TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA SALA DE AULA .

Por:   •  10/4/2017  •  Artigo  •  4.223 Palavras (17 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 17

LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA SALA DE AULA[1].

GUIOMAR AGUIAR[2]

RESUMO

Este trabalho traz um estudo sobre os desafios e as possibilidades do Letramento Literário nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a formação de leitores na escola básica, tendo como norte os conceitos de Letramento, Letramento Literário e as Práticas de Letramento no âmbito da sala de aula, a partir da revisão bibliográfica. A fundamentação teórica teve por referência: Soares (2001; 2003), Kleiman e Matêncio (2005) e Souza e Cosson (2011), em especial, visando a trazer suporte para uma reflexão, de forma a ser possível aprofundar o nível de entendimento sobre o fazer docente e pedagógico do letramento literário na sala de aula. Assim, ao dialogar com os teóricos sobre estas práticas, assentamos o princípio de que a escola básica é o berço para esse letramento, não só literário, mas para a vida cidadã das crianças e jovens que estão se formando neste espaço privilegiado, onde devem ser lançadas as bases para a formação cidadã e crítica dos indivíduos. Os estudos apontam para as ações docentes que não se restringem ao professor de Língua Portuguesa, mas a todos os profissionais da educação que estão no processo de ensino-aprendizagem dos anos inicias do Ensino Fundamental. É importante compreender que o letramento literário é bem mais do que uma habilidade pronta e acabada de ler textos literários, pois requer uma atualização permanente do leitor em relação ao universo literário. (SOUZA e COSSON, 2011) e assim todos os envolvidos na escola devam ser capazes desta formação de leitores críticos e autônomos na sociedade.

Palavras chave: Letramento. Letramento Literário. Literatura Infanto-Juvenil. Práticas em sala de aula.

1 INTRODUÇÃO

        O presente artigo vem apresentar o estudo sobre os desafios e as possibilidades do Letramento Literário nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a formação de leitores na escola básica, tendo como norte os conceitos de Letramento, Letramento Literário e as Práticas de Letramento no âmbito da sala de aula, a partir da revisão bibliográfica. Trata-se de uma discussão e diálogo visando a trazer suporte para uma reflexão, de forma a ser possível aprofundar o nível de entendimento sobre o fazer docente e pedagógico do letramento literário na sala de aula. Assim, ao dialogar com os teóricos sobre estas práticas, assentamos o princípio de que a escola básica é o berço para esse letramento, não só literário, mas para a vida cidadã das crianças e jovens que estão se formando neste espaço privilegiado, denominado: escola.

        É ao livro, á palavra escrita, que atribuímos a maior responsabilidade na formação da consciência de mundo das crianças e dos jovens; em especial os “estudos literários”, eles estimulam o exercício da mente; a percepção do real em suas múltiplas significações; a consciência do eu em relação ao outro; a leitura de mundo em seus vários níveis e, principalmente, dinamizam o conhecimento da língua, da expressão verbal significativa e consciente – condição sine qua non para a plena realidade do ser. Pois, como afirma Coelho (2000) em relação à importância da literatura na formação de uma nova mentalidade de crianças e jovens, “a evolução de um povo se faz ao nível da mente, ao nível da consciência de mundo que cada um vai assimilando desde a infância. [...] que o caminho essencial para se chegar a esse nível é a palavra. Ou melhor, é a literatura”. (Ibid. p. 15).

        Como promover essa leitura literária em sala de aula? Como formar alunos leitores, críticos e autônomos? São muitos os questionamentos levantados pelos professores acerca da leitura em sala de aula, já que um dos principais desafios da escola é a alfabetização e o letramento. Dentro desse contexto, surge a literatura, que vem ocupar uma posição privilegiada neste processo de ensino-aprendizagem porque conduz o educando ao domínio da palavra a partir dela mesma. Por força dessa característica, o letramento literário requer da escola um tratamento diferenciado que enfatize a experiência da literatura no dia a dia das crianças e jovens, há começar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (SOUZA e COSSON, 2011).

Buscando elencar os desafios e as possibilidades pertinentes ao fazer docente e pedagógico do letramento literário na sala de aula da escola básica e para isso realizamos um levantamento bibliográfico, pois segundo Gil (2002, p, 44) “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos” e sua finalidade é colocar o pesquisador em contato com o que já se produziu e se registrou a respeito do tema de pesquisa. Diante deste estudo, este artigo pauta-se na revisão bibliográfica acerca do tema em pauta; pois Marconi e Lakatos (2009, p. 261) complementam este aporte ao classificarem artigos científicos como “pequenos estudos, porém completos”, pois contem a metodologia empregada, o tipo de processamento e os resultados alcançados; dessa forma, apesar de pequenos, eles permitem ao leitor a repetição e compreensão do estudo e da experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com