TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo o Planeta Terra

Por:   •  27/5/2016  •  Dissertação  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  3.444 Visualizações

Página 1 de 5

Construindo o Planeta Terra

   Para descobrir a origem da Terra e quando começou a vida nesse planeta precisamos voltar no tempo desde o seu nascimento para ser mais preciso a quase 5 bilhões de anos atrás.

  No início de tudo só o que podemos ver são pequenas rochas e poeira sendo puxada pelo campo gravitacional por milhares de anos formando uma bola quente com mais de 12 mil graus, não há oxigênio apenas monóxido de carbono, nitrogênio e vapor de agua, existia apenas um oceano de lava sem nenhuma se quer parte sólida.

  Um jovem planeta do tamanho de Marte vem em sua direção, eles se chocam seu impacto é tão forte que deixa trilhões de detritos no espaço.Com menos de mil anos milagrosamente a gravidade transforma os detritos em um planeta em sua volta um anel avermelhado fica a circular a terra dando a origem a uma esfera com mais de 3 mil quilômetros de diâmetro, é a formação de nossa lua.

   A 3.900 bilhões de anos atrás uma tempestade de meteoros atacam aquele planeta que está sobre resfriamento desde a última colisão com outro planeta. Dentro desses meteoros havia cristais onde continham pequenas quantidades de agua, o ingrediente vital para que um dia haja vida nesse planeta. Esse bombardeamento aconteceu por milhares de anos formando grandes poços de agua, acredita-se que cada gota de água que existe nesse planeta foi introduzida por meteoros por bilhões de anos atrás.

  A lua afastando da Terra cada vez mais a 3.800 anos atrás  e consequentemente diminuindo a sua força gravitacional sobre ela, acalmando os oceanos de agua já formados. Seu núcleo com temperaturas elevadas funde o solo que se emerge do núcleo da terra exalando lava para todos os lados sendo resfriada com a água que já havia naquele local iniciando a formação das primeiras ilhas vulcânicas e com passar do tempo um grande continente.

  Uma nova chuva de meteoros cai sobre a terra a aproximadamente a 3.750 bilhões de anos atrás trazendo com eles grandes quantidades de minerais, carbono, proteínas e aminoácidos e levando para o fundo dos oceanos. Chaminés submarinas são formadas no fundo, mais não saiam fumaça, aqueles enormes canhões lançavam na água um liquido em ebulição, espalhando pelo mar uma sopa de materiais químicos e de alguma forma essa substância química está repleta de organismos microscópios, essas células unicelulares são as primeiras formas de vida a habitar o nosso planeta.

     Com o tempo forma-se no fundo do mar estruturas que são um amontoado de baterias vivas, uma colônia de estromatólitos, essas bactérias usam a luz do sol para produzir a glicose um tipo de açúcar semelhante a esse que usamos para adoçar o cafezinho que elas usam para se alimentar processo que chamamos de fotossíntese nesse trabalho elas liberam um outro gás o oxigênio, com o tempo os estromatólitos supram os oceanos de oxigênio que transforma  o ferro que há na água em ferrugem que vão para o fundo do mar, e o mesmo ferro que usamos nas construções de grande edifícios, pontes entre  outros.

    O nível de oxigênio aumenta consideravelmente a 1.500 bilhões de anos atrás mais ainda não existe nenhuma forma de vida fora da água. Um grande terremoto estremece toda crosta terrestre, a grande temperatura do núcleo da terra que nunca se resfria, tendo temperatura mais elevada que o sol faz com que as placas se dividem, grandes vulcões começam a se formar decorrente a essas rachaduras. A 750 milhões de anos atrás com o aumento das atividades vulcânicas aumenta a  quantidade de dióxido de carbono na atmosfera reduzindo as forças solares na terra e resfriando o planeta tornando uma grande bola de gelo refletindo todo calor e luz essa foi a primeira era glacial que o planeta passou só depois de 15 milhões de anos o gelo começa a derreter liberando enorme quantidade de oxigênio Em quanto isso no fundo do mar a decorrer de tanto tempo as bactérias tinha evoluído para criaturas pluricelulares os oceanos estavam cheios de vida com criaturas estranhas por todos os lados.

    A radiação naquele planeta era insuportável acabava com toda a superfície não dando chance de vida, mas a 450 milhões de anos atrás os fortes raios do sol de encontro do oxigênio que se encontrava no planeta forma um gás chamado ozônio que funciona como uma camada em volta da Terra que a protege de toda radiação mortal sem essa camada não teria nenhuma chance de haver vida terrestre.

   Agora plantas e árvores começam a abitar todos o espaço terrestre. Os artrópodes são os primeiros a pisar em terra firme em busca de novos alimentos, com o tempo suas nadadeiras viram pernas para melhor locomoção, insetos criam asas que lhe dão o poder de percorrer maiores distancias, arvores produzem sementes pequenos embriões que necessita de pouca água para germinar os animas dão um grande salto na evolução com os repteis na geração de seus filhotes com o ovo, onde nele já tem a quantidade exata de água e nutrientes para gerar uma vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com