TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de Conclusão

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.879 Palavras (24 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

CAMPUS I

LETRAS PORTUGUÊS

CRISTIANE APARECIDA DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

REGÊNCIA

ARAPIRACA-AL

2015

CRISTIANE APARECIDA DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

REGÊNCIA

                                             Relatório de estágio supervisionado II, solicitado pela profª Rozineide Oliveira, do curso de letras, como requisito obrigatório para aprovação na disciplina de estágio.

ARAPIRACA-AL

2015

INTRODUÇÃO

          Neste relatório, serão apresentados os resultados e documentações relativos às atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório de docência, em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, realizado na Escola João Saturnino de Almeida.

          As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio, observação das aulas e prática de docência, possibilitam a nós alunos estagiários um treinamento para o futuro exercício da carreira de professor de Língua Portuguesa, profissão a qual estaremos habilitados com a conclusão do curso de graduação. Este relatório tem a finalidade de registrar as experiências e resultados obtidos durante esse treinamento para a profissão, configurando-se como documento requisito e obrigatório para nossa avaliação. O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal.

           Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de interação do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

RELATO DE EXPERIÊNCIA

          No primeiro momento deu-se o período de observação correspondente à primeira etapa do estágio de docência, momento no qual nós estagiários temos o primeiro contato com a escola e a turma com as quais iremos trabalhar. Esse contato possibilita-nos uma experiência que ajuda a encaminhar melhor as atividades e metodologias que escolheremos adotar em nossa prática docente. Minhas observações e regência deram-se em duas salas de 6º ano.  Ao chegar à sala de aula, a professora apresentou-me aos alunos da turma, informando que estaria realizando estágio com eles. E posso dizer que fiquei muito feliz com a receptividade tanto da professora quanto dos alunos. Após essa apresentação, a professora iniciou a aula. Irei fazer uma explanação geral, sobre minhas considerações a respeito dos alunos e das aulas observadas.

          Considero que as aulas executadas pela professora eram de fundamental importância para o desempenho escolar da turma, pois os alunos apresentavam grande interesse devido a sua metodologia de ensino diferenciada, como consequência foi possível observar bons resultados na aprendizagem. A sua metodologia de ensino não era apenas livro didático, buscava usar os recursos que a escola oferecia para dinamizar as aulas, tornando as mesmas mais atrativas. Embora acredite ser fundamental possuir o domínio dos assuntos a serem passados e discutidos na sala de aula, para que o aprendizado dos alunos seja construtivo, sanando as duvidas e questionamentos. Confesso que me surpreendi com a disciplina da turma e com o respeito que a professora conquistara dos alunos.

          O período das observações das aulas possibilitou a conhecer a turma de um ponto de vista privilegiado. Sentada ao fundo da sala, tendo acesso a tudo o que acontece em aula, quase que anonimamente, pude perceber aspectos que influenciam a dinâmica e o rendimento das aulas que nunca antes havia imaginado. Como síntese da minha experiência de observação, concluo em defesa da tese de que a metodologia e os procedimentos didáticos adotados pelo professor na sala são os fatores mais decisivos para o bom funcionamento da aula: quanto mais atividades diversificadas e quanto mais convite à participação dos alunos nessas atividades acontecerem, maiores serão as chances de que o objetivo da aula seja alcançado.

          Após as aulas de observações, chegou enfim, as aulas de regência. O medo do desconhecido foi inevitável, mas, tinha de enfrentá-lo. Iniciei com inúmeras dificuldades e dúvidas, mas, percebi que o meu desempenho nas atividades e aulas ministradas, foi melhorando com a convivência em sala de aula, a partir das interações estabelecidas entre mim os alunos, e com o apoio fundamental da professora regente.  Sendo assim, entendi a importância de passar pelo estágio de observação e de regência, pois é neste momento que o estudante de graduação terá uma noção do papel que vai desempenhar em seu futuro ambiente de trabalho de forma comprometida e responsável, até porque o estagiário de hoje será o professor de amanhã e terá a chance de mudar a realidade escolar desse país, como um futuro profissional da educação.

           Contudo, Consegui trabalhar com eles de forma harmoniosa, com os contratempos rotineiros de se trabalhar com crianças, mas, nada que prejudicasse meu objetivo naquele ambiente, que era o de contribuir para a compreensão dos conteúdos da disciplina dada. Trazendo sem dúvidas uma aprendizagem significativa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

          O Estágio foi capaz de deixar claro o quanto a educação pode mudar a realidade dos sujeitos. Com a contribuição de profissionais qualificados em cada área de ensino. A professora que carinhosamente me recebeu juntamente com toda a equipe de professores e funcionários da Escola João Saturnino de Almeida proporcionam experiências que desenvolvem a socialização, aprendizagem, segurança e respeito de forma prazerosa fazendo com que a escola se torne um espaço agradável.

          O educador deve estar em constante processo de reflexão, a fim de identificar o que precisa ser modificado em sua prática, buscando o desenvolvimento do aluno como um todo, estando diretamente ligado às experiências vividas. O professor tem a missão de despertar no aluno a produção de valores, conceitos e visões de mundo. Sua tarefa é árdua, mas sem dúvida muito gratificante.

          Conclui-se, portanto que diante das adversidades encontradas no âmbito educacional, o professor necessita desenvolver uma prática docente diferenciada, que possibilite aos educandos o desenvolvimento de competências e habilidades que contribuam de forma significativa na construção do conhecimento dos mesmos. Assim sendo, o estágio supervisionado é muito mais que o cumprimento de exigências acadêmicas, ele é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Além de ser um importante instrumento de integração entre escola, universidade e comunidade.  Espero com minha missão, contribuir com “arma” poderosa para transformar e melhorar a realidade social na qual nos encontramos, e acredito incondicionalmente que não existe arma mais poderosa do que a Educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)   pdf (362.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com