TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural nos Países de Língua Espanhola: Espanha, México e Argentina

Por:   •  6/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 5

DIVERSIDADE CULTURAL NOS PAÍSES DE LÍNGUA ESPANHOLA: ESPANHA, MÉXICO E ARGENTINA

RESUMO

O presente trabalho apresenta a importância em difundir a diversidade cultural dos países de Língua Espanhola: Espanha, México e Argentina, apresentando a importância de conhecer o ensino da língua Espanhola e inserindo os procedimentos de construção de métodos para aplicar no ensino desta língua com o objetivo de valorizar o aprendizado e difundir a cultura desses países. Para isso, foi realizado o desenvolvimento dos estudos nos fundamentos teóricos em autores referenciados no presente trabalho. Por tanto procurou-se a problematizar através de pesquisas em livros, internet e vídeos de apresentações como: músicas, teatro e feiras culturais onde demonstram os resultados alcançados e o conhecimento adquirido através do domínio do idioma.

Palavras-chave: Ensino, cultura, conhecimento, espanhol, diversidade.

1. INTRODUÇÃO

A língua espanhola vem se expandindo pelo mundo todo ao longo dos anos, se pode observar que há necessidade de uma boa parte da sociedade ter conhecimento de outros idiomas e também da diversidade cultural desses países. Desta forma, a importância do ensino da língua espanhola traz um significado fundamental para a vida social dos aprendizes dessa língua e contribui para o desenvolvimento integral destes sujeitos.

Para se realizar o presente trabalho, objetivou-se a Incentivar a busca de informações através de pesquisas bibliográficas e Internet, valorizando o conhecimento a respeito da música, da literatura e da diversidade da cultura espanhola.

Por tanto, esse tema foi escolhido com a intenção de buscar as informações através de fundamentos teóricos, como também enfatizando o aprendizado do idioma através da música, da leitura e do conhecimento do contexto histórico da cultura espanhola.

O interesse por aprender e compreender o conhecimento da língua espanhola, por buscar as informações por aprendizados escritos em teorias científicas e pesquisas na internet é de suma importância para realização deste trabalho. A pesquisa será de abordagem qualitativa, a mesma será realizada através da consulta de artigos, livros e internet conforme a temática estudada.

Com a necessidade das pessoas em se preparar para o mercado de trabalho e acompanhar o desenvolvimento social no mundo, e ainda de se buscar a expansão da própria liberdade financeira é necessário que além do conhecimento do idioma espanhol, se tenha conhecimentos acerca da música, da literatura, das festas, danças típicas e costumes de cada país que tem o espanhol como idioma oficial.

Saber sobre as diferenças em termos de crenças, costumes e tradições entre os países de idioma espanhol como, por exemplo, o “Día de los muertos” no México, que é verdadeiramente festejado com enfeites, comidas e muita alegria, diferente do Dia de Finados, no Brasil, que é visto como sinônimo de tristeza e saudades. Levando em consideração diferenças como estas, é que sentimos a necessidade de desenvolver um projeto de pesquisa, onde possamos buscar estas informações e saber a diferença de suas comemorações em cada país estudado, no caso a Espanha, o México e a Argentina.

Desta forma, a diversidade cultural entre esses países De língua espanhola, tem como principal objetivo valorizar o ensino da língua espanhola no contexto cultural de forma prática, ampla e dinâmica. Este trabalho constará a princípio de pesquisas bibliográficas e na Internet sobre músicas, danças e diferentes costumes entre os países hispânicos.

Neste sentido, para Morin (2007), a compreensão é, a um só tempo, meio e fim da comunicação humana. O planeta necessita, em todos os sentidos, de compreensão mútua. Seguindo essa compreensão, aborda-se a relevância deste projeto para que todos do âmbito educacional possam apropriar-se do conhecimento das diversidades culturais do aprendizado da língua espanhola.

O presente trabalho apresenta a importância de difundir a diversidade cultural dos países de língua espanhola: Espanha, México e Argentina, apresenta a importância de compreender o ensino do espanhol nestes lugares e insere procedimentos para a construção de métodos para aplicar ao ensino da língua para valorizar, aprender e difundir a cultura desses países como principal objetivo. Para tanto, o desenvolvimento da pesquisa foi realizado com base nas teorias dos autores citados no presente trabalho. Para tanto, procurou-se informações a respeito dessas diversidades culturais por meio do estudo de livros, internet e vídeos demonstrativos, como: música, teatro e exposições culturais, que mostram essas diferenças em países que falam o mesmo domínio idioma mas que tem culturas diferentes.

O espanhol vem se expandindo pelo mundo ao longo dos anos, e percebe-se que existe um grande segmento da sociedade que precisa conhecer outros idiomas e a diversidade cultural desses países. Desta forma, a importância do ensino de espanhol assim como a cultura desenvolvida em alguns países que dominam o idioma, mas que vivem de formas diferentes traz um significado fundamental para a vida social dos aprendizes de espanhol e contribui para o desenvolvimento global dos mesmos.

Para o presente trabalho, o objetivo é fomentar o conhecimento sobre música, literatura e diversidade cultural espanhola através da pesquisa bibliográfica e da busca de informações na Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com