TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZADO

Por:   •  20/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.991 Palavras (24 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 24

Sistema de Ensino Presencial Conectado

pedagogia

jucélia dos santos silva herpst

[pic 1]

A importância da afetividade no processo de ensino/aprendizagem

        

[pic 2]

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZADO

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Prof. Natália Gomes dos Santos

                                               Tutor à distância: Cinthia G. Maziero

                                               Tutor presencial: Mônica Martins G. Lima

Vitória

2018

HERPST, Jucélia dos Santos Silva. A Importância da Afetividade no Processo/Aprendizagem: 2018. 25 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Vitória,2018.

RESUMO

O Projeto tem como tema, A Importância da Afetividade no Ensino Aprendizagem, Docência de ensino de Educação Infantil. Este projeto tem como objetivo a dar respostas a algumas questões que angustiam pais e educadores. Contudo, o objetivo principal do projeto é trazer um pouco de luz, que possibilitem transformar as dúvidas e as preocupações em ações positivas. As crianças que que tem afetividade dentro de casa, tem um melhor desenvolvimento de aprendizagem. O afeto pode ser usado pelo educando dentro da sala de aula para facilitar no ensino aprendizagem e transmitir para a criança segurança, amor e mais vontade de aprender. O objetivo deste projeto é trabalhar a afetividade no contexto escolar, despertando nos alunos a consciência dos valores afetivos fundamentais, sendo capazes de manter o equilíbrio entre razão e emoção. Os recursos para o desenvolvimento da afetividade seria a relação da criança no meio que está inserida. Fazer com que a criança seja acolhida se sentindo segura e que tenha um relacionamento afetivo como professor, e com os próprios colegas de sala. O projeto será desenvolvido para crianças do 1º ano do ensino fundamental, e será escolhida uma turma com problemas de indisciplina. O educador deve propiciar um ambiente acolhedor para que as crianças possam se sentir confortáveis e com capacidade de aprendizagem. O presente projeto tem como referencial teórico os autores como Freire (2004), Libâneo (1991), Cunha (2008) e entre outros.

Palavras-chave: Afetividade. Motivação. Conhecimento. Aprendizagem.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        .....................................................................................................5

Revisão Bibliográfica        ................................................................................7

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino....................18

   3.1 Tema e linha de pesquisa...................................................................................18

   3.2 Justificativa........................................................................................................18

   3.3 Problematização................................................................................................18

   3.4 Objetivos............................................................................................................19

   3.5 Conteúdos.........................................................................................................19

   3.6 Processo de desenvolvimento...........................................................................20

   3.7 Tempo para a realização do projeto...................................................................20

   3.8 Recursos humanos e materiais..........................................................................20

   3.9 Avaliação...........................................................................................................21

4 Considerações finais        22

5 REFERÊNCIAS......................................................................................................23

                                                                                                                             


INTRODUÇÃO

        

O presente projeto tem como a temática A importância da afetividade no ensino aprendizagem, direcionado à docência de Educação Infantil. A escolha desse tema se deu pela observação nos estágios, tendo percebido à necessidade de afetividade entre as crianças.

        A elaboração deste projeto se deu ao tentar entender a importância da afetividade nas práticas pedagógicas em sala de aula. A afetividade é primordial para a o bom desenvolvimento e relacionamento uns com os outros. Proporciona as crianças um ambiente onde ela se sente amada, e proporcionar as crianças um ambiente agradável, saudável e afetivo onde se sinta acolhido.

        O objetivo é proporcionar e demostrar que a qualidade dessas relações entre aluno e educador, depende em grande parte da qualidade afetiva da história de mediação pedagógica da qual o professor é o elemento importante. O educador deve trabalhar com a aprendizagem e afetividade juntos para que haja harmonia e estímulo do aluno em desenvolver os conteúdos e assim sentindo se valorizado, respeitado e amado pelo educador, e tendo bons resultados, desempenho e um convívio harmonioso entre aluno e professor.

        No projeto serão abordados conteúdos onde a relação afetiva entre alunos e educadores se expressam por inteiro com cognições, sentimentos e movimentos, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem na medida em que a integração cognitiva, afetiva e motora, possam andar juntos ampliando a visão do educador, identificando as necessidades do aluno. Pois cognição e afetividade devem andar juntas para o desempenho do processo de ensino aprendizagem.

        Observando as situações que se encontram hoje as nossas instituições de ensino, vimos que o espaço do ambiente escolar não é nada agradável para a relação entre aluno e professor. A afetividade é um fator importantíssimo para o desempenho escolar. O professor irá desempenhar um grande papel de processo de aprendizagem juntamente com a escola promovendo um espaço onde as crianças devem se sentir motivados a expressar e dialogar com os colegas e professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (70 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com