TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Declaração para estagio

Por:   •  24/9/2015  •  Artigo  •  4.506 Palavras (19 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 19

Artigo Científico


Vol.01, Nº. 01, Ano 2015.

CARLA NUNGA SILVA PEREIRA 

Anhanguera Educacional

Curso de Letras

ROUSELY HILÁRIO RIBEIRO

Anhanguera Educacional

Curso de Letras

rousely_rosaa@hotmail.com

REGIONALISMO GOIANO
A linguagem regionalista dos contos Ermos e Gerais de Bernardo Elis

RESUMO

Bernardo Elis apresenta-se como importante autor do regionalismo goiano, contribuindo com seus escritos para o registro histórico de Goiás. O autor apresenta o coronelismo, a violência rural, o sofrimento do homem do campo em tempos de completo desmando. Mas também registra a vida diária do camponês durante o nascimento e desenvolvimento da história goiana. Na obra Ermos e Gerais percebe-se o falar caipira goiano registrado de forma pictográfica por Bernardo Elis. A análise desse texto permite apreender as origens do falar caipira, que deixou fortes marcas na linguagem goiana. A proposta desse estudo é compreender a contribuição de Bernardo Elis, por meio de Ermos e Gerais, para o registro histórico do regionalismo caipira goiano.

Palavras-Chave: Regionalismo; caipira; literatura; coronelismo.

ABSTRACT

Bernardo Elis presented as lead author of Goiás regionalism, contributing his writings to the historical record of Goiás. The author presents the Colonels, rural violence, the suffering of the rural worker in complete outrage times. But also records the daily life of the peasant during the birth and development of Goiás history. In the Badlands and General work perceives the talk rustic Goiás registered pictographic form by Bernardo Elis. The analysis of this text allows to grasp the origins of speaking country bumpkin who left lasting marks in Goiás language. The purpose of this study is to understand the contribution of Bernardo Elis through Badlands and General, to the historical record of Goiás country regionalism.

Keywords: regionalism; rustic; literature; colonelism.


  1. INTRODUÇÃO

A leitura é um fator relevante em qualquer sociedade, pois permite ao homem se inserir em campos distintos do saber. Por meio da leitura pode-se encontrar o caminho para o conhecimento sociocultural. A história, os costumes, as tradições e até mesmo os traços distintivos de um povo podem ser observados na análise de uma obra literária.

Bernardo Elis registra a sociedade goiana em seu processo de formação, marcada pela desigualdade, abuso do poder e isolamento em relação aos grandes centros do país. A obra Ermos e Gerais foi publicada em 1944, revelando a linguagem regional do homem do sertão de Goiás.

Bernardo Elis é o escritor goiano de maior prestigio no cenário da literatura goiana. Ermos e Gerais é uma coletânea de contos que leva o leitor em uma viagem no tempo, para a época da formação da sociedade goiana. Essa viagem ajuda a entender a linguagem contemporânea, que torna o goiano inconfundível em meio aos demais brasileiros.

Pretende-se demonstrar a importância da literatura para a construção da realidade, permitindo assim que as pessoas se interessem pelas obras de Bernardo Elis, de forma a contribuir para o entendimento de alguns aspectos da sociedade goiana e da região em que está inserida. A literatura Goiana possui um cenário rico. Bernardo Élis utiliza umas das técnicas mais conhecidas de retorno ao passado: O flashback. Em suas obras, a narrativa volta ao passado, não determinado se próximo ou remoto, para descrever acontecimentos comuns na região.

Através da literatura de Bernardo Élis, percebe-se que a arte não é apenas a transfiguração artística fantasiosa, mas traz em si elementos emotivos de seu criador na forma de sentimentos, contidos na obra de arte.

O problema em estudo é analisar o regionalismo goiano a partir da linguagem regionalista dos contos Ermos e Gerais de Bernardo Elis. O objetivo geral da pesquisa é identificar a linguagem regional nos registros literários a partir da obra de Bernardo Elis. Os objetivos específicos são pesquisar no livro de contos Ermos e Gerais de Bernardo Elis as características da linguagem rural e caipira próprios do sertão Goiano e analisar a escrita e a linguagem caipira e rural nos contos de Bernardo Elis e suas contribuições para a literatura Goiana.

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória qualitativa, pois através dela podem-se obter informações sobre o problema em análise, permitindo que se chegue a uma interpretação. Segundo Gil (2002, p. 41) pesquisa exploratória tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito ou a construir uma hipótese. Dessa forma, recorreu-se a pesquisa bibliográfica em livros, revistas e sites especializados na Internet.

A pesquisa torna-se relevante diante da importância do escritor poeta e contista goiano Bernardo Elis, que destaca em seus livros a linguagem, a prosa e o regionalismo do sertão goiano. Bernardo Elis é o primeiro escritor goiano a inserir a literatura goiana no âmbito nacional através de seus contos como um dos melhores do Brasil. Ele demonstra com sua linguagem rural e caipira as problemáticas sociais e econômicas do interior goiano e brasileiro. É o primeiro escritor goiano a fazer parte da academia brasileira de letras. Tudo isso aponta a relevância do estudo de Bernardo Elis como forma de compreender a cultura e a história de Goiás a partir da literatura.

A presente pesquisa será desenvolvida na cidade de Anápolis, no estado de Goiás e torna-se viável pela literatura encontrada neste local, apesar da escassez de suas obras em bibliotecas goianas. A pesquisa em material encontrado nas instituições educacionais e culturais pode ajudar na construção da pesquisa.

  1. CONCEITUAÇÃO DE LITERATURA E O REGIONALISMO

A literatura se relaciona com a arte fazendo referencia a um conjunto de conhecimentos que revelam situações reais ou imaginárias, apresentando diversos gêneros e direcionados a públicos diferentes.

A Literatura com toda sua arte é uma transfiguração do real através do artista e retransmitida através da língua para as formas. O artista literário cria e recria um mundo de verdades que não são medidas pelos mesmos padrões das verdades ocorridas (SÉRGIO, 2006).

Sendo a arte de criar e compor textos existindo diversos tipos de produções literárias, sendo um conjunto de textos escritos, sejam de um país, de uma personalidade, de uma época. Poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura medica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel. Literatura também e uma disciplina de âmbito escolar onde se estuda diversas obras de inúmeros autores que contribuíram para literatura brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (282.5 Kb)   docx (741.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com