TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE CATHEDRAL CURSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Por:   •  26/5/2021  •  Resenha  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE CATHEDRAL

CURSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

7 PERÍODO

ALUNO: FILIPE WILSON LIMA SILVA

R.A: 42789

PROFESSOR(A): ANA MARIA

ESTUDOS DA ANÁLISE BROMATOLÓGICA

RESUMO

SEGURANÇA ALIMENTAR E DOENÇAS VEICULADAS POR ALIMENTOS: Utilização do grupo coliforme como um dos indicadores de qualidade.

Segundo o artigo de Cristiane Paiva (Enfermeira e doutora em ciências Biológicas na área de microbiologia). Um alimento pode ser determinado por um controle de qualidade. É um parâmetro que se utiliza microrganismos como indicadores de qualidade, por exemplo o grupo coliforme. Esse parâmetro tem o objetivo de fornecer alimentos seguros, assim evitando doenças.

Entre várias formas de determinar a qualidade de um alimento, temos como exemplo o controle de qualidade analítico, uma técnica que visa, a abordagem na inspeção durante a produção do alimento até a execução de testes físico-químicos entre outros critérios escolhidos por órgãos governamentais ou indústrias.

Nem sempre o controle de qualidade oferece garantia, devido as dificuldades de se analisar amostras em quantidades suficientes. Uma das maneiras de intervir na segurança alimentar é na manipulação de alimentos, ampliando perspectivas educacionais. Sendo, o manuseio de alimentos um dos muitos fatores que contribui para a contaminação do mesmo.

Patógenos bem adaptados têm a habilidade de subverter, circunverter e ou evadir células humanas normais. A Escherichia coli é o principal microrganismo gram-negativo anaeróbio facultativo, que faz parte da microbiota intestinal. É um organismo comensal que pode se modificar para um patógeno oportunista e para uma bactéria extremamente especializada.

O processamento e manuseio, constitui a microbiota de um alimento, associados à matérias prima e contaminantes. A contaminação decorre de vários estágios, como a produção, o beneficiamento, manuseio, acondicionamento, distribuição e preparo para o consumo. Todo alimento está sujeito à contaminação, sendo assim, manter um número aceitável de níveis de contaminação, de acordo com a legislação vigente. Podendo se obter maior validade do produto, evitando doenças. Os microrganismos estão presentes em todo lugar natural do homem. Podendo alterar as características organolépticas do alimento, causando afecções no homem.

A E. coli pode atuar como um organismo comensal, colonizando o intestino humano após o nascimento, sendo ela oportunista (ocasionando doenças ao hospedeiro), e agir como patógeno entre outros aspectos.

Uma vez que fácil a ingestão de patógenos (como o alimento ou água) o trato intestinal humano é susceptível às infecções por categoria diarreigogênicas. Os principais agentes de infecção vem da família Enterobacteriace, destacando a categoria diarreigogênicas de Escherichia coli.

A classificação da E. coli se dá por meio de patogenicidade (toxinas, adesinas, e invasibilidade). 1) Enteropatogênica (EPEC0); 2) E. coli enteropatogênica atípica ( A-EPEC); 3) E. coli enteroxigênica (ETEC); 4) E. coli enterohemorragica (EMEC); 5) E. coli enteroinvasiva (EIEC); 6) E. coli adesão difusa (DAEC); 7) E. coli enterogregativa (EAEC). Vários sorotipos de E. coli têm sido implicados em doenças diarreicas, se constituindo num grave problema de Saúde Pública no mundo, com mais de 2 milhões de mortos relatados a cada ano.

Na indústria de alimentos, os produtos obtidos devem se caracterizar de acordo com que o consumidor, empresa e órgão públicos. O consumidor aprecia e valoriza o produto, enquanto a segurança de um produto é resultado da idoneidade, integridade e legalidade. Com relação a empresa, esta deve se obter a máxima rentabilidade do produto, cumprindo com os requisitos legais e atender às características de satisfação do consumidor. Já os órgãos, exigem produtos seguros, estabelecendo leis, códigos, normas dentre outros procedimentos.

Pode se definir como alimento seguro aquele, cujo constituinte ou contaminantes que podem causar perigo à saúde estejam abaixo ou ausente do limite de risco.

A Escherichia coli é um dos indicadores de qualidade mais usados como parâmetros. O Brasil é um dos países com maior taxa de doenças causadas por contaminantes biológicos (água, alimento e etc). Essas doenças podem ser transmitidas direta ou indiretamente. Os principais microrganismos responsáveis por estas doenças são: Salmonella spp., Shigella spp., Escherichia coli, Vibrio cholerae, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com