TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos pré-saussurianos

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 2

                Pesquisa sobre “Estudos pré-saussurianos”

        ESTUDOS PRÉ-SAUSSURIANOS

        Até o século XIX, as pesquisas sobre linguagem eram empíricas e criavam-se dicionários na intenção apenas de preservar as formas linguísticas existentes.

        A partir do século V a.C. apareceu na Índia a primeira gramática com o objetivo de preservar as antigas escrituras sagradas. Na Grécia antiga, surgiram duas escolas opostas: analogistas ( regularidade básica da linguagem) e anomalistas ( linguagem irregular).

        Em IV a.C. Panini cria a gramática sânscrita, primeiro texto de linguística que se dispõe. Nela o objeto principal é o procedimento de derivação e de regras ordenadas.

        Em 1816 Fran Bopp publicou uma obra que realizava uma comparação metódica das conjugações do sânscrito, grego, latim, persa e alemão, chegando a conclusão que as afinidades fonéticas e morfológicas demonstravam a presença de uma língua comum anterior, a indo-europeia, surgindo assim a gramática comparada.

 Rasmus Raask elaborou uma gramática geral e comparativa das línguas da época e estabelecendo várias correspondências fonéticas entre palavras com significado iguais ou semelhantes. Após, Grimm acrescentou uma perspectiva histórica, representando um grandde avanço nos estudos da linguística (LOPES, 1997). Desta forma, estudos mostram que antes do advento saussuriano,o que existia era a linguística histórica ou gramática comparada. Para os neogramáticos a língua era como os seres humanos, tendo um início e fim (línguas vivas como seres vivos), estes são anteriores ao período saussuriano.

        Foi a partir dos estudos de Ferdinand de Saussure que a Linguística passou aos status de ciência, sendo conhecido como o Pai da linguística moderna, sendo esta os estudos sincrônicos praticados com intensidade durante o século XX em contraste com os estudos históricos que dominram no século XIX. Surge a partir daí o estruturalismo, conteúdo que será estudado futuramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com