longo de mil anos a gravidade faz a “mágica” e transforma esses detritos em um anel de rochas quentes avermelhadas que passa a circular a terra, dando origem a uma esfera de 3,5 km de diâmetro resultando na “nossa Lua.”

Nessa época o Sol nascia em um Planeta de resfriamento e com esse grande impacto o dia tinha uma duração de no máximo seis horas.

- 3,9 bilhões de anos atrás: (Terra familiar mas ainda perigosa.)

Houve um ataque de meteoros do resto de detritos do Sistema Solar, esses meteoros tinham cristais que pareciam grãos de sal que possuíam minúsculas gotas de água, carregando o ingrediente vital para a vida na terra. Por mais de 20 milhões de anos, esses meteoros bombardearam a terra, logo o que eram gotinhas de água se transformou em piscinas de água acumuladas no solo. Com esse esfriamento, a temperatura é de 70ºC ou 80ºC na superfície da crosta porém o núcleo ainda está em fusão.

- 3,8 bilhões de anos atrás: (Jovem Planeta “água e terra”.)

Um Planeta agora com água e com pequenas ilhas que simplesmente parecem ter surgido do nada, rochas em fusão atravessam a crosta terrestre e emergem do oceano, virando assim ilhas vulcânicas, que no futuro a junção dela formarão os primeiros continentes, um planeta que chamamos de “lar” com uma atmosfera tóxica e com uma temperatura escaldante.

. Surgimento do primeiro ser unicelular: Um oceano cheio de substâncias químicas, que através dela seres microrganismos (bactérias unicelulares), ditam como primeira forma de vida na terra. Início da vida microscópica, centenas de milhares de anos se passam e nada muda.

- 3,5 bilhões de anos atrás: (Liberação de oxigênio na terra.)

Devido ao passar do tempo, as bactérias unicelulares formaram colônias e colônias delas o chamado de Estromatólitos. Essas colônias com ajuda de luz solar, fazem a fotossíntese liberando assim oxigênio para a terra, transformando resto de ferro na água em ferrugem virando assim rochas ricas em ferro.

- 1,5 bilhão de anos atrás: (Formação do super continente, o Rodínea.)

Um Planeta agora com mais oxigênio, girando mais devagar, possuindo agora dias mais longos, dezesseis horas aproximadamente. Ainda sem vida, plantas, dinossauros, humanos, nada, mas com uma força capaz de modificar qualquer coisa, deixando as ilhas reorganizadas, crosta terrestre escondida sobre o oceano divididas em enormes placas mais afundo o núcleo da terra está em atividade, bem mais quente que superfície do sol tão quente que provocam o movimento das rochas sobre a crosta, puxando e empurrando as placas ao redor do globo, carregando com elas os oceanos e as ilhas. Milhões de anos se passaram e parece que o planeta tão ativo, ao longo de 400 milhões de anos um longo e vasto super continente é formado, o Rodínea.

- 750 milhões de anos atrás: (Fragmentação do Rodínea.)

Força das profundezas está rasgando a crosta em pedaços, como se o mundo tivesse se fragmentando, causado pelo calor, ocorrendo a divisão do super continente. Intensas atividades geológica deu origem a um conjunto de vulcões, lançando dióxido de carbono havendo fumaça e gás por toda parte. O dióxido de carbono se mistura com água formando assim a chuva ácida. Sendo absorvidas pelas rochas de um Planeta considerado quente ocorre uma mudança de temperatura para -50ºC.

- 650 milhões de anos atrás: (Terra Bola de Neve)

Deserto congelado, extenso paredão de gelo com milhares de m de altura. Agora jaz no Planeta 1 camada de gelo de 3km de espessura.

Como podemos perceber, primeiro o Planeta era uma bola de fogo em fusão, agora ele é uma bola de gelo.

Superfície congelada mas o núcleo está mais quente que a superfície do sol, e como as rochas estão sufocadas pelo gelo não é possível absorver mais dióxido de carbono, invadindo assim a atmosfera, envolvendo a terra como um lençol impedindo que o calor do sol penetre, as temperaturas aumentam e após 15 milhões de anos, o gelo começa a derreter. Acredita-se que durante esse período o gelo empurrou a crosta da terra para baixo, conforme ele vai derretendo a crosta volta a subir, provocando fissuras frágeis e mais vulcões.

Vulcões liberando mais dióxido de carbono fazendo a temperatura subir mais, níveis de oxigênio aumentando bastante que foi produzido através de reações químicas. Raios UV reagiram com as moléculas no gelo produzindo uma substância rica em oxigênio, o peróxido de hidrogênio.

- 540 milhões de anos atrás: (Evolução das bactérias primitivas.)

Existem plantas, lesma com “armaduras” reiteram os organismos pluricelulares complexos. Um período mais dinâmico teve a explosão cambriana com o aumento de oxigênio, as criaturas vão desenvolvendo e criando esqueletos ósseos. Surgimento do primeiro animal com coluna vertebral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com