TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÊNERO SEXUAL: A HOMOSSEXUALIDADE EM NOTÍCIAS EM GOIÁS

Por:   •  18/5/2019  •  Resenha  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

GÊNERO SEXUAL: A HOMOSSEXUALIDADE EM NOTÍCIAS EM GOIÁS

RAYSSA NICOLLY GOMES R. SILVA

RUBER PAULO SILVA PINHEIRO

ORIENTADORA:

FERNANDA SURUBI FERNANDES

IPORÁ-GO

2017

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

GÊNERO SEXUAL: A HOMOSSEXUALIDADE EM NOTÍCIAS EM GOIÁS

Trabalho apresentado para a obtenção parcial de nota da disciplina Metodologia Científica, orientado por Fernanda Surubi Fernandes.

INTRODUÇÃO

A homossexualidade refere-se a um gênero que tem relações afetivas pelo mesmo sexo. Ele tem o livre arbitro de escolher a quem se envolver, porém isso causa uma grande polêmica ao seu redor, pois o individuo torna-se vitima das condições históricas e sociais que ainda marcam a relação heterossexual como a “normal”, pois mesmo que seja pessoal, acaba afetando todos os indivíduos que fazem parte de sua vida.

Atualmente a homossexualidade se difere com os padrões impostos pela sociedade, tornando-se uma ênfase de discussões em Escolas, Republicas e Igrejas, muitos indivíduos são a favor deste ato, já outros não e o índice tem aumentado para 5%, segundo o Instituto Kinsey, os Homossexuais, algo preocupante para quem é contra, pois muitos defendem os rótulos sociais e não querem que sua família “perfeita” se envolva neste parâmetro, ainda sim, muitas pessoas praticam homofobia.

O Ato de não aceitar Homossexuais gera o preconceito homofóbico, que é o grande problema dos homossexuais, uma pessoa homofóbica ela é capaz de agredir não só verbalmente como fisicamente, e isto é intolerável, porque em um mundo cheio de avanços tecnológicos, deveria evoluir-se também o crescimento interior das pessoas para que ambos possam respeitar a escolha uns dos outros. Pessoas que são contra relata que isto pode ser causado por uma doença psicológica ou hereditária, mas segundo alguns psicólogos e psiquiatras, isso é apenas uma questão de escolha.

Nessa perspectiva, esta pesquisa pretende analisar a questão da homossexualidade nas notícias veiculadas na mídia de Goiás, questionando: como o homossexual é significado nas notícias midiáticas no Estado de Goiás?

JUSTIFICATIVA

Em prol disto, este tema é sempre apontado como um debate sem solução que chama a atenção de quem começa a pesquisar sobre, se colocar no lugar de um homossexual gera dúvidas do que se passa em sua cabeça, ou a que levou que ele(a)  a fazer esta escolha, pois todos estão sujeitos ou já passaram por alguma situação constrangedora a qual expôs seu preconceito ao individuo mesmo que não quisesse, pois até em uma brincadeira, existe preconceito. Assim, este estudo pretende contribuir com discussões acerca da homossexualidade e o preconceito na sociedade atual.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Refletir sobre a homossexualidade e o preconceito na atualidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Mostrar sobre a homossexualidade na sociedade em sua evolução histórica até a atualidade.
  • Selecionar notícias que circulam na mídia de Goiás sobre a homossexualidade.
  • Analisar as notícias selecionadas para compreender como o homossexual significa as práticas sociais.

REVISÃO TEÓRICA

Segundo Carmen o que prejudica a sociedade atualmente, não é a homossexualidade, mas sim o preconceito que ambos diferem, para ela, cada qual tem sua genética, crença, cultura e valor, independente ser for gay ou lésbica, cada qual é autor da sua própria história, pois é dever e direito todos terem o livre arbitro para fazer suas próprias escolhas.

Já a psicóloga Adriana Camargo do Nascimento, defende que é humano todos passarem por mudanças, porque se tratando de seres humanos, todos estão sujeitos a sentirem angústias, baixa estima, depressão e passando por todos estes conflitos, encontrar um ombro amigo chamado “preconceito” pode levar ao indivíduo a um suicídio.

Por isto é necessário uma conscientização da sociedade para contribuir com a diminuição dos casos de homofobia.

METODOLOGIA

Analisar as notícias que estão expostas atualmente sobre homofobia, preconceito e homossexualidade na mídia.

Buscar em escrituras biográficas conteúdo sobre o tema abordado para a exposição deste e selecionar materiais que irão contribuir para uma possível palestra a qual todos os alunos do 2º Período de Letras irão participar.

RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que as pessoas tenham respeito umas com as outras, buscando entender suas escolhas sem as julgar, pois todos estão hábitos a mudarem constantemente, por isso não cabe a ninguém aderir o preconceito em sua vida. E também que o trabalho alcance as expectativas propostas e seja publicado para divulgação dos resultados da pesquisa e que haja reflexão sobre a homossexualidade.

CRONOGRAMA

MES/ETAPAS

Jan.

Fev.

Mar

Abr.

Mai.

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.

Levantamento bibliográfico

X

x

X

x

x

x

X

Produção de resenhas/

Fichamentos

x

x

x

Coleta de dados/

Entrevistas

x

X

x

X

Análise dos dados

x

x

Organização do roteiro/partes

x

x

x

X

x

x

x

Redação do trabalho

x

x

X

x

x

x

x

Apresentação do trabalho

x

Participação em eventos

x

x

Publicação de artigos/resumos expandidos

x

x

REFERÊNCIAS

Instituto Kinsey: Contra a discriminação por orientação sexual. Disponível em: www.homofobianaoexiste.wordpress.com. Acesso em 17 nov.2017.

NASCIMENTO, Adriana Camargo do. Preconceito em sociedade: Homossexualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com