TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonetica e fonologia

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  1.048 Visualizações

Página 1 de 4

        Introdução á fonética        

A fonética vem a ser o estudo dos sons, cabe a ela analisar os sons que os falantes pronunciam tanto sua particularidade acústica e perceptiva, seu interesse e no som da pronuncia.

Ou seja, o fone criado pela pronuncia da fala, o fone nada mais é do que as partículas do som, ou seja, a união de vários fones cria-se os fonemas, portanto uma palavra completamente pronunciada como Porta e uma junção dos fones sendo assim os sons de cada letra sendo um fone.

Introdução a fonêmica

A fonêmica e responsável por estabelecer uma ligação entre os fonemas e os alofones

Tratando de propor um método para a formação deste para uma conversão escrita

Fonemas e Alofones

Os  Fonemas os sons emitidos da fala, as distinções lingüísticas, as variantes lingüística regionais, os sons emitidos por cada indivíduo produz um fonema ou seja cada um tem seu idioleto.

Os alofones os variantes de uma mesma realização fonética como, por exemplo:

Com  o Fonema /s/

Dependendo co contexto temos 4 realizações fonéticas.

[ʃ]       de[ʃ]cer      descer

[ʒ]      ra[ʒ]gar       rasgar

[s]      [s]altar         saltar

[z]      o[z] olhos   os olhos

              O Significado que atribuímos á linguagem

A linguagem de forma direta podemos dizer que é o ato da comunicação, ou seja, as línguas existem para a comunicação entre os indivíduos, no entanto sabemos que a linguagem não se trata apenas da fala em si, mais das expressões corporais da fala

Seria Como dizer “o Corpo fala quando a boca se cala”.a linguagem envolve tanto as letras que formam as palavras,como as expressões utilizadas para a pronúncia do falante e principalmente os sons emitidos pelo mesmo.

A linguagem ela pode ser culta/normativa, por exemplo, o seu Jose ali da padaria não usa a mesma “linguagem “ que o Advogado Fernando que por sua vez tem  u ma linguagem diferente do DR. Augusto,e assim por diante temos as variantes lingüísticas

Regionais (sotaques), variantes lingüísticas Formais e as não formais, além da linguagem verbal e não verbal.

Tudo isto devemos a nossa cultura, as miscigenações ocorridas no País que tem em seu

Berço os traços, Português, Espanhol, Italiano, Francês... Etc. alem dos nativos a já considerada língua morta dos índios.

A diferença entre Língua e Fala

A língua são os conjuntos de regras que servem para compor,estruturar,organizar um grupo de palavras,para que a comunicação entre o discursou e o ouvinte seja feita de forma coerente e plausível .

Já a fala e a forma subjetiva que cada individuo têm para compor sua “Comunicação”

Com outro individuo, ou seja, trata das suas formações de opiniões,seus preceitos,sua bagagem lingüística,seu sotaque,seu  meio social que incorporar na sua fala,criando assim as variantes lingüísticas.

Cada individuo tem uma forma de se comunicar, com outro seja esta forma a linguagem da norma-culta ou a linguagem digamos “não-formal”.

As nossa língua e composta por vários símbolos lingüísticos onde cada individuo o percebe e o reproduz de forma particular,com  pessoas do seu meio,mais mesmo este conversando com um juiz,advogado,ou medico será compreendido,pois a fala pode ser até diferente mais a língua e a mesma,permitindo que  todos possam se comunicar e se inter -relacionarem  .

O significado de Fonética e Fonologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com