TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 12

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CRISTÃ DO BRASIL

FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL – FAIBRA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

JOCINEIDE RIBEIRO DOS REIS DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMBURANAS

2015

JOCINEIDE RIBEIRO DOS REIS DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Integrada do Brasil como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota na disciplina, sob orientação da professora Paula Carine Souza Dantas Lelopo.

UMBURANAS

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 Tema e Delimitação do Tema        4

1.2 Problemas de Pesquisa        4

1.3 Objetivos        5

1.3.1 Objetivo geral        5

1.3.2  Objetivos específicos        5

1.4 Justificativa        6

2.0 REFERENCIALTEÓRICO..................................................................................................8

        

1 INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa pretende fazer uma avaliação a respeito da importância dos contos de fada na educação infantil, analisando o fantástico mundo das crianças, além de despertar o gosto pela apreciação da leitura desse tipo de texto. Levar-se-á o leitor a fazer uma viagem maravilhosa pelos caminhos do imaginário, considerando e mostrando toda a importância que tal recurso proporciona satisfatoriamente na formação pré-escolar e na fase de aquisição da leitura escrita. Baseado na pesquisa bibliográfica, o projeto mostrará as origens dos contos de fadas na educação infantil.

1.1 Tema e Delimitação do Tema

Os passos iniciais na formação moral, social e literária da criança são as histórias infantis. Elas estão demonstradas, na linguagem oral e escritas, por meio das tradições e anseios de um povo, na trajetória do seu desenvolvimento. Diante disso, contar e ouvir estórias são atividades mais antigas do homem. Pessoas de todas as condições socioculturais têm prazer de ouvir e contar estórias. Neste projeto possibilita ao leitor a compreender a importância do estímulo do gosto e o prazer pelos contos de fadas em nossas crianças, uma vez que eles permitem que elas se acostumem com os conflitos que vivenciam.

Dessa forma pode destacar-se que nos contos de fadas os acontecimentos e processos são contados de uma forma simbólica, retirando do mundo palpável representações impossíveis e improváveis, porém intimamente relacionadas ao mundo material. Mesmo assim, os contos de fadas emocionam todos profundamente e, quando bem contados, tocam nos sentimentos, deixando as pessoas pensativas como que degustando as palavras. Entretanto, para as crianças são um sustento indispensável, entre os quatro e onze anos, pois nesta fase elas vivem aquela consciência pictórica, do mesmo modo que foi vivida no passado pela humanidade.

1.2 Problemas de Pesquisas

O conto de fada desde os períodos antigos tem seu lugar na literatura e é bastante usada para a aprendizagem das crianças não somente na educação infantil, mas pode ser usada ao longo da vida escolar. Mesmo assim, permanece uma grande dificuldade para que essa metodologia de leitura seja aceito por completo pela escola, devido os barreiras encontradas, como por exemplo, o descaso da sociedade em relação ao conto de fadas por acharem que ele pode causar alienação e atrapalhar a relação com o mundo real, a dificuldade do acesso aos livros de contos e entre outras que acabam fazendo com que o professor abandone esse momento agradável e enriquecedor nas aulas da educação infantil. Sabemos que a leitura contribui significativamente para o desenvolvimento da criança, mas será que o conto de fadas pode mesmo ajudar a criança a desenvolver o cognitivo e aprender através de estórias de faz de conta? Partindo da indagação reflexiva inicial a problemática deste projeto concebe-se em: Como os Contos de Fadas podem ajudar no Desenvolvimento Educacional da Criança?

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo geral

Compreender a importância do Conto de Fadas no desenvolvimento das crianças na turma de Educação Infantil.

1.3.2 Objetivos específicos

  • Avaliar a importância do conto de fadas na aprendizagem das crianças nas turmas de Educação Infantil de 04 a 05 anos;

  • Adaptar as contribuições, necessidade e os benefícios para o desenvolvimento da criança;

  • Averiguar os recursos utilizados para o uso dos contos de fadas; e

  • Conferir a inclusão do conto na Educação Infantil.

1.4 Justificativa

Sendo assim, o conto de fadas pode contribuir para socialização porque é uma forma de habilitar a criança a viver em grupos, onde são transmitidos valores culturais através da literatura. Ensinar por meio de contos de fadas torna o desenvolvimento e a aprendizagem mais dinâmica e diminui a impressão da obrigatoriedade, despertando o interesse da criança para a leitura. BETTELHEIM (2002, p.12) fala que os contos de fadas são ímpares, não só como uma forma de literatura, mas como obras de arte integralmente compreensíveis para a criança, como nenhuma outra forma de arte é. O conto pode ser uma ferramenta favorecedora na aprendizagem, tornando-se prazerosa e competente na possibilidade do desenvolvimento cognitivo, devido à leitura do conto ser agradável a criança sente prazer ao ler, dessa forma ela trabalha com o imaginário e a criatividade e com auxílio do professor obter um aproveitamento mais completo. Trabalhando o conto de fadas, os alunos criam significados para os contos e adquirem o prazer pela leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com