TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo Rasuras: Estudos De Práticas De Leitura E Escrita.

Pesquisas Acadêmicas: Grupo Rasuras: Estudos De Práticas De Leitura E Escrita.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal da Bahia

Instituto de Letras

Departamento de Fundamentos para o Estudo das Letras

Disciplima LET A04 – Seminários Interdisciplimares de Pesquisa

Docente: Norma Suely Pereira

Discente: Cátia Monique Oliveira Tambuc

RESENHA

Palestra: Assistida no dia, 22 de Março de 2013, na aula de LET A 04 – seminários interdisciplimares de pesquisa – organizada e orientada pela doutora Norma Suely Pereira, UFBA.

Palestrante: José Henrique de Freitas Santos, professor Adjunto I de Língua Portuguesa da Universidade Federal da Bahia, onde trabalha com componentes curriculares ligados à Língua, poder e diversidade cultural e à Leitura e Produção de Textos. Doutor em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura, é docente do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura do ILUFBA. Atualmente coordena o grupo de pesquisa "Rasuras: estudos de práticas de leitura e escrita" e é tutor do PET Comunidades Populares (Interdisciplinar). Integra ainda os núcleos Ayoká-Kianda (UNEB) e o NELT - Núcleo de Estudos das Linguagens e suas Tecnologias (UFBA). Seus campos de atuação são: Língua Portuguesa, Letramentos, Estudos étnicos, Literaturas de língua portuguesa, Estudos culturais. O professor também autor do livro AFROPLAGICOMBINADORESCIBERDÉLICOS: afrociberdelia e plagicombinação nas letras de Chico Science & Nação Zumbi (Quarteto Editora, 2006) o qual é definido por Marcos Botelho como "abre-te sésamo conceitual", em que "se discute como a concatenação de África, cibercultura e psyco-funk-samba-punk-coco-dub emerge como lócus enunciativo para uma discussão étnica à luz das reconfigurações identitárias atuais".

Tema: Grupo Rasuras - Estudo de Práticas de Leitura e Escrita.

O grupo de pesquisa Rasuras, tem como líderes e pesquisadores, o professor José Henrique de Freitas Santos e Ana Lúcia Silva Souza. O grupo tem como área prodominante a Linguística, Letras e Artes, e Letras, atuando na instituição Universidade Federal da Bahia. O projeto Rasuras prevê como resultados: mapeamento dos textos e estratégias didáticas utilizadas nas Oficinas de Leitura e Produção de Textos; descrição do perfil do discente-leitor de Letras, rastreando seu universo de leituras; ênfase no letramento digital dos discentes das Oficinas de Leitura e Produção de Textos e discussão acerca dos impactos produzidos por esse processo de aprendizagem;elaboração de material didático que ficará disponível para uso nas Oficinas de Leitura e Produção de Textos, oferecidas para os diversos cursos da Universidade; formulação de acervo de imagens sobre as práticas leituras comuns no campus; oferecer subsídios para a formação do pensamento crítico sobre leitura na contemporaneidade e sobre a leitura em Letras.

O palestrante utilizou como material de apoio, slides,discorrendo sobre os processos de leitura e escrita que se disseminam de forma indisciplinar e multissemiótica pelas periferias da Bahia. Falou sobre configurações identitárias que os jovens utilizam, como grafitagem, tatuagem, e de todo processo de expresão explícitas nas paredes que caminham até as telas. Complementou ainda a importância do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com