TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE ENSINO SUPERIOR

Por:   •  30/10/2022  •  Artigo  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE CIDADE VERDE

FCV

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MODALIDADE A DISTÂNCIA - EAD

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

MARINGÁ–PR

2018

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO E APROVAÇÃO

JULIANA SALES VASCONCELOS

DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE ENSINO SUPERIOR

Autorizo que o presente artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da FCV – Faculdade Cidade Verde, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Docência no Ensino Superior, e aprovado pelos seguintes professores abaixo descritos, seja utilizado para pesquisas acadêmicas de outros participantes deste ou de outros cursos, a fim de aprimorar o ambiente acadêmico e a discussão entorno das temáticas aqui propostas, no que assino abaixo:

TÍTULO: DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE ENSINO SUPERIOR

AUTOR: JULIANA SALES VASCONCELOS

ORIENTADOR: Prof. Especialista Adival José Reinert Junior

RESUMO

Atualmente muitos estudos estão sendo realizados voltados para a docência no ensino superior, sabemos que nesse âmbito há muitos desafios, surgindo questionamentos como: Quais são as dificuldades enfrentadas pelos docentes em universidades privadas? Quais os desafios que cercam estes profissionais e como eles podem ser superados? Esse estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, tendo como objetivo geral abordar sobre os desafios enfrentados pelos docentes de instituições de ensino superior, especificamente de instituições privadas de ensino. Tendo como objetivos específicos relatar os principais desafios da profissão docente nas instituições privadas de ensino superior na contemporaneidade, bem como suas possíveis causas e o que deve ser feito para reverter tais desafios. Foram obtidos como resultados que são muitos os desafios enfrentados pelos docentes no ensino superior, sendo necessária uma formação docente adequada onde os docentes possam aprender de forma científica as estruturas da ação docente, bem como formar suas identidades, adquirir conhecimentos para elaboração de métodos de ensino, para serem mediadores e formar alunos reflexivos, críticos, pesadores em sua totalidade, aprendendo sobre aspectos científicos, políticos, culturais e sociais, buscando soluções para contribuir com a sociedade, respeitando sempre as diversidades.

PALAVRAS-CHAVE: Desafios, Docência, Ensino Superior.


1 INTRODUÇÃO

Intensas mudanças sociais, econômicas e políticas tem sido evidentes nas ultimas décadas, refletindo na sociedade e atingindo diversos níveis de ensino, em especial os de ensino superior, surgindo desafios para todos os envolvidos, instituições, docentes e discentes, frente a tantas transformações principalmente tecnológicas e de informação. (CORREIA E GOÉS, 2013).

        Com as grandes revoluções na forma de produzir e transmitir o conhecimento, através das tecnologias, recursos virtuais e digitais, que tanto vêem afetando as esferas do conhecimento e do processo de aprendizagem, novas idéias e propostas curriculares estão surgindo no âmbito das instituições de ensino superior, buscando mudanças e adaptações por parte dos profissionais docente. (MASSETO E GAETA, 2013).

        Atualmente com o avanço da tecnologia, temos acesso de forma imediata a todos os tipos de informação, os alunos tem acesso a vários conhecimentos relacionados à sua profissão, muitas vezes sem o auxilio do professor para filtrar tais informações, gerando duvidas nos profissionais docentes de como conseguir manter-se atualizado e poder transmitir esses conhecimentos aos alunos dentro dos limites de tempo pré-estabelecidos, bem como o que deve ser ensinado e qual a necessidade deste aluno para estar apto para sua profissão. (MASSETO, 2015)

        De acordo com Oliveira e Vasconcellos (2011) no mundo capitalista há uma exigência de qualificação como requisito de trabalho, gerando um aumento de ofertas de cursos superiores de graduação e pós-graduação em instituições privadas, porém com a falta de emprego, surgem profissionais liberais no exercício da docência, de forma improvisada e sem a devida formação pedagógica.

De acordo com Nassif, Hanashiro e Torres (2010), as universidades privadas possuem características diferentes das universidades públicas, tanto no sistema de gestão de recursos humanos, como também no desenvolvimento de pesquisas, dos avanços tecnológicos e dos serviços oferecidos à comunidade. Esses aspectos ainda são iniciantes nas instituições particulares.

Para Ferreira (2010), por não ser exigida dos professores uma formação específica para atuarem em instituições de ensino superior, espera-se que este professor possua características de pesquisador e mesmo com essa perfil de pesquisador, pós graduação e muito conhecimento em sua área de formação, os saberes pedagógicos são falhos na prática de docentes universitários, pois muitos não sabem como incentivar os alunos, ou dar aula mediante tantas informações e conhecimentos disponíveis na internet, realizar pesquisas e conciliá-las com suas aulas, aplicar avaliações, ser inovador, dentre outras coisas.  

Diante do exposto, surgem alguns questionamentos referentes à atuação docente em instituições de ensino superior como: Quais são as dificuldades enfrentadas pelos docentes em universidades privadas? Quais os desafios que cercam estes profissionais e como eles podem ser superados?

Esse estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, tendo como objetivo geral abordar sobre os desafios enfrentados pelos docentes de instituições de ensino superior, especificamente de instituições privadas de ensino. Tendo como objetivos específicos relatar os principais desafios da profissão docente nas instituições privadas de ensino superior na contemporaneidade, bem como suas possíveis causas e o que deve ser feito para reverter tais desafios.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (543.3 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com