TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAIRY TALE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS

Por:   •  18/3/2017  •  Artigo  •  6.486 Palavras (26 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 26

FAIRY TALE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS

RESUMO

Este artigo consiste em propor o uso de Fairy Tale (contos de fadas) como estratégia para o ensino da Língua Inglesa para crianças do Ensino Fundamental I. O enfoque desta pesquisa é basicamente o que os contos de fadas e o lúdico podem despertar na criança de forma a atuarem como facilitadores na aquisição e produção das linguagens. A criança possui por si um encantamento precoce para o mundo das letras. Ela desde a mais tenra idade maravilha-se com as soluções apresentadas nos clássicos literários. Os contos de fadas são a porta de entrada para o resgate do pequeno leitor para o mundo literário, devido suas estórias estarem recheadas de magia, encantamento, aventura, romance e outros segmentos que proporcionam ao pequeno leitor uma afeição nunca mais esquecida. Partindo deste pressuposto, cabe o professor da língua estrangeira saber utilizar com presteza todo este material para ajudar o aluno a desenvolver o seu aprendizado, a ajudá-lo a utilizar com clareza todas as estratégias de aprendizagem que a criança possui e nem mesmo percebe.

Palavras-Chave: Ensino de língua inglesa, literatura infantil, contos de fadas.

1 INTRODUÇÃO

O contar estórias enquanto gênero contos de fadas já existente em Língua Materna – neste caso a Língua Portuguesa, ajuda na aquisição e na construção de conhecimentos em Língua Estrangeira. Para isso, as estórias devem ser transmitidas aos alunos na língua estrangeira que está sendo aprendida por eles, o Inglês. Através do uso dos contos de fadas, as crianças entram em contato com todos os processos de produção de textos dos quais participam, estabelecendo contato com a Língua Estrangeira. Estes processos envolvem todas as habilidades da língua (o ouvir, o falar, o ler e, o escrever) que levam as crianças a construir conhecimentos linguísticos ao longo das diferentes situações de produção de texto.

O uso concomitante dos contos de fadas e das atividades lúdicas é ainda mais eficaz no processo de ensino/aprendizagem, pois estes propiciam às crianças justamente as situações reais que elas necessitam para que a aprendizagem ocorra.

A história, nesse caso, serve como situação simulativa, como dinâmica de situação real. E o jogo ajuda a criança a fixar o conteúdo a ser trabalhado de uma forma natural.

O ensino de Língua Estrangeira pode e deve ser acrescido de materiais, como os contos de fadas e as atividades lúdicas, que propiciem maior facilidade na aprendizagem, que propiciem também motivação, autoconfiança, prazer e o maior número de situações comunicativas possíveis para que o aluno adquira o conhecimento de uma forma agradável e natural, preparando-se assim para enfrentar naturalmente situações existentes no mundo sejam elas por meio de produção textual em língua materna, sejam em Língua Estrangeira.

2 O ENSINO DE LEM NAS SÉRIES INICIAIS

No Brasil, embora esse ensino não seja compulsório – haja vista que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), aprovada em 1996 e vigente até o momento, prevê que o ensino de língua estrangeira (doravante LE) se inicie a partir do 3º ciclo do Ensino Fundamental (6ª ano), sabemos que, cada vez mais, tem-se buscado o ensino de LE (em especial a língua inglesa) para crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Esse ensino, que tem ocorrido nas diversas esferas da educação formal brasileira – institutos de idiomas e escolas regulares públicas e particulares -, não tem, todavia, um planejamento que o embase e o unifique.

Assim, como pontua Rocha (2006, p.9), o ensino de LE para crianças no Brasil é permeado de “objetivos mal delineados, procedimentos inapropriados e professores inadequadamente capacitados”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), promulgados em 1997, reiteram a LDB e, embora tenham um “caráter não dogmático”, buscam ser uma fonte de referência para discussões e tomadas de decisão no que tange o ensino brasileiro. De acordo com os PCN, o objetivo geral da educação nos ciclos I e II (1ª a 4ªanos) do Ensino Fundamental é preparar o aluno para “utilizar diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal – como meio para expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções da cultura” (BRASIL, 1997, p.48). Ainda, de acordo com o Documento, o aluno do ensino fundamental deve ser capaz de “utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos” O citado Documento não contempla, entretanto, o ensino de LE nas séries iniciais, ainda que assevere (conforme o PCN – Língua Estrangeira) que a LE tem papel fundamental na “formação educacional do individuo”. Questionamos, por isso, essa inclusão facultativa da LE nos ciclos I e II do Ensino Fundamenta I, porque sabemos que a formação do educando se inicia nas séries iniciais e entendemos que, para que o cidadão seja capaz de usufruir os bens e produções culturais e utilizar efetivamente os recursos tecnológicos em busca de conhecimento é necessário que ele tenha conhecimento da língua inglesa, já que essa é considerada uma língua internacional (Mckay, 2002). De acordo com os PCN Língua Estrangeira (PCN- LE), destinados aos ciclos 3 e 4 do Ensino Fundamental:

A aprendizagem de uma língua estrangeira, juntamente com a língua materna, é um direito de todo cidadão, conforme expresso na Lei de Diretrizes e Bases e na Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, publicada pelo Centro Internacional Escarre para Minorias Étnicas e Nações (Ciemen) e pelo PEN-Club Internacional. Sendo assim, a escola não pode mais se omitir em relação a essa aprendizagem. BRASIL, 1998

O próprio Documento admite o direito de todo cidadão à aprendizagem da LE, e que é responsabilidade da escola promovê-la, entendemos, desse modo, que as crianças também o têm e, logo, a escola de Ensino Fundamental I tem o dever de oferecer tal ensino.

3 PRINCIPAIS MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Os métodos que serão apresentado a seguir, são técnicas de ensino muito valiosas que levam em consideração as particularidades de seus alunos: coordenação motora; habilidades já trabalhadas na escola; desenvolvimento da fala, da escrita e da leitura; e, também, as particularidades de cada idade e capacidade que em determinada idade a criança pode ou não Rivers aponta que:

Desenvolver a capacidade intelectual do aluno através do estudo da língua estrangeira, aumentar a cultura pessoal do aluno através do estudo de textos literários e filosóficos, já que estes constituem a chave para a cultura; ampliar a compreensão do aluno a respeito do funcionamento de sua própria língua, ensinar o aluno a ler com compreensão a língua estrangeira, de modo que ele possa acompanhar a evolução do conhecimento humano, estar a par da leitura, pesquisa e informações dos tempos modernos; levar o aluno a participar de um maior entendimento entre os povos ao cruzar as barreiras nacionais dando-lhe uma visão mais humana do modo de vida e do pensamento do povo cuja língua está aprendendo; dotar o aluno de habilidades que permitam comunicar-se oralmente e, até certo ponto, também na escrita, com os que falam outra língua e com os povos de outras nacionalidades que também dominam esse idioma. RIVERS, 1975, p.8.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (370.1 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com