TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Resumo ou Conteúdo

Por:   •  5/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento de Resumo ou Conteúdo

O fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento possibilita ao estudante, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento. De acordo com diversos autores, o fichamento deve conter a seguinte estrutura:

  1. REFERÊNCIA: Seguir ABNT 6023
  2. CABEÇALHOS:

Genérico: Título do capítulo a ser fichado;

Específicos: Seções e subdivisões do texto:

3. CORPO DO TRABALHO(TEXTO): É uma síntese das principais ideias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito. Os parágrafos devem ser iniciados por verbos ativos no infinitivo, deve-se ler o texto em sua íntegra considerando a discussão proposta pelo autor:

Descreve a dimensão a qual a pesquisa será encaminhada, quais os rumos a serem tomados analisando a problematização colocada pelo texto.

        Propõe questões que analisam o direcionamento do texto, a construção do tema a sua elaboração e problematização, seguindo os passos de seus objetivos. Construindo então toda a base lógica de reflexão e questões colocadas no texto fichado.

Conclui demonstrando para o leitor a dimensão apontada como considerações do texto

EXEMPLO:

Referência:

MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis (RJ): Vozes,2018. (pp. 96-124).

Título Genérico: Planejamento para a crise urbana no Brasil.

Títulos Específicos:

  • O contexto do Estatuto da Cidade;
  • O conteúdo do Estatuto da Cidade;
  • Lei de Zoneamento;
  • Planos e Planejamento Urbano;
  • Habitação no centro da política urbana;
  • Ampliação do mercado e produção privada não-lucrativa;
  • Recuperação de áreas não consolidadas.

Texto:

Realiza uma reflexão crítica das propostas de intervenção por meio de políticas públicas urbanísticas. Indica o histórico de leis e intervenções políticas que antecederam o Estatuto das Cidades, o CNDU, os PDs, a criação do MDU em 1985.

Historiciza o contexto de aprovação do Estatuto da Cidade, ao abordar de maneira rica a discussão de seu conteúdo e de sua caminhada para aprovação.

Enfoca o contexto político nacional que com o passar dos anos vai mudando radicalmente, tanto com a contrapartida do golpe militar quanto com criações de sistemas de financiamento habitacional que tem uma finalidade de desenvolvimento urbano, porém acaba por seguir um percurso diferente do idealizado.

Analisa de maneira crítica as limitações para a ação do planejamento, porém toda resposta que visa o planejamento deve ser interpretada como um processo lento, ela destaca a falta de eficácia dos planos urbanísticos em relação ao rumo tomado pelas cidades em seu vertiginoso crescimento.

Enfatiza as medidas do regime autoritário que diminui o acesso á moradia e á cidade e acaba causando o aprofundamento do fosso que separa o mercado imobiliário legal daqueles que não têm acesso. A partir daí começa uma série de manifestações por parte dos que ficaram refém do intenso crescimento econômico acompanhado da intensa repressão política na primeira metade dos anos 70.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com