TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO APRESENTADO AO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS INGLÊS COMO PARTE DA EXIGÊNCIA DA DISCIPLINA “PRÁTICA DE ENSINO REFLEXÕES” (PE:REFL)

Por:   •  22/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  1.623 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS – INGLÊS

PRÁTICA DE ESINO: REFLEXÕES (PE:Refl)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

(OU RELATÓRIO SOBRE A DIMENSÃO PRÁTICA DO CURSO)

Aluna:

Sirlei Abadia de Carvalho – RA: 1618711

POLO

São Sebastião do Paraíso – MG

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS - INGLÊS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO APRESENTADO AO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS INGLÊS COMO PARTE DA EXIGÊNCIA DA

DISCIPLINA “PRÁTICA DE ENSINO REFLEXÕES” (PE:REFL)

SOB A ORIENTAÇÃO DA PROF. RAQUEL MAIA BOKUMS

POLO

São Sebastião do Paraíso – MG

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................04

PERÍODO DE OBSERVAÇÃO.............................................................05,06

PARTICIPAÇÃO NAS AULAS..............................................................07    

PLANEJAMENTO ESTÁGIO.................................................................................07

  1. Dados de identificação:

PLANO DE UNIDADE...........................................................................07

  1. Objetivos Gerais da Unidade:
  2. Procedimentos metodológicos:
  3. Instrumentos avaliativos

CONCLUSÃO........................................................................................08

REFERÊNCIAS......................................................................................09

Introdução

A prática é o exercício do conhecimento através das atividades que são realizadas durante o curso de Letras. Estas atividades (relatório sobre a dimensão prática do curso) auxiliam os alunos a entender a teoria e colocá-la em prática dentro de uma sala de aula. Ao entrar em uma atividade no ensino fundamental e ensino médio podemos perceber a dimensão do ensino e como os professores são importantes na formação desses alunos. Incentivar o aluno á pesquisa e ao estudo é uma responsabilidade muito grande do professor, pois este deve estar muito bem preparado para poder passar seu conhecimento para seus alunos. Aprender com os professores em sala de aula foi essencial para entender o que é ser professor.

Ter controle da matéria a ser passada, preparado a aula de forma organizada e clara.  Ter paciência para entender que os alunos são diferentes e nem todos entendem tudo ao mesmo tempo. O professor deve encontrar formas de atingir seus alunos, levando-os a entender o conteúdo, e ao mesmo tempo manter a disciplina em sala de aula.  Os conteúdos estudados nos auxiliam a refletir sobre a dimensão e horizontes que teremos que enfrentar em nosso futuro como professores, tradutores, escritores, enfim, uma gama enorme de possibilidades que se abrem aos graduados em Letras. A Prática de Ensino auxilia o estagiário a ter um maior contato com as escolas e suas realidades, esse fator é muito importante para nossa formação docente, pois é quando se desenvolve atividades junto às escolas é que o aluno estagiário vivenciará as ligações que existem entre as matérias teóricas estudadas e aprendidas com a prática na unidade escolar em que estiver atuando. O estágio Curricular supervisionado é a possibilidade que o estagiário tem de adquirir subsídios para se tornar um profissional que tenha a capacidade de exercer a função de professor. Na ação dentro do estágio é que o estagiário adquire subsídios para se tornar um profissional que tenha capacidade de atuar como professor em sua vida profissional futura.

 Através da observação da prática pedagógica de outros professores e das reflexões feitas durante a observação é que o aluno estagiário terá novas reflexões e poderá atuar com maior facilidade e saber se seu desempenho foi satisfatório. A observação não te dá o direito de invadir o espaço do outro de forma aleatória, sem nenhum planejamento. Observar e analisar as situações torna o aluno mais consciente.

O maior desafio do futuro professor ou profissional de Letras é a grande missão do “educar”, formar cidadãos conscientes de sua língua e orgulhosos por serem ricos em sabedoria; mostrar que existem várias formas de linguagem e que todas desde que haja comunicação são aceitas e que não há o certo e o errado, mas sim formas diferentes de comunicação; mostrar que a ocasião mostrará a linguagem mais adequada para ser usada.

PERÍODO DE OBSERVAÇÃO

          No dia 03 de setembro de 2018 teve inicio estágio supervisionado na Escola Estadual Clóvis Salgado de Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio e Cursos técnicos. Fui muito bem recebida por todos na Escola inclusive pela professora regente de aula Aline Heloísa da Silva, além da diretora Regina Benassi. A Escola Estadual Clóvis Salgado, é uma instituição de ensino público estadual, localizada no município brasileiro de São Sebastião do Paraíso, estado de Minas Gerais, Brasil.

         Pude observar que a Instituição de ensino é de grande porte contendo assim 23 salas de aula, que funcionam nos três turnos, com turmas de 1º a 9ª ano, o ensino médio e cursos Técnicos. Esta unidade de ensino possui aproximadamente 1500 alunos. Durante o período de observação pude perceber que as aulas ministradas pela professora regente de aula eram descontraídas, pois a mesma procurava sempre mecanismos tornando-as menos cansativa fugindo assim do rigor que a disciplina pede.

.    Com uma faixa etária entre 15 a 19 anos, essa turma é meio inquieta e ao registrar as atividades em seus cadernos muitas vezes reclamavam, pois eles não gostam de escrever, mas são participativos durante a apresentação dos conteúdos e das atividades. Desta forma entendi o porquê da desenvoltura da regente ao ministrar suas atividades, fazendo de tudo para atrair a participação da turma. Com dinâmicas, jogos e brincadeiras. Esta turma possui 40 alunos. O processo de ensino aprendizagem segundo a professora, no 1º ano A, a turma apresenta dificuldade de aprendizagem e está atrasada em relação ao conteúdo, sendo assim entendi o que a professora falou-me logo quando fui apresentar-me a turma pela primeira vez que tinha ter paciências para com eles e ajudá-los para que eles se sentissem motivados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com