TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenção Pedagógica Uma Análise de Terapia Assistida por Animais

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE MATEMÁTICA

DISCIPLINAS: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

TATIANE VEDAN DE MELLO

RA 9675462438

DESAFIO PROFISSIONAL, ENTREGUE COMO REQUISITO PARA CONLCUSÃO DAS DISIPLINAS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR TUTOR À DISTÂNCIA GENEVALDO CARNEIRO OCANHA

TELÊMACO BORBA – PR

15/09/2014

INTRODUÇÃO

        O presente projeto de intervenção pedagógica terá como tema uma análise de terapia assistida por animais, para a melhoria do aprendizado como consequência da melhoria do comportamento de determinados alunos da Escola Municipal Antônio Cunha.

        A terapia assistida por animais é um método de ensino que utiliza animais para interagirem com os alunos em sala de aula, objetivando o aumento do desempenho escolar e responsabilidade.

        Foram avaliados alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, os quais estão na faixa etária de 8 a 9 anos.

PERFIL DA TURMA

Mapeamento do perfil da turma

Nome da Escola: Antônio Cunha

Ano ou série: 3° ano

Número de alunos: 18

Meninos: 8

Meninas: 10

Descrição do perfil da turma: A turma em questão apresenta alguns alunos com dificuldades de comportamento e de aprendizagem. São alunos agitados, apresentando bastante ruído, o que dificulta no controle da turma para que o professor possa realizar seu trabalho. Alguns são agressivos, outros necessitam realizar trabalhos socioeducativos, outros apresentam facilidade no aprendizado

Mapeamento dos principais problemas comportamentais

        Este projeto teve como sujeitos dois alunos que possuem maiores problemas de comportamento e de aprendizado. Um deles é Guilherme da Silva, 9 anos e Natalia dos Santos, 8 anos.

        Guilherme é um menino inteligente, mas é muito agressivo dentro da sala de aula, tem dificuldades em fazer atividades junto com seus colegas e não reage muito bem à intervenção do professor, assim prejudicando seu êxito nas atividades, se alimenta bem, possui alguns maus hábitos de higiene típicos de crianças.

        Natália é uma menina que tem um grau de hiperatividade, possui uma agitação muito maior que os demais alunos. É inteligente, mas tem dificuldade de manter o foco nas atividades, é ansiosa. Fica conversando o tempo todo com os colegas assim prejudicando todos na sala de aula, se alimenta bem, apresenta boa higiene.

        O TAA consiste num conceito que envolve a recreação e distração por meio do contato das pessoas com os animais. Tem como objetivo da melhoria de aspectos gerais, como motivacional e emocional, contribuindo para o bem estar social e psicológico das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com