TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie DPA

Artigos Científicos: Dossie DPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIFICULDADES E PROBLEMAS

DE APRENDIZAGEM – 50h

UNIDADE 1

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com as leituras realizadas e em outras fontes de pesquisa, como você definiria dificuldades de aprendizagem?

R: Dificuldades de aprendizagem são problemas neurológicos que dificultam o cérebro a entender, comunicar informações e recordações. É uma desordem na qual o indivíduo apresenta dificuldades de aprender efetivamente.

2. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.

R: Ela pode ser percebida pela professora e diagnosticada e avaliada por um profissional , a fim de detectar a causa do problema, em alguns casos, a dificuldade de aprendizagem tende a ser solucionada à medida que ocorre a superação do problema psicológico. Assim caracterizado o problema, deve-se planejar a intervenção, atuando junto à escola, aos pais e à criança, tendo o objetivo de criar condições favoráveis para o desenvolvimento das habilidades em que a criança apresenta dificulade, feito por meio de um planejamento de ensino tornando o estudo interessante para o aluno, por meio de aconselhamento aos pais e professores sobre como lidar com as dificuldades da criança e incentivar o seu aprendizado.

3. Quais fatores influenciam as dificuldades de aprendizagem?

R: O ambiente influencia muito no progresso educacional da criança, mesmo diante das dificuldade, nada impede que haja progresso em seu desenvolvimento. A criança deve ser estimulada a superar suas dificuldades, desenvolvendo suas habilidades no meio em que ela está inserida, fazendo com que sua dificuldade fique em evidencia. Lembrando que as vezes a própria escola com todas as suas fontes de tensão e ansiedade, pode estar agravando ou causando as dificuldades na aprendizagem da criança. Tem também a estrutura familiar que esta relacionado as carências afetivas, pobreza da estimulação precoce. Má alimentação, sono irregular, falta de higiene podem prejudicar a capacidade de uma criança aprender, entre outros fatores.

4. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem precisa ter?

R: O papel da escola é dar suporte e estimular a criança a superar suas dificuldades, o papel da família é observar em casa, cuidar e buscar o diagnóstico e tratamento para tais dificuldades.

5. Faça uma síntese sobre cada tipo de dificuldade de aprendizagem.

R: Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): é um problema de desatenção, hiperatividade, impulsividade ou todos juntos, eles devem se apresentar fora de um limite normal para a idade e o desenvolvimento da criança. O TDAH é o transtorno comportamental infantil mais frequentemente diagnosticado é muito mais em meninos do que em meninas. Pode ser herdado geneticamente, mas sua causa não é clara. Parece se estabelecer cedo na vida da criança, enquanto o cérebro está se desenvolvendo. Sinais de depressão, falta de sono, incapacidade de aprender, transtornos de tique e problemas comportamentais podem ser confundidos com TDAH, portanto todas as crianças com suspeita de sofrerem de TDAH devem ser examinadas com cuidado por um médico para verificar se há outros problemas ou motivos para o comportamento. A maioria das crianças com TDAH também podem apresentar um problema psiquiátrico, como depressão ou transtorno bipolar. Deficiência da Percepção Visual: Os estudantes com deficiências da percepção visual têm problemas em entender o que veem. O problema não é de visão, mas do modo como seus cérebros processam as informações visuais. Essas crianças têm dificuldade para reconhecer, organizar, interpretar ou recordar imagens visuais, sendo assim elas têm problemas para entender todo o espectro de símbolos escritos, não apenas letras e palavras, mas também números, diagramas, mapas, gráficos e tabelas. Deficiência de processamento da linguagem: Para Smith (2001), as dificuldades dessas crianças começam com a palavra falada e tipicamente interferem naleitura ou na escrita podendo inclusive interferir na formação do pensamento. Demonstram dificuldades para organizar sequências nos sons que ouvem de modo que pronunciam mal as palavras, e outras vezes confundem sons semelhantes falando oblíquo para óbvio, atraso para aprender a falar, fala em tom monótono ou muito alto, a fala é lenta ou sofre interrupções, pronuncia mal as palavras com certa freqüência, usando gestos com as mãos para se pronunciar. Tem atrasos significativos para aprender a ler, citar de nomes e letras, entende mal o que é ouvido no rádio ou na TV, tem dificuldade para iniciar ou manter uma conversa, entre outros fatores.

Deficiências motoras finas: crianças que têm problemas com a coordenação das mãos tendo problemas de articulação. Elas se frustram muito em seus esforços para se comunicarem e apresentam duplo risco para serem subestimadas intelectualmente. Os estudantes com deficiências motoras finas. Em casa são desajeitados e atrapalhados, deixando cair ou derramar as coisas, havendo dificuldade em pegar e usar objetos, considera muito difícil amarrar os sapatos, abotoar, fechar o zíper e vestir as roupas. Não tem nenhuma coordenação com contorno dentro de desenhos, com lápis, caligrafia, o uso de tesouras, aprender habilidades com teclados entre outros fatores.

6. Quais as causas das dificuldades de aprendizagem?

R: Lesão cerebral: ocorre em crianças que tiveram algum tipo de acidente, hemorragia cerebral e tumores, doenças como encefalite e meningite, transtornos glandulares não tratados na primeira infância, antes do parto, havendo uso de bebidas e drogas na gravidez, ou doenças como sarampo, diabete, etc. Alterações no desenvolvimento cerebral: Ocorre Quando há uma perturbação no processo contínuo de desenvolvimento do cérebro é possível partes do cérebro não se desenvolverem normalmente. Desequilíbrios químicos: as células cerebrais se comunicam umas com as outras por meio de mensageiros químicos chamados de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com