TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Depois de Saussure

Por:   •  16/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS DEPOIS DE SAUSSURE

Depois de Saussure alguns conceitos linguísticos importantes foram estudados por outros autores, entre eles: a Gramática Sistêmico-Funcional, a Análise do Discurso Crítica e a Multimodalidade.

A Linguística Sistêmico-Funcional corresponde a uma teoria geral do funcionamento da linguagem humana, concebida a partir de uma abordagem descritiva baseada no uso linguístico. Em concreto, trata-se de uma teoria de descrição gramatical, uma construção teórico-descritiva que fornece descrições plausíveis sobre o como e o porquê de a língua variar em função de e em relação com grupos de falantes e contextos de uso. Mas, para além de ser uma teoria de descrição gramatical, razão pela qual adquire muitas vezes a designação mais restrita de Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), fornece também instrumentos de descrição, uma técnica e uma metalinguagem que são úteis para a análise de textos, pelo que, adicionalmente, pode ser encarada como um modelo de análise textual.

Portanto, Halliday e Matthiessen estudam a linguagem como uma atividade social, parte da sociedade e dos usos da linguagem, propondo um enfoque na concentração da atenção nos usuários e nos usos da língua. Assim, os autores propõem a GSF situando a língua em seu contexto social, ultrapassando o limite da sentença e avançando para análise de textos.

Já a Análise do Discurso Crítica (ADC) é uma abordagem teórico-metodológica para o estudo da linguagem nas sociedades contemporâneas. O livro tenta suprir parcialmente as dificuldades que os pesquisadores sentem quando iniciam uma leitura em ADC, tendo em vista uma carência notável de obras introdutórias a respeito da ADC. Apresentando uma revisão introdutória, mas não superficial, da obra de Norman Fairclough (maior expoente da ADC). O livro trata-se de uma introdução à Teoria Social do Discurso, vertente da ADC desenvolvida por esse linguista britânico.

A Teoria Social do Discurso baseia-se em uma percepção da linguagem como parte irredutível da vida social dialética conectada a outros elementos sociais. A Teoria é capaz de mapear relações entre os recursos linguísticos utilizados por fatores sociais e grupos sociais. Analisa o tratamento de diversas práticas na vida social e aspectos da rede de práticas em que a interação discursiva se insere. O livro discute sobre os paradigmas formalistas e funcionalistas. Além de discutir a teoria e o método em ACD, também é abordado algumas categorias analíticas férteis, discutindo conceitos básicos da teoria em ACD, como discurso e prática social.

Embora o livro seja uma revisão da obra de Norman Fairclough, as autoras não se restringem apenas a esse autor. Uma vez que a ACD operacionaliza conceitos oriundos tanto da Linguística quanto das ciências sociais, as autoras trazem reflexões de autores como Halliday, Becktin, Foucaut, Van Leeuwen, Thompson, entre outros. Almejam viabilizar o diálogo entre a Linguística e as Ciências Sociais a fim de superar, por um lado, pesquisas em ciências sociais que não contemplam análises de texto e, por outro, pesquisas em Linguística que desconsideram teorias sociais, ignorando que textos constituem produções sociais.

Por fim, a teoria semiótica funcional das imagens traz uma organização metafuncional proposta por Kress e van Leeuwen, no qual realizará seus significados através das mesmas funções como propostas por Halliday. No entanto, propõem outros termos, talvez mais apropriados para a análise de visuais.

A função ideacional na linguagem (Halliday) é analisada por Kress e van Leeuwen no que chamam de função representacional, sendo responsável pelas estruturas que constroem visualmente. A função interpessoal (Halliday) é analisada dentro da função interativa (Kress e van Leeuwen), onde recursos visuais constroem as relações entre quem vê e o que é visto. A função textual da linguagem (Halliday) é realizada na função composicional na proposição para análise de imagens de Kress e van Leeuwen, e se refere aos significados obtidos da imagem. A proposta de Kress e van Leeuwen para a análise de imagens utilizando os aportes da GSF é de relacionar a noção teórica de metafunção de Halliday com a análise de imagens através da Gramática do Design Visual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com