TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edgar Alan Poe

Por:   •  26/5/2015  •  Resenha  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISE LITERÁRIA

        O presente trabalho visa fazer uma análise literária das obras The Raven e The Fall of the House of Usher do autor Edgar Allan Poe.

Edgar Allan Poe nasceu em Boston, Massachusetts, no dia 19 de janeiro de 1809. Filho de atores pobres, ele foi o segundo de três filhos. Antes de completar três anos de idade, ambos os pais tinham falecido, e ele foi adotado pelo rico comerciante de tabaco John Allan e sua esposa Frances Valentine Allan, em Richmond na Virginia, e seus irmãos foram viver com outras famílias.

 O desejo do Sr. John era o de que Poe fosse um homem de negócios e um cavalheiro, mas seu sonho era ser um escritor como seu ídolo de infância, o poeta britânico Lord Byron.

Começou a escrever desde jovem e com a idade de treze anos, havia compilado poesias suficientes para publicar um livro, porém seu diretor aconselhou o Sr John a não fazê-lo.

 Poe deixou Richmond em 1826 e foi estudar na Universidade de Virginia. Ele se destacou em suas aulas, e enquanto isso acumulava uma grande dívida. Como seu pai não lhe havia dado dinheiro o suficiente para manter-se, logo se tornou um jogador                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     para conseguir o dinheiro para pagar suas despesas.

Por causa de uma desilusão amorosa e a hostilidade do Sr John, Edgar Allan Poe resolveu viajar pelo mundo para se tornar um grande poeta e buscar aventura.  Conseguiu publicar seu primeiro livro Tamerlane quando tinha dezoito anos, se alistou no Exército dos Estados Unidos. Dois anos depois soube que Frances Allan, a única mãe que ele havia conhecido, estava morrendo e queria vê-lo antes de morrer.  No momento em que ele voltou a Richmond, ela já havia sido enterrada.

Poe se reconciliou com o pai e este o ajudou a ganhar uma nomeação na Academia Militar dos Estados Unidos em West Point. Antes de ir para West Point, Poe publicou outro livro de poesia. Depois de apenas oito meses no West Point Poe foi expulso. Depois disso ele logo publicou outro livro.

Seu pai morreu e até então Poe estava vivendo na pobreza, mas havia começado a publicar seus contos, venceu um concurso e alguns contatos lhe permitiram publicar mais histórias e ganhar uma posição editorial no Southern Literary Messenger em Richmond. Foi nessa revista que Poe finalmente encontrou o trabalho de sua vida como escritor.

Com vinte e sete anos, Poe se casou com Maria Clemm e a trouxe para Richmond, ela tinha treze anos. O casamento foi feliz, e Poe comemorou as alegrias da vida de casado em seu poema "Eulalie."

Insatisfeito com sua baixa remuneração mudou-se para New York. Passou por uma crise, se esforçou para encontrar trabalho e escreveu seu único romance, a narrativa de Arthur Gordon Pym. Depois de um ano mudou-se para Filadélfia em 1838 e escreveu para diferentes revistas. Atuou como editor de Burton e revistas de Graham, e continuou a vender artigos para Weekly Mensageiro de Alexander e outros periódicos. Mesmo com a crescente fama, Poe ainda mal podia manter-se.

Apesar da pobreza ainda encontrava consolo em casa com sua esposa, mas a em 1842 a esposa de Poe contraiu tuberculose. Em 1845 publicação de The Raven  o tornou famoso o suficiente para atrair grandes multidões para suas palestras, e ele estava começando a exigir melhor remuneração pelo seu trabalho. Em 1847, sua esposa morreu com a idade de vinte e quatro. Poe ficou depressivo, e não conseguiu escrever por meses. Poe passou a viajar e dar palestras e encontrar patrocinadores para seus trabalhos. Conheceu Nancy Richmond. Seu amor platônico o inspirou a escrever um de seus maiores poemas, Para Annie.

No caminho para a Filadélfia, Poe parou em Baltimore e desapareceu por cinco dias. Ele foi encontrado na sala de bar de uma casa pública. Foi internado no Washington College Hospital, onde passou os últimos dias de sua vida longe de casa e cercado por estranhos. Poe morreu no dia 7 de outubro de 1849 com quarenta anos de idade e a causa exata da morte é um mistério. Suas últimas palavras foram: Está tudo acabado, Edgar já não existe mais.

Suas obras impressas incluem clássicos literários como The Tell-Tale Heart, The Raven, e A Queda da Casa de Usher, contos, poesias, um romance, um livro de teoria científica, e centenas de ensaios e resenhas de livros. Ele é reconhecido como o inventor do romance policial moderno. Hoje sua reputação é pautada principalmente sobre seus contos de terror e mistério, sua poesia com estilo gótico e simbolista.

        The Raven, traduzido O Corvo, é sem dúvida a obra mais famosa de Edgar Allan Poe. É uma balada de dezoito estrofes que narra, em primeira pessoa, o que pode ser um pesadelo, delírio de um jovem, que numa noite de tristeza e dor em que lembra a morte de sua amada Lenore, é visitado por uma ave de mau agouro, um corvo, que entra pela janela, pousa no umbral da porta sobre o busto da deusa Atena.

O jovem começa a conversar com a ave e fazer-lhes perguntas e refletir sobre sua condição de amargura e sofrimento, o corvo profere apenas a palavra Nevermore. Uma revolta, agonia, agitação cresce no interior do jovem até que finalmente se desespera, e atormentado deseja se reencontrar com sua amada além da vida.

        No momento de sua primeira publicação em 1845, o poema causou uma sensação nacional e foi bastante comentado, reproduzido, parodiado e traduzido para muitas línguas, principalmente para o Francês. Em 1885 um crítico americano disse que The Raven era o poema lírico mais popular no mundo. Em Língua Portuguesa, o poema foi traduzido por dois grandes autores, Machado de Assis e Fernando Pessoa.

 Temas como tristeza, solidão, melancolia, mistério, loucura, amor e morte são apresentados na obra. É sugerido o tema da tristeza por meio da situação em que o narrador se encontra lamentando por ter perdido seu amor From my books surcease of sorrow - sorrow for the lost Lenore - For the rare and radiant maiden whom the angels name Lenore. É um momento de constante agonia, quanto mais ele se lamenta, o poema torna-se mais angustiante. A solidão e melancolia é proposta pela descrição de como se encontra naquele momento, em seu quarto à meia-noite, no meio de livros, numa que segundo ele, há tempos esquecidos, assim como ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com