TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOS PRIMÓRDIOS À ATUALIDADE

Seminário: DOS PRIMÓRDIOS À ATUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Seminário  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

DOS PRIMÓRDIOS À ATUALIDADE

O pontapé inicial do futebol em Mato Grosso não aparece através de informações documentadas. Existem poucos artigos, dados e registros relativos aos precursores do esporte no início do século XX na capital de Mato Grosso.

Segundo alguns relatos, a primeira “pelota” chegou a Cuiabá em 1905,através do Padre Antonio Maria Malan. Adquirido em São Paulo, o artefato deixou a juventude alvoroçada para aprender as primeiras lições do esporte britânico. O governo era do presidente Antonio Paes de Barros, o “Totó Paes”, que entrou para a história também por participar da introdução do futebol no Estado.

Jogadores do Americano, histórica equipe de Mato Grosso no campo do Colégio Liceu Cuiabano

Nesse início do século passado, entre 1911 e 1915, surgiram vários times na capital como o Americano, Paulistano, Royal, Internacional e Cuiabá Futebol Clube. Esses times, conforme registros, abriram a história do futebol em Mato Grosso. O Internacional, com domicílio no Bairro do Porto, tinha como presidente Gustavo Kulman, sendo formado pelos jovens residentes na área portuária da Capital. Já o Cuiabá Futebol Clube, mais elitizado, era presidido por Leovegildo Martins, contando em seu elenco por jovens da sociedade cuiabana na época.

No campo do Colégio Liceu Cuiabano, o primeiro estádio de futebol de Cuiabá, o time do Mixto tricampeão 1947, 48 e 49. Da esq. para dir.Dito, Uir, Pinto, Gerbes, Sá, Cajabi, Mingote, Chupapaia, Edgar Curvo, Leônidas e Uirton.

No campo do Colégio Liceu Cuiabano, o primeiro estádio de futebol de Cuiabá, o time do Mixto tricampeão 1947, 48 e 49. Da esq. para dir.Dito, Uir, Pinto, Gerbes, Sá, Cajabi, Mingote, Chupapaia, Edgar Curvo, Leônidas e Uirton. inicia-se a trajetória do futebol nos campos mato-grossenses. Cronistas da época asseguram que em 15 de novembro de 1913 foi inaugurado a primeira praça esportiva como forma de incentivo ao crescimento do esporte na cidade.

O gramado ficava no Campo D’Ourique, onde atualmente se encontra a Praça Pascoal Moreira Cabral que abriga o marco do Centro Geodésico da América do Sul e a Câmara Municipal.

O futebol começava a desbancar o “esporte” favorito na época, as touradas cuyiabanas.

O primeiro jogo da história da cidade teve como protagonistas o Cuiabá e o Internacional do bairro do Porto. Cuiabá ganhou por 3 a 0. O esporte crescia, mas não havia uma entidade responsável pela organização de competições oficiais de futebol no estado. Cada cidade simpatizante pelo esporte se organizava em ligas, estabelecendo as bases para que esses eventos se realizassem.

Em Cuiabá a entidade responsável era conhecida como Liga Esportiva Cuiabana (LEC). Essa corporação foi fundada em 11 de junho de 1936 e presidida pelo desembargador José Vieira do Amaral e composta pelos seguintes clubes: Comércio Futebol Clube, Paulistano Futebol Clube, Americano Esporte Clube, Associação Atlética Tipográfica e Esporte Clube Destemido (já extintos), Mixto Esporte Clube e Clube Esportivo Dom Bosco,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com