TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERÊNÇAS ENTRE O ENSINO PÚBLICO E O PARTICULAR

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.495 Palavras (14 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS/INGLÊS

JOELMA PEREIRA MATOS GUAITOLINI

TCA - TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

DIFERÊNÇAS ENTRE O ENSINO PÚBLICO E O PARTICULAR

UBERABA-MG

2014

JOELMA PEREIRA MATOS GUAITOLINI

TCA - TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

DIFERÊNÇAS ENTRE O ENSINO PÚBLICO E O PARTICULAR

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico do 1º semestre do Curso de Letras-Português /Inglês.

   

UBERABA-MG

2014

SOBRE O AUTOR

Sou Joelma Pereira Matos Guaitolini, trabalho como vendedora em uma  loja de  varejo conhecida em quase todo território nacional, iniciei minha vida profissional no ramo de confecção aos 14 anos de idade, através de um projeto social em minha cidade, que por sua vez empregava menores a partir desta idade até os 18 anos em empresas privadas.

Meu grande sonho era cursar a faculdade de Direito, mas por motivos financeiros, nunca pude então realizá-lo.

Como sempre fui uma aluna que gostava realmente de estudar, carregava comigo uma frustração por não ter conseguido me formar, até que surgiu o convite para prestar vestibular por esta universidade a distância.

Veio então a dúvida, qual curso escolher, uma vez que o Direito não fazia parte das opções? Não demorou muito para que eu encontrasse a resposta. Apaixonada por livros e com uma enorme pretensão em pronunciar o mais corretamente possível a língua portuguesa, optei por Letras- Português/Inglês, que é outra língua simplesmente fascinante.

Casada a 11 anos com Dirceu Geraldo Guaitolini, mãe de um casal de filhos lindos, Amábille de 6 anos e Olavo de 1 ano e dois meses, resido em Colatina –ES a 39 anos, pois nasci em Contagem –MG.

Ao tomar essa decisão, fui questionada com certo desdém por alguns se eu queria realmente ser professora, já que essa classe ganha tão mal. Ao ouvir tal questionamento, parei, pensei e respondi com muita convicção:

- Não sei, talvez, quem sabe? Nessa altura da minha vida, o financeiro já não é a coisa mais importante. Se não vou ficar rica como professora, não é como vendedora que eu irei. Não tenho nada a perder, só a ganhar. No final disso tudo, vou ganhar algo que ninguém pode tirar de mim: CONHECIMENTO. E é com muito orgulho que hoje, aos 40 anos de idade, posso bater no peito e dizer: sou “universitária”

                 

RESUMO

               Em nosso país fala-se muito em desigualdade social. Essa desigualdade existe em vários segmentos da nossa sociedade, mas a que mais me incomoda é a diferença na educação, pois, por mais que digam o contrário, em minha opinião o ensino público está muito aquém do ensino particular.

Quero por meio deste trabalho, mostrar um pouco da aprendizagem adquirida nos estudos do Componente Escola e Sociedade, ex pondo meu ponto de vista embasado em dados e pesquisas feitos e comprovados até mesmo por órgãos governamentais.

Há quem diga que realmente a qualidade do ensino privado tem que ser superior ao público pelo fato de que o “investimento” é muito alto.

Mas não pode ser desta forma, porque no final, tanto um quanto o outro, tem o mesmo objetivo: formar cidadãos capazes, bem preparados e cultos. Cidadãos que tenham aprendido de verdade, e não simplesmente passaram por uma escola.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................05

2 CAPÍTULO 1 – A EDUCAÇÃO NO BRASIL....................................................06

3 CAPÍTULO 2 – ENSINO PÚBLICO E O PRIVADO..........................................08

4 CAPÍTULO 3 - PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA SOCIEDADE, DEVIDO

ÀS DIFERENÇAS ENTRE OS ENSINOS PÚBLICO E PRIVADO......................10

5 - 3.1- DIVERSIDADE DE REALIDADES..............................................................10

6 - 3.2-EDUCAÇÃO PIOR QUANTO MAIS SE AVANÇA........................................10

7 - 3.3-IDEB DA REDE PÚBLICA TEM 60,4% DOS MUNICÍPIOS ABAIXO DA

 META NO 9ºANO..................................................................................................11

8 IMPACTO REDUZIDO........................................................................................12

9 CONCLUSÃO.....................................................................................................15

10 REFERÊNCIAS.................................................................................................16


INTRODUÇÃO

Como em toda minha vida escolar estudei em escolas públicas, carrego dentro de mim o sonho de que irá chegar o dia em que não haverá nenhuma diferença na qualidade do ensino público e do particular. Como futura professora, provavelmente de português, pretendo mostrar aos meus alunos o quanto é importante a leitura.

Quero despertar neles um amor tão grande por livros, que eles sintam necessidade de ler para se sentirem completos.

Está mais do que claro que a leitura é a base de qualquer formação. Quando criamos o hábito de ler, escrevemos melhor e consequentemente, nos expressamos melhor.

Vejo uma hipocrisia muito grande em nosso país, quando os órgãos que regem a educação, dizem com uma convicção absurda, que o ensino público e privado em nosso país, estão no mesmo patamar.

CAPÍTULO 01 – A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Ao estudar sobre a história do ensino no Brasil, pude observar a existência de várias abordagens de educação que nos mostra diferentes metodologias e formas de exercer o ensino no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com