TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  19/4/2016  •  Artigo  •  7.795 Palavras (32 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

LICENCIATURA INTEGRADA EM LETRAS – PORTUGUÊS / INGLÊS

SULIVAN LOPES PESSOA

A LEITURA DOS JOVENS ORIXIMINAENSES: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO 3ª ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE JOSÉ NICOLINO DE SOUZA

ORIXIMINÁ – PARÁ

DEZEMBRO DE 2015

SULIVAN LOPES PESSOA

A LEITURA DOS JOVENS ORIXIMINAENSES: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO 3ª ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE JOSÉ NICOLINO DE SOUZA

Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Federal do Oeste do Pará - Curso de Licenciatura Integrada em Letras – Habilitação em Português e Inglês, sob orientação da Professora Ingrid Nayara Duarte de Jesus Matos.

ORIXIMINÁ – PARÁ

DEZEMBRO DE 2015

A LEITURA DOS JOVENS ORIXIMINAENSES: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO 3ª ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE JOSÉ NICOLINO DE SOUZA

Sulivan Lopes Pessoa[1]

Ingrid Nayara Duarte de Jesus Matos[2]

RESUMO: Nesta pesquisa, objetiva-se examinar como a leitura está sendo vivenciada e visualizada no âmbito do Ensino Médio, especificamente às turmas do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Padre José Nicolino de Souza da Cidade de Oriximiná – Estado do Pará. A pesquisa justifica-se por contribuir com uma visão singular sobre a leitura em nosso município, servindo como suporte de dados de cunho histórico e social que permeiam o assunto, em um local que é carente de dados concretos. Para este trabalho, será traçado um histórico da leitura baseado em pesquisa bibliográfica, que segue desde seus primórdios até os dias atuais. A seguir será feita a análise dos questionários direcionados a um total de 158 alunos da Escola Pe. José Nicolino, por fim, serão elaboradas as conclusões acerca da proposta pretendida. Espera-se contribuir para o entendimento da leitura enquanto prática social dentro de nosso município dado que ela é uma atividade transformadora e precisamos compreender como é essa vivência para o jovem.

        

Palavras-chaves: Leitura, Ensino Médio, Alunos, Leitores.

ABSTRACT: In this research, the objective is to examine how reading is being experienced and viewed in the context of high school, specifically the divisions of the 3rd year of the State Preparatory High School Father Joseph Nicolino de Souza City Oriximiná - State of Pará. The research is justified If for contributing a singular vision about reading in our county, serving as media history and social nature that permeate thesubject, in a location that is lacking in hard data. For this work, is drawn a reading based on historical literature, which follows from its beginnings to the present day. The following will be the analysis of questionnaires directed to a total of 158 students from the School Fr. José Nicolino, finally, the conclusions will be drawn about the intended proposal. It is expected to contribute to the understanding of reading as a social practice within our municipality since it is a transformative activity and we need to understand how this experience for the young.

Keywords: Reading. High school. Students. Readers.


INTRODUÇÃO

O ato de ler é uma prática que sofreu e sofre grandes mudanças no decorrer de sua trajetória. Entretanto, desde seus primórdios até a contemporaneidade metamorfoseou a sociedade. Isso ocorre pelo fato de ser uma temática muito abrangente, a ela estão relacionados muitos elementos, dos quais podem ser mencionados: língua, linguagem, letras, literatura, escrita, autor, leitor, livro, escola, condições de produção, decomercialização, de divulgação e de aceitação, valor econômico, poder, transformação, classe social, acessibilidade, atividades e funções sociais desempenhadas, memória, entretantos outros.

Desta maneira, não há como não relacioná-la a, pelo menos alguns, desses fatores. Com base nesses aspectos, se torna imprescindível notar que a realidade brasileira tem mostrado, através dos números expressos nos resultados dos instrumentos de avaliação nacionais e internacionais, estatísticas que comprovam o desempenho dos alunos brasileiros em relação à leitura, em geral, insatisfatórios. O brasileiro lê em média quatro livros por ano e apenas a metade da população pode ser considerada leitora. É o que revela a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, divulgada no dia 28 de março de 2012 pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência.

A leitura e seu ensino estãoincluídos no quadro brasileiro da chamada “crise da leitura”, isto é, fala-se bastante na problemática dos leitores em nosso país, que está caracterizada pelo baixo índice de leitores e de oportunidades relacionadas a ela, como o pouco acesso aos livros, o baixo número de bibliotecas de qualidade, as dificuldades geográficas e econômicas, enfim, ou seja, condições que não oportunizamalternativas perspicazes para se sair da ineficácia.

Nessa perspectiva, foram consultados diversos autores, que sustentam a proposta mencionada neste trabalho, trazendo suas opiniões acerca do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.

Segundo Silva (1993, p. 43), “a leitura é um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. [...] Ler é atribuir sentido ao texto, relacionando-o com o contexto e com as experiências prévias do leitor”. A leitura entra em campo para instruir o leitor a compreender um texto, de forma que promova diferentes resultados e sentidos, o que cria condições de o aluno desenvolver uma competência discursiva bem melhor. A fim de atingirmos nosso objetivo, partimos do pressuposto de que a atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)   pdf (432.3 Kb)   docx (170.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com