TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  16/11/2018  •  Artigo  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PRÉ-PROJETO

ARTIGO CIENTÍFICO

        EDNA MAISE OLIVEIRA

SANTA MARIA DA VITÓRIA-BA

2018

EDNA MAISE OLIVEIRA

O PAPEL DO PROFESSOR COMO ESTIMULADOR DA LEITURA

Artigo cientifico - Curso de Graduação-Graduação Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, apresentado à Comissão Julgadora da UNIP – Santa Maria da Vitória- Ba, sob a orientação do Prof. ---------------

SANTA MARIA DA VITÓRIA-BA

208

PRÉ - PROJETO

Integrante: EDNA MAISE OLIVEIRA

Matrícula: 1642366

Tema: O PAPEL DO PROFESSOR COMO ESTIMULADOR DA LEITURA

Introdução:

        A leitura está relacionada em todas as situações de nossas vidas: no trabalho, na escola, no lazer ou em casa. A formação do leitor inicia-se no ambiente escolar e esse devem possibilitar estender o conhecimento no decorrer de toda sua vida, tendo como intermediário o professor, em quem descobrimos a probabilidade de expandirmos o saber.

Nas últimas décadas tem-se constatado que a ativa participação social, cada vez mais, exige das pessoas o domínio da leitura e da escrita e que na sociedade circulam diferentes tipos de textos sendo assim é condição indispensável conhecê-los para poder ampliar os conhecimentos e conseguir uma maior participação social e exercer a cidadania.

Em minha trajetória acadêmica deparei-me com essas pesquisas que teciam críticas ao sistema de ensino de leitura, devemos averiguar que há muitas discussões a respeito, sobretudo nas aulas de língua portuguesa. Entre as discussões, observamos que a principal apreensão está em se dar à seriedade e o devido lugar para o ensino de leitura nas atividades de sala de aula. No entanto, outras atividades têm sido priorizadas, ou seja, a leitura fica para segundo plano, tornando o ensino de língua portuguesa cada vez mais mecânica e desestimulante.

A partir daí, comecei a fazer alguns estudos e reflexões acerca do ensino da leitura e o porquê de sempre considerar um hostilidade. Isso se deve ao fato de nossos antigos professores imporem suas regras de leitura: silenciosa, em voz alta e leitura individual sempre de maneira mecânica sem deixar nenhum tipo de questionamento, me refiro ao ensino tradicional da escola pública. E foi nesse processo de aprendizagem que cresci traumatizada com as palavras corrigidas pela professora na hora que eu confundia durante a leitura.

Para avaliar a gravidade da situação, basta perguntar a alguns alunos do ensino fundamental e médio quem nuca passou pelo esse tipo de leitura e qual deles passaram a gostar de ler a partir daquelas aulas.

A escola deveria ter como uma de suas funções básicas a formação de alunos leitores. Segundo Cagliari (2001), saber ler é mais extraordinário do que saber escrever. Na opinião do autor, se o aluno não obtiver êxito nas outras habilidades desenvolvidas pela escola, mas for um bom leitor, já será um grande feito.  Mas infelizmente não é dessa maneira que o ensino de leitura é ensinado na sala de aula.

Na verdade, o que se pretende abordar, é a necessidade de superar a visão do ensino tradicional de leitura, pois a leitura deve acompanhar o indivíduo em muitas de suas situações de interação durante a vida.

O objetivo essencial deste trabalho é o divulgar a importância do ato de ler, como sendo direito de todos, sem distinções ao mesmo tempo analisar de maneira critica construtivista e responsável às habilidades indispensáveis ao professor para incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos alunos.

A metodologia utilizada reuniu as propostas de Cagliari (2001), Martins (1982) organdi, Molina (1982), Freire (1983). Delmanto (2009) Zilberman (1985) Ariés (1981) Valente (1995Y unes) (2003 Aguiar 1993,)

 A abordagem da pesquisa foi majoritariamente qualitativa com especificidade quantitativa, tendo como técnica a pesquisa bibliográfica e para coleta de dados foram utilizados: entrevista, questionário, observação participante e a análise documental.

Objetivos gerais:

  • Compreender a leitura como fonte de reflexão critica do mundo.
  • Conhecer a importância da leitura.
  • Ter uma visão, mas ampla sobre a  leitura e os desafios do ensino na atualidade.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver pesquisas sobre a importância da leitura.
  • Utilizar sites para realizar pesquisas.
  • Distinguir os diferentes mecanismos que envolvem a escrita e leitura.
  • Levar o educando a compreender a importância da leitura, sendo capaz de levá-la para sua vida.

Justificativa do tema:

Com o objetivo de compreender melhor o tema, uma vez que o trabalho nos permite o desenvolvimento de habilidades diferenciadas, também um aprofundamento ao tema em discursão.

Hoje se sabe que o domínio da linguagem escrita é muito mais amplo do que priorizar apenas regras gramaticais e memorizar conteúdos, um bom leitor ou escritor, precisa saber ler ou produzir diferentes textos, nas diversas situações comunicativas de que participa.

Dessa forma: mais do que saber falar sobre os fatos da língua, a competência que se espera hoje para os alunos inclui saber ler e interpretar os diferentes tipos de textos e utilizar a linguagem escrita com eficácia nas diferentes circunstâncias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com