TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  1.605 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE UNINOVE

PEDAGOGIA EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL

TAIS RAMALHO

RA: 1420101254

CAMPUS SÃO BERNARDO DO CAMPO

SÃO PAULO

2021

SERIE INICIAL: 1º ANO

MATERIA: GEOGRAFIA

TEMA: LUGARES DE VIVÊNCIA

Objetivo: Comparar os lugares de vivência e identificar os lugares de convívio do aluno. A professora começa a aula explorando o lugar de vivência do aluno, questionando as rotinas que fazemos em casa, dormir, banho, hora das refeições, tempo de TV e brincar. A professora pediu para os alunos pensarem em outros lugares em que gostariam de estar e as crianças responderam que queriam estar em praças, parques, praia. A Educadora lembrou os alunos que estamos em tempos de pandemia e que devemos ficar em casa para proteger elas e nossas famílias. Como nesse primeiro ano os alunos estão aprendendo a ler e escrever, a professora auxilia nas atividades dos alunos. Ela pede para os alunos fazerem uma lista de lugares de vivência deles em seus cadernos e perguntam para eles, se podem tomar banho no parque, e com isso ela começa a fazer as diferenças entre os lugares. Foi feita atividade para que os alunos diferenciassem as figuras com as palavras e com seu auxílio foi separando as silabas. Na segunda atividade eles tinham que ligar as figuras com as palavras e na atividade três ela questiona o que eles fazem na escola e através do chat, eles respondem suas perguntas. As atividades foram muito bem elucidadas pela professora, causando atenção e gosto dos alunos pelas atividades realizadas.

SÉRIE INICIAL: 2 ANO

MATERIA: MATEMÁTICA

TEMA: RECONHECER FIGURAS PLANAS NO TANGRAM

Objetivo: Reconhecer, comparar e nomear figuras planas, por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. A professora começa a aula perguntando se os alunos conhecem o tangran e a maioria disse não. As educadoras recortaram as figuras planas explicando algumas figuras como o círculo, triangulo, quadrado e retângulo. Perguntaram se as semelhanças entre eles, explicando que o quadrado e retângulo tem a mesma quantidade de lados. É explicado aos alunos que através dos lados das figuras os alunos podem identificar as figuras. As professoras apresentaram o tangran aos alunos, contando sua história de origem, também foi contada sua lenda e ao mesmo tempo foi mostrando o tangran e explicando que é um quebra cabeça em forma de várias figuras. As crianças foram incentivadas a fazer seu próprio tangran e interagindo através do chat, conseguiram desenvolver bem a brincadeira. Essa aula foi muito boa, clara e objetiva com total interação entre alunos/professores.

SERIES INICIAL: 3º ANO

MATERIA: LINGUA PORTUGUESA

TEMA: VOCES CONHECEM O BICHO PAU?

Objetivo: Empregar marcas de segmentação em função do projeto textual e das restrições impostas pelos gêneros, título e subtítulo, parágrafos, inserção de elementos textuais etc.

A professora pediu aos alunos, para eles anotarem a aula em seus cadernos e depois pergunta se eles sabem o que são verbetes e eles respondem que é algo parecido como enciclopédia ou dicionário. Logo após, as professoras leem o que são verbetes e explica como utilizar e a diferença entre ele e o dicionário.

A aula prossegue e a professora pergunta se os alunos conhecem o Bicho-pau e detalha qual a espécie desse bicho. É feito um desafio aos alunos, terão que fazer um verbete sobre o bicho pau, colocando informações que eles acham importantes. A interação foi ótima, os alunos entenderam a aula, apesar de complexa.

SERIES INICIAL: 4º ANO

MATERIA: CIÊNCIAS

TEMA: BÚSSOLA E GNÔMON

Objetivos: Comparar as indicações dos pontos cardeais que resultam das observações das sombras de uma vara com as obtidas pela bussola.

Foi feita uma revisão de aulas anteriores e após a revisão o professor começa mostrando um gnomon feito de caixa de pizza, produzida na aula passada. Destaco a interação dos alunos via chat, mostrando interesse na aula e na atividade. O professor lembra os princípios básicos de como funciona o gnomon e através de um desenho gráfico, usando o nascer e o pôr do sol e lembrando o tamanho da sombra. O professor também mostra a funcionalidade do gnomon via vídeo. Os professores também fizeram uma bussola com bacia, água, rolha, imã, durex e agulha. E mostram passo a passo como é feita uma bussola. A aula foi boa, ciências é uma matéria que atrai muito a atenção e a curiosidade dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com