TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do texto a educação – Sua natureza e função.

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  2.057 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Gilvan Lopes de Souza.

Curso: Música.

Professor: Laís Souza

Tema: fichamento do texto a educação – sua natureza e função.

DURKHEIM, Émile. Definição de educação. In: educação e sociedade. 3. Ed. Tradução de Lourenço filho. São Paulo: melhoramentos, 1952. P. 29-32.

A educação – sua natureza e função esta estruturado em cinco tópicos: as definições da educação: exame crítico, definição da educação, consequência da definição adotada, a função do estado em matéria de educação e, por fim, o poder da educação e meios da ação educativa.

Na primeira parte o autor faz um exame crítico acerca das definições de educação. Para isso cita a definição dada por Stuart mili “ é tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza(...)”, por Kant “ o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz” e o de James Mill “ a educação tem por objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes.” A este último, o autor se vale do pensamento de Spencer sobre o que seja felicidade e faz sua crítica, já que o homem varia infinitamente em suas escolhas e sofre com a influências do tempo e meio em que vive. No segundo caso, sua crítica é direcionada ao pensamento kantiano visto sermos diferentes e termos aptidões diferentes, portanto não podemos nos dedicar atudo ao mesmo tempo ou a um mesmo estilo de vida. No primeiro caso, deve-se ter em mente que o processo de educação é diverso, pois é influenciado por conhecimentos, ideias, costumes e tradições, ou seja, membros de uma mesma geração influenciam-se reciprocamente. Na segunda parte, o autor define educação como “ o meio pelo qual ela prepara, no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência” todavia, antes de definir educação ele leva em conta os sistemas educativos do passado e do presente, compara-los e percebe características comuns, dentre elas a influência do adulto sobre a criança. Percebe-se nos sistemas educativos que a educação varia com as classes sociais, com as regiões, com as faixa etárias e é cada vez mais diversificada e especializada. Nota-se que a educação não pode ser homogênea e igualitária devido as diferentes aptidões; há sempre uma religião comum e princípios culturais que a permeiam, pois ocorrem no âmbito familiar e comunitário; tem por objetivo fixar ideias na consciência do educando, por isso busca repassar suscitar estados físicos e mentais considerados indispensáveis. “Em cada um de nós pode-se dizer que existem dois seres, um constituído de todos os estados mentais que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; o outro é um sistema de ideia , sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as tradições nacionais (...) a sociedade nós impõe regras e forma um ser social bom ou mal vai das propostas que ela nos oferece no qual podemos fazer bom uso da educação para bem ou para um mal, porem o ser humano vai querer sempre melhorar através da educação e aprender mais e mais não ficando conformado com essas oposições e obrigações que a sociedade nós impõe.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com