TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitra e produção de texto acadêmico

Por:   •  8/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LETRAS - PORTUGUÊS

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUCAO DE TEXTO ACADEMICO - 2017-2

NOME: CARMEM REGINA ARAUJO MOTA

TUTOR A DISTÂNCIA: MARIA ELISAUDIA DE ALMEIDA PEREIRA

AULA 03: OS GÊNEROS ACADÊMICOS

                       

                       

DATA: 08/10/2017 BREJO SANTO CE

2. Análise de um Projeto de Pesquisa, usando como material de estudo e fundamentação o texto do Carlos Damião.

 

Primeiro, leia o Projeto de Pesquisa que está disponível em Material de Apoio e depois:

1.2 A justificativa do projeto demonstra de forma convincente a relevância e a necessidade da pesquisa? Explique.RESP: Sim.  O estudantes do ensino  médio  falavam  da  apropriação  do  gênero  artigo  de  opinião. Esses alunos eram avaliados  pela  tão temida  prova  do  ENEM,  e  o  gênero  artigo  de  opinião  era muito  cobrado  nessa  prova,   por  isso  os  alunos  tinham  que  busca  estudar  esses  gêneros  que  seria necessário nessa prova.

1.3 Conforme o que você estudou, o Projeto abrange todos os elementos da organização retórica desse gênero textual? RESP:Sim. O projeto abrange todos os gêneros retóricos.

1.4 Identifique qual o método e as etapas da pesquisa. RESP:O  projeto  utiliza  a  argumentação  e  também  faz  uso  de  marcadores  de  textos  de  opinião,  a pesquisa  é  feita  com  dois  grupos  de   alunos  mas  usando  o mesmo  gênero  artigo  de  opinião,  os grupos  de  alunos  foram  divididos  em  dois um grupo de controle e o outro experimental, avieram onze  encontros  com  o  primeiro  grupo  onde  tudo  ocorreria sem  intervenções  tudo  aconteceria normalmente, já com o segundo grupo haveria uma intervenção partida da pesquisadora.

1.5 Você percebeu inter-relação entre algumas das partes do projeto? Comente. RESP: Todo corresponde a uma análise com base em pesquisa pratica usando teoria do gênero textual/discursivo e elucidando as implicações no decorrer do estudo.

1.6 Para dar sustentação ao desenvolvimento da pesquisa, a autora do Projeto vale-se de uma teoria de base. Faça um breve resumo da teoria apresentada. RESP: Esta pesquisa fundamenta-se em estudos da Semântica Argumentativa e da Lingüística de Texto complementados por outros relativos aos gêneros do discurso no âmbito teórico e pedagógico Com o foco na argumentação e na organização textual objetiva analisar a apropriação do gênero artigo de opinião e de marcadores argumentativos por alunos do 3º ano do ensino médio participantes e não-participantes de uma seqüência didática verificando especialmente a contribuição dos marcadores e das relações discursivas para a constituição do sentido.

Segundo, com base na estrutura de justificativa, proposta por Damião (o trabalho dele também está no material de apoio) analise a do Projeto de Pesquisa.

 

2. Identifique a organização retórica (composição estrutural) da justificativa do Projeto de Pesquisa. Para isso, use a matriz abaixo, cujos itens norteiam a análise, retirada da dissertação de Damião Carlos Nobre Jucá, intitulada "A organização retórico-argumentativa da seção de justificativa no gênero textual projeto de dissertação.” Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=60086

 

Padrão da organização retórica de seções de justificativa de projetos de pesquisa

Unidade Retórica 1 – Estabelecer um território geral

1.1 Fazendo um histórico de estudos da área/ do objeto (e/ou). RESP: Sim. Desde do  inicio da pesquisa e ate os resultados  finais.

1.2 Refutando teorias anteriores (e/ou): Sim. O modelo de estrutura composicional do gênero será complementado pelos estudos de Kaufman; Rodriguez (1995), de Le Coadic (1996) e de Oliveira (2004). A adequação à situação comunicativa e ao propósito comunicativo é baseada nos estudos acerca dos gêneros sob a perspectiva dialógica, principalmente os de Bakhtin (2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (83.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com