TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ludico No Processo Ensino Aprendizado Na Educação Infantil

Por:   •  10/7/2023  •  Artigo  •  4.807 Palavras (20 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 20

O LUDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRITO DA SILVA, Jusciléia graduanda do curso Licenciatura em Pedagogia- Distancia  no Centro Universitário Internacional Uninter

NEVES VIEIRA, Leidiane graduanda do curso Licenciatura em Pedagogia- Distancia  no Centro Universitário Internacional Uninter

RESUMO

A presente pesquisa abordou a importância de trabalhar o lúdico como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. Tal problemática consiste em identificar qual a importância de se trabalhar o lúdico na educação infantil como ferramenta na aprendizagem. Essa questão se faz necessária, pois grande parte das crianças que entram na escola possuem uma bagagem da vida familiar, os modos, costumes, crenças e conseqüentemente muitas delas chegam a instituição de ensino preocupadas em jogar usando telas, pois no período pandêmico covid-19, o confinamento favoreceu essa rotina de jogos,muitas vezes desassistida pelos responsáveis, provocando danos ao desenvolvimento. Sabendo que grande parte dessas crianças entram na escola com essa bagagem, observando também que outras pouco tem acesso, sendo assim, a importância de usar como ferramenta o lúdico é inquestionável, pois a brincadeira da margem para que a criança aprenda de maneira prazerosa e desafiadora, use a imaginação e interprete a seu modo, sua própria realidade. Brincar é muito sério e a escola precisa utilizar essa ferramenta com mais freqüência para que o aprendizado seja eficiente. Para que se chegasse a comprovação dessa questão a pesquisa aqui evidenciada usou a abordagem qualitativa através de levantamento bibliográfico. Desse modo foi feito um estudo de revisão de literatura em que se encontrou embasamento teórico que reafirmou o objetivo central do trabalho acerca da importância do lúdico na aprendizagem. A pesquisa demonstrou a relevância do lúdico na rotina escolar, mas precisamente, educação infantil,pois através do brincar que se desenvolve uma aprendizagem dinâmica e sólida.

Palavras-chave: Educação Infantil. Criança. Lúdico. Professor.

  1. Introdução

A educação infantil é a etapa mais importante da criança na escola. Toda continuidade do processo amplo que leva a construção e continuidade do conhecimento carrega os efeitos e aprendizados conquistados e mediados de maneira significativa nessa principal fase escolar. Porém, a brincadeira precisa ser direcionada, nesse sentido, a aprendizagem necessária a criança, respeitando também seu conhecimento de mundo enquanto ser social. Nessa linha de pensamento é preciso compreender qual a importância de se trabalhar o lúdico na educação infantil como ferramenta na aprendizagem para que a escola consiga alcançar os objetivos mediando o conhecimento.

Dentro desse contexto identificar a importância da utilização do lúdico na educação infantil como ferramenta de aprendizagem no desenvolvimento da criança, torna uma questão muito séria, uma vez que a brincadeira em si pode transformar a interpretação da criança de maneira satisfatória ao aprendizado. Alem disso analisar a relação entre a educação infantil e o desenvolvimento da criança,verificar em que medida a aprendizagem é favorecida com atividades lúdicas e discutir a importância do professor na mediação da ludicidade trás para a fase escolar um grande avanço.

A pesquisa aqui evidenciada usa a abordagem qualitativa em que busca a compreensão e afirmação do tema proposto através de levantamento bibliográfico. Desse modo foi feito um estudo de revisão de literatura em que se buscou embasamento teórico que reafirmasse o objetivo central da pesquisa acerca da importância do lúdico na aprendizagem. Tal revisão foi feita através de autores, livros e artigos que exploram o tema e dessa maneira buscou um diálogo entre essas fontes, culminando também numa reflexão capaz de contribuir para desenvolvimento do trabalho.

Seguramente para embasamento da pesquisa utilizamos como fontes importantes nomes que tratam da temática de forma coerente e sólida. A pesquisa foi dividida em três seções. A primeira intitulada A educação infantil e o desenvolvimento da criança que trás BRENNAND, em Trilhas do aprendente volume 4: Ludicidade e desenvolvimento da criança II  a comprovação de que é necessário a atenção para o lúdico na educação infantil, pois as crianças constroem sua própria afetividade, GOUVEIA em seu artigo Cuidar, educar e brincar uma relação possível na creche vem reafirmar a fala de BRENNAND, fortalecendo assim a importância do lúdico na aprendizagem de modo geral. Kohan (2005) também foi consultado, pois o mesmo trás uma grande contribuição para que se entenda a concepção existente da educação da criança na idade média, evidenciando a grande e necessária mudança ocorrida no decorrer dos anos. Ainda KRAMER, 2003 que confirmou quando realmente surgiu o conceito de infância atual.

 A segunda seção O lúdico e a aprendizagem trás Kishimoto (2014, p.88)  em seu artigo Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil a trajetória do brincar como elemento construtivo da história, que faz parte da evolução do ser enquanto pensante e social. Kishimoto ainda acrescenta que o brincar tem um contexto importante na história e atualidade que não podem ser ignorados ou deixados sem a devida importância. Esse mesmo autor ainda vai discutir o quanto o brincar é utilizado para ajudar crianças e pessoas que sofreram traumas ajudando na recuperação e empoderamento. Evidenciando a importância inquestionável do lúdico na vida e desenvolvimento infantil RCNEI Referencial Curricular para a educação infantil também foi consultado, firmando a relevância do lúdico na aprendizagem. RAU (2011) reafirma essa questão.

A terceira seção trás A importância do professor na mediação das atividades lúdicas, trouxe o papel indispensável do professor, principalmente no que diz respeito a diversidade que precisa ser levada em conta quando oferecer essa ferramenta a criança. Para isso é importante que o professor esteja capacitado para transmitir o conhecimento através da ludicidade, assim BRASIL, 1997, afirmou como o lúdico pode contribuir com o professor na transmissão e compartilhamento de conhecimento. SILVA & BOLSANELLO, 2002 também foram consultados, pois ressaltam a importância do professor está sempre buscando atualizar para oferecer o melhor do lúdico para a criança.

O lúdico é tão importante quanto o próprio conteúdo, deve-se então haver um comprometimento da escola e educadores com as possibilidades e metodologias que mais favoreçam o ganho na aprendizagem. Educar exige um trabalho detalhado e é preciso buscar metodologias capazes de construir e reconstruir o aprendizado diário. A criança que chega a escola hoje não é a mesma no dia seguinte, pois a cada vivencia novos aprendizados são acrescentados, independente do meio em que ocorreu. Portanto, se o lúdico é comprovadamente, segundo o diálogo, teórico uma ferramenta que promove resultados significativos, capazes de refletir até mesmo na vida adulta, é preciso que a escola abranga mais o espaço destinado a essa ferramenta visando a evolução do educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com