TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendendo o Texto Publicitário

Por:   •  21/10/2015  •  Artigo  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO

Titulo: Entendendo o Texto Publicitário

Identificação:

Este projeto tem como publico alvo alunos do ensino Médio de escola Publica, o mesmo tem a oferta de 30 vagas. O referido projeto será ministrado pelos graduandos Decio Santos, Lindomar Rosa e Milka.

Introdução:

Para formar um aluno crítico e eficiente para satisfazer de modo eficaz um contexto sócio-econômico-cultural, cabe ao professor possibilitar ao educando contato com diversos números de informação, utilizando- se  dos  textos publicitários procurando  mostrar que a propaganda é um apelo, um vínculo entre o anunciante e o consumidor. O aluno, ao observá-las, nem sempre se mostra capaz de inferir e absorver o conteúdo da melhor forma. O professor e a escola  devem criar condições para se assimilar tais informações,  motivando os alunos para a produção e a leitura de textos, interagindo com a linguagem das propagandas e produzindo modos diferenciados de construções críticas de pensamentos.

Para isso, o aluno deverá entender que os textos publicitários são um gênero textual que tem a finalidade de promover uma marca de um produto ou de uma empresa, ou de promover uma ideia e que a linguagem empregada nos anúncios publicitários geralmente se adaptam ao perfil do público ao qual eles se destinam e ao suporte ou veículo em que eles são publicados.

Portanto, o objetivo deste projeto é levar para a sala de aula o texto publicitário como uma modalidade de leitura persuasiva, que, dentro de uma tipologia textual generalizada, segundo Eni Orlandi (1987), faz parte do discurso autoritário. Procuraremos mostrar, na leitura dos índices textuais e contextuais, as implicações da intencionalidade nas estratégias argumentativas utilizadas, bem como destacar alguns recursos retóricos e visuais que caracterizam a linguagem da propaganda.

Objetivos Gerais:

Os alunos ao final desta proposta de ensino deveram ser capazes de compreender e interpretar os diferentes textos publicitários nos diferentes meios de circulação.

.

Objetivos Específicos:

- Desenvolver as capacidades de observação dos alunos, de modo a perceber o uso de imagens na produção, no estudo e na compreensão de textos;

- Compreender e Reconhecer as implicações da intencionalidade nas estratégias argumentativas utilizadas, bem como utilizar-se dos mesmos para a produção de textos de acordo com a estrutura estudada;

- Identificar e usar recursos retóricos e visuais que caracterizam a linguagem da propaganda;

Metodologia:

1º momento: Será apresentado aos alunos uma serie de publicidade para forçar um levantamento do que os alunos sabem sobre o gênero e quais as os aspectos fazem parte do mesmo.

2º momento: Neste mo mento será apresentado aos alunos a tarefa. Nela será a turma será dividida em grupos de 05 (cinco) alunos, em seguida, será pedido aos mesmos que produzam uma propaganda para ser exposto em um mural. Após a produção do mesmo, cada grupo fará um texto aumentando o porquê da escolha da propaganda proposta e quais as dificuldades para a elaboração da propaganda.

3º momento: Apresentaremos a turma à conceituação do gênero publicitário, sua estrutura, finalidade e onde circula. Na época apresentaremos as principais características deste gênero, bem como a analise e interpretação dos textos publicitários e o porquê da imagem do uso da imagem no mesmo.

4º momento: neste momento será apresentado aos alunos algumas propagandas e em seguida de cada uma será feita uma serie de perguntas para uma atividade de interpretação e fixação do conteúdo.

5º momento: Socialização das propagandas produzidas pelos alunos e posterior  defesa do mesmo para verificação  poder de convencimento da propaganda produzida, e apresentação das dificuldades que a equipe  encontrou no momento de  produção da propaganda..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com