TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL

Por:   •  20/2/2016  •  Dissertação  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

As quatro teorias antropológicas são ferramentas essenciais para os estudos de antropologia, porquê são influenciadoras direta na compreensão do homem ao estudar as diferentes culturas da humanidade. Tendo em vista que seu conhecimento e entendimento acerca de distintas culturas, tende à ampliar-se:

No evolucionismo, tivemos o que foi chamado de monogeísta e pologenia. A primeira defendia a ‘’evolução’’ pela qual o homem deveria passar, ou seja, o homem primitivo, deveria tornar-se ‘’evoluído’’. Já a segunda defendia que existiam distintas formas de evolução, e que nenhuma era superior à outra, todas eram válidas já que existem diferentes lugares, hábitos, culturas, etc..

O difusionismo, tendo início no séc. XX, se contrapunha as ideias do Evolucionismo.

No funcionalismo foi defendida a ideia de que as necessidade biológicas do homem, eram as mesmas que determinavam as necessidade culturais do mesmo., abandonando o preconceito contra outros povos e suas respectivas culturas.

O Estruturalismo foi de a melhor teoria em relação à igualdade étnico-cultural. Seu ponto de vista era diferente de todas as demais teorias antropológicas, mas isso fez com que houvesse uma grande revolução acerca da antropologia. O Estruturalismo coloca o homem primitivo em igualdade com o evoluído.

Por fim, é nítida a grande evolução das teorias, até chegar no ponto ao qual o estruturalismo defende, que todas as culturas são iguais, com o mesmo nível de intelectualidade e que nenhuma é submissa à outra, sendo assim, todas as culturas são aceitáveis, e também, todas essas correntes da antropologia são objetos importantes de estudo para o homem.

WEBGRAFIA: http://anthroposcaquetensis.blogspot.com.br/2008/02/teoras-antropolgicas-en-portugues.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com