TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE ETNODIVERSIDADE CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Por:   •  10/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

              UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

            CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA

 FACULDADE DE ETNODIVERSIDADE  CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

 

                      Roteiro do  2º TEMPO COMUNIDADE

       

                                                            Discente: Jorgeleno Gomes da Luz

               Nesse  segundo Tempo-Comunidade tenho como OBJETIVO PRINCIPAL  

conhecer e caracterizar a organização do trabalho pedagógico, o currículo escolar, as condições profissionais dos docentes e a relação escola-SEMED-Movimentos Sociais-Famílias nas escolas de educação básica do campo na Transamazônica e Xingu, minha pesquisa  será desenvolvida  na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Júlia localizada na comunidade São Pedro, PA Grotão da onça no município de Anapu Pará, buscarei refletir criticamente sobre os problemas, as demandas e as mudanças necessárias para aproximar a escola do conceito de Educação do Campo.  Irei  utilizar os seguintes  passos para de coleta de dados.

 

  1. OBSERVAÇÃO DIRETA – consistirá em uma imersão orientada no espaço a ser observado, interagindo de forma pessoal e estreita com os sujeitos, porém sem intervir nesse contexto. Fazer o registro escrito e descritivo do trabalho pedagógico em suas nuanças e pequenos detalhes, onde passarei um dia na escola Santa Julia.

 

  1. ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA – consistirá  em um diálogo com os sujeitos entrevistados a partir de questões pré-selecionadas, às quais vão-se acrescentando outras questões no momento da conversa, de acordo com a revelação ou não de dados importantes para a pesquisa tendo em vista os objetivos da mesma.

     

   

 

    Questionários para entrevista:

       ●  INFRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS  E RECURSOS FINANCEIROS:

            A pergunta será  feita aos docentes e administradores sobre:  

1- Dimensão/espaço físico da escola (tamanho; tipo de construção; onde             funciona, localidade; como e quando a comunidade conseguiu o espaço da escola. Há banheiros adequados? Há biblioteca? Quadra esportiva? Espaço para recreação? Hortas?)

  2- Recursos materiais (há disponíveis em número suficiente e em qualidade        para os alunos, professores, secretaria da escola, biblioteca?...)  Número de alunos por turmas/séries.

 3- Recursos financeiros da escola: Quais? Qual origem (gov. federal, estadual e/ou municipal? Como  a escola decide sobre o uso destes recursos?...)

 

            ●   RELAÇÃO ESCOLA – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO –    MOVIMENTOS SOCIAIS – FAMÍLIAS

  -Sera observado, descrevido, e perguntado  aos docentes, administradores,     lideranças e pais sobre:

 

  1.  Participação da comunidade na escola (Como se dá e através de que meios? Há Conselho Escolar? Quem o compõe? As famílias, as lideranças comunitárias e o pessoal da SEMED/SEDUC participam deste conselho?)
  2. Como avalia o trabalho realizado pelos coordenadores, técnicos da SEMEC e/ou SEDUC em relação à escola?
  3. Como é a relação secretaria de educação e escola (Como se dá? Como o coletivo escolar se sente nesta relação?)
  4.  Os movimentos sociais (STTRs, associação de trabalhadores rurais, SINTEPP, etc.) participam da escola? Como? Em que situações?

 

           ●   SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO  

Observado, descrevido, e perguntado aos docentes, administradores, lideranças e pais sobre:

  1. Pessoal docente: situação profissional (Concursados? Contratados? Como/quando chegaram a ser professores desta escola? Há plano de cargo e salários? São sindicalizados?)
  2. Equipe técnico-pedagógica (Coordenadores pedagógicos, diretores..... Há? Como se dá a atuação? Qual relação com os professores/as?...)
  3. Nível de escolarização dos docentes e do pessoal de apoio administrativo.
  4. Formação continuada (como/quando acontece/ traz resultados/contribuições para a escola?).

 

 

           ●  CURRÍCULO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA  ESCOLA

 

  1. Que tipo de currículo está presente na escola do campo? ( marcarei a opção que na minha opinião observei está presente na escola)

        (   ) trata a educação do campo em sua especificidade visando o atendimento dos sujeitos do campo de acordo com  suas necessidades e reivindicações, seu contexto, sua cultura, sua visão de mundo, sua forma de se relacionar com a terra, o meio ambiente e seus modos de organização familiar e trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com