TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha de leitura

Por:   •  23/3/2016  •  Resenha  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

FICHA DE LEITURA

MENEZES, Luís. Matemática, literatura e aula in: Literatura e matemática. Portugal. Viseu: 2011.

No texto ‘Matemática, literatura e aula’, escrito por Luís Menezes, descreve sobre a aprendizagem que é um processo adaptativo, simultaneamente individual e coletivo, baseado na ação e na reflexão, no qual a comunicação tem um papel fundamental, na medida que permite estabelecer ligação entre as pessoas. E também é um processo que depende da capacidade de o aluno estabelecer conexões entre o seu conhecimento e as diferentes matérias que está a estudar e igualmente entre elas, assim as características específicas de cada um dos saberes potenciam o outro campo de saber. Por exemplo, a Matemática fornece à língua, e em particular à literatura, estruturação de pensamento, organização lógica e articulação do discurso, já a língua fornece à Matemática capacidades comunicativas, como a leitura e interpretação de texto (escrito e oral) e também capacidades de expressão (escrita e oral, em particular a discussão). O sucesso dessa combinação resulta de a literatura criar condições para o desenvolvimento do conhecimento e das capacidades matemáticas dos alunos, reforçando as ligações afetivas à disciplina.

“A comunicação, para além de se assumir como um objetivo curricular (nessa medida, acredita-se que é necessário aprender a comunicar), constitui uma orientação metodológica para o ensino, no sentido de promover a aprendizagem da Matemática (nessa medida, acredita-se na importância do comunicar para aprender)” (PMEB, p.68)

“A Língua Portuguesa é muito importante para percebermos os problemas que nos são colocados. Só resolvemos bem um problema se formos capazes de o interpretar.” (João, p.69);

“A especificidade da natureza do texto literário, diferente da do texto escolar, cria igualmente condições para que os alunos interajam e discutam o significado do que leem”. (Luiz, p.71)

Sendo assim, a aprendizagem não é um processo passivo, é necessário primeiramente a comunição entre aluno e professor porque é onde ocorre a transmissão de conhecimentos, pensamentos, questionamentos, dúvidas e esclarecimentos. Também é de total importância a conexão de conhecimentos e matérias, pois cada campo de saber potencializa o outro, fazendo com que nossas habilidades oral e escrita se desenvolva cada vez mais. Por fim, a principal importância é a prática, em que a partir do problema proposto tem que haver compreensão do enunciado de acordo com a habilidade adotada e após isso, a resolução do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com