TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E DISCUSSÃO DO CONTO "O SAFÁRI DEFINITIVO"

Exames: LEITURA E DISCUSSÃO DO CONTO "O SAFÁRI DEFINITIVO". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 3

A- Gordimer era contra o regime de Apartheid, que tentava desestabilizar o povo. Fica claro no texto, quando a escritora utiliza a descrição de todo o sofrimento daquele povo à procura de condições melhores de vida.

B- O tema principal é retratar o sofrimento dos moçambicanos, durante a descolonização moçambicana, onde eram maltratados e não tinham condições humanas de sobrevivência – alimentos, água, direito a escola ou religião, e até mesmo, ao próprio teto, já que, “os ladrões” invadiam tudo a fim de exterminá-los e criarem sua própria nação.

2- A história é toda narrada em primeira pessoa, uma garotinha que viveu durante este período e perdeu o pai, a mãe e o avô nessa confusão.

3- Por ser uma característica de estilo, ou seja, a autora utilizou a língua inglesa para sua personagem, características próprias do colonizador para que a garota fosse considerada colonizada.

4- O conto nos deixa claro que a mulher possui papel fundamental, não só na história, mas na sociedade, em um todo, já que, a personagem principal é uma garotinha que narra o texto, logo após vem a perda da mãe, que era o porto seguro das crianças, e com essa perca, a avó entra em cena, cuidando e protegendo-os.

5- Os refugiados precisavam cruzar o Parque Krueger. Este lugar representava a esperança de uma vida melhor, onde poderiam viver em paz, sem medo, porém, ainda, com muita luta.

6- Os leões significavam o medo que eles enfrentavam do não saber o que seria da vida deles à procura de melhorias, mas ao mesmo tempo, retrava a força e esperança de que conseguiriam enfrentar tudo e conquistariam um futuro diferente daquele em que viviam em Moçambique.

7- Representa não viver mais com medo e em meio de guerra, e ao mesmo tempo, de não ficar sem ter o que comer, beber ou poder sair de casa para ir à escola, à igreja ou a qualquer outro lugar.

8- Uma mulher branca que estava fazendo um filme sobre os refugiados de Moçambique.

A moça faz inúmeras perguntas, que seguem: “Quanto tempo você está vivendo assim?”, “ E o que espera para o futuro?”, “Espera voltar para Moçambique... para o seu país?”, “Mas quando a guerra acabar... não vão deixar vocês ficarem aqui. Não quer voltar para casa?”

A avó respondeu não ter mais casa em Moçambique, pois para ela, a casa era sua família, seu esposo e filha, os quais perdeu na guerra e no Parque Krueger. Enquanto, que o desejo da narradora era retornar pelo parque a fim de encontrar seu avô e sua mãe estar esperando-os em casa.

9- Essa história é uma grande lição de vida para todos nós, pois nos mostra o quão injusta é a vida com algumas pessoas. Às vezes, damos muito valor ao que não merece de fato, e esquecemos as pequenas coisas que realmente importam, como o amor da avó com seus netos; ela tirou o que era dela para oferecer-lhes o melhor, pesando sempre neles primeiro, para depois olhar para si própria, além de ter segurado suas emoções para não os deixar ainda mais assustados e atormentados com tudo o que passaram ainda tão jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com