TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fernado Pessoa

Trabalho Universitário: Fernado Pessoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

PORTIFÓLIO DE LITERATURA Portuguesa III.

Quando falamos de Fernando Pessoa, o genioso artista faz-se necessário uma distinção entre os poemas , Ao Senhor Mario de Sá Carneiro, Mar Portugues, Acima da verdade e Eu nunca guardei rebanhos, poemas atribuídos a diferentes heterônimos, dentre os quais destacam-se, Alberto Caeiro, Alvaro Campos e Ricardo Reis.

O poema Ao Senhor Mario de Sá Carneiro, pertence ao autor Alvaro Campos, conhecido como o poeta da era moderna, ele é caracterizado pelo sono, cansaço, revoltas, angustia, pessimismo, tédio e outras. Algumas dessas características estão claras em:

“É antes do ópio que a minh’ alma é doente.”

“ E eu vou buscar ao ópio que consola/Um oriente...”

Quanto ao poema Mar Portugues, pertence a Fernando Pessoa, pude perceber na linguagem simples e espontânea, na rima e no uso de símbolo tradicional como o mar. O poema Acima da Verdade, pertence a Ricardo Reis, conhecido como poeta da razão, possuia uma forma humanista de ver o mundo e tem a concepção dos deuses como ideal humano. O poema afirma que a ciência é uma verdade, os deuses são mais ainda, portanto não cabe a ciência tentar desvendar esses mistérios dos deuses, mas adorá-los.O poema Eu Nunca Guardei Rebanhos, pertence a Alberto Caeiro, conhecido como o Mestre dos outros, poeta da natureza que está de acordo com ela e a vê na sua constante renovação. Ver para ele é conhecer e compreender o mundo. Logo se percebe a integração no seu rítimo na identificação da natureza quando o poeta diz que “a alma dele conhece o vento e o sol” e diz que “anda pela mão das estações”. O poeta é espontâneo escreve o que vê. A linguagem possui repetições frequentes e ele ver de forma objetiva e natutal a realidade.

Conclui-se que Fernando Pessoa foi um grande poeta, homem de grande pluralidade e densidade psicológica. Fernando Pessoa era capaz de se subdividir em varias personalidades completamente diferentes da sua os heterónimos. Cada um tinha uma maneira distinta de escrever, tendo despertado grande curiosidade e levando muitos a estudar Fernando Pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com