TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÊNEROS JORNALÍSTICOS: NOTÍCIA

Por:   •  28/1/2018  •  Artigo  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

GÊNEROS JORNALÍSTICOS:  NOTÍCIA

Neide Lopes dos Santos1

Rosimeire da Cunha Scarpat2

[pic 1]

_____________________________

1, Pós graduada em Especialização Intitulada Psicopedagogia Institucional com abordagem clínica pela Universidade FID Email neideopesdossantos@hotmail.com

2 Pós graduada em Especialização Intitulada Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira Email rosescarpat@hotmail.com


INTRODUÇÃO

 Este projeto cuja temática “notícia jornalística ” destina-se ao cumprimento da carga horária exigida para o curso de “Oficina de Língua Portuguesa” que objetiva a articulação da teoria/prática e o nosso objetivo é despertar no aluno o interesse  pelo estudo do gênero.  A notícia é um dos principais gêneros textuais da esfera jornalística, podendo ser considerada a matéria-prima de um jornal. Em nossa prática pedagógica particularizamos a notícia impressa.

         De acordo com o dicionário Priberam (2008-2013) notícia é a informação sobre assunto ou acontecimento de interesse público, difundida pelos meios de comunicação.  Já em se tratando de gênero textual a notícia tem suas características  próprias, com propósitos discursivos cuja finalidade é informar o leitor/expectador acerca dos fatos que circundam na sociedade. Outro fator primordial é que quem transmite a noticia não deve opinar, deve manter a imparcialidade e a objetividade, para isso deve se compor a estrutura   por título, subtítulo, lead e estrutura (corpo da matéria).O título deve chamar  a atenção do leitor. à leitura e informa brevemente sobre o assunto. O subtítulo acrescenta informações ao título. O LEAD (lide) se apresenta de forma breve, muitas vezes no primeiro parágrafo ,nele são expostas as informações que mais despertar a atenção do leitor para continuar com a leitura do texto. Busca responder às questões: Quem? Onde? O que? Como? Quando? Por quê?  O texto é escrito na 3ª pessoa do discurso e com verbos que indiquem ação. Podendo usar acessórios que contribuam na informação, fotos, entrevistas, sites, boxe ou apenas frases ou comentários de alguma pessoa envolvida com a notícia, podendo ser exposta de forma reproduzida entre aspas.

Na regência trabalhamos com gêneros da esfera jornalística, apresentando aos alunos quais textos de cunho informativo  aparecem no suporte jornal ,  parte fundamental  para que compreendam a função  social de cada  um, suas intenções discursivas , características e  composição estrutural.

 O propósito foi seguir as estratégias de leitura  segundo Solé  

"O ensino das estratégias de leitura ajuda o estudante a aplicar seu conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto e a identificar e esclarecer o que não entende”.

 Nosso eixo temático foi particularizar o gênero noticia, haja vista que no cotidiano escolar os alunos sempre relatam fatos que acontecem em suas ruas, bairros ou na cidade como um todo.

O que nos chama a atenção é a forma como é descrita a noticia. As noticias trazidas pelos alunos, as quais deixam muitas perguntas sem respostas que são importantes para a compressão da informação apresentada, após trabalhos desenvolvidos com os alunos esses puderam constatar que nas noticias que os mesmos trazem sobre acontecimentos do dia-a-dia faltam características importantes ao gênero estudado. E importante que o professor ao trabalhar um gênero textual na escola siga uma seguência didática que é a compreensão leitora que se organiza em três etapas temporais; antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura

METODOLOGIA

O trabalho com gênero jornalístico com foco na notícia foi  desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa por ambas professoras em turnos  opostos e teve como referencial as turmas  de 8º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Domingos Briante”, localizada em São José do Rio Claro-MT, cada sala com 30 alunos matriculados na faixa etária de 13 a 14 anos de idade

As turmas contempladas foram devidas ter a maior carga horária semanal em que o trabalho se desenvolveria. Com o objetivo de motivar os alunos para o tema, as aulas foram planejadas com dinâmicas diferenciadas da rotineira com o propósito de ter maior participação e interesse dos educandos pelo conteúdo abordado.

Para início de conversa e descontrair a turma, foi lido o poema de Manuel Bandeira.

  “Poema tirado de uma notícia de jornal”

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num [barracão sem número.

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu

Cantou

Dançou

Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.  

Após a leitura oral do poema abordamos os questionamentos explícitos e implícitos com as seguintes perguntas:

  1. O que aconteceu? Qual é o principal fato relatado?
  2. Quem é o personagem envolvido?
  3. Quando o fato ocorreu?
  4. Onde ocorreu?
  5. Como o personagem morreu?
  6. Por que o personagem agiu dessa forma?
  7. De onde essa notícia foi extraída?

Segundo Isabel Solé (1988), as estratégias de leitura são as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da leitura proficiente. Sua utilização permite compreender e interpretar de forma autônoma os textos lidos e pretende despertar o professor para a importância em desenvolver um

trabalho efetivo no sentido da formação do leitor independente, crítico e

reflexivo.Sendo assim cabe ao professor ajudar a formar leitores competentes ao Criar estratégias de leitura significativas onde exercitam as principais ações para a interpretação.

Em seguida  foi feita uma sondagem com os alunos a fim de diagnosticar os seus conhecimentos prévios sobre o gênero  e inserir as  noções sobre suas características, estrutura e o veículo por onde esses textos circundam socialmente.Segundo Isabel Solé (1988) ao utilizar as estratégias antes, durante e depois da leitura ajudam o estudante a interpretar o texto, a identificar as coisas que não entende e esclarecê-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (875.1 Kb)   docx (879.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com