TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e produção de texto

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LETRAS

Jennifer Cristine dos Santos Ventura 5817124463

Karina

Paloma Alves Adriano

Vania Damazio de Lima 5655128518

Leitura e Produção de Texto

Prof° Andréia Soares

São Caetano

2015

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

        Leitura é o processo de compreensão das informações armazenadas e transmitidas por determinados códigos, como a linguagem. Esses códigos podem ser visuais, auditivos e táctil.

        Ler é uma das mais importantes formas de desenvolvimento. A leitura não é simplesmente decodificar signos, é também ler uma situação, uma expressão, uma reação, ou seja , ler o mundo e realizamos esta leitura desde o nascimento.

        Para lermos um texto, ele precisa primeiro ser escrito por alguém (autor) que consiga passar sua ideia fácil de ser compreendida, para que o leitor consiga entender o que foi escrito. O texto deve conter palavras e estruturas que passem ao leitor as suas intenções, no conjunto dos saberes construído no que é lido.

        A partir desse conjunto de saberes, o leitor saberá definir a informação que lhe é importante, levando em conta suas experiências e conhecimentos anteriores.

        As estratégias de leitura são usadas para adquirir a informação e facilitar o processo de compreensão da leitura: prevendo os fatos do texto utilizando conhecimento prévio; verbalizando o pensamento durante a leitura; analizando a estrutura textual; representação visual; resumindo informações para facilitar a compreensão  e questionando o texto. Fazendo essa análise antes, durante e depois da leitura e refletindo sobre o conteúdo lido.

        O leitor é quem diz o ritmo da leitura, produz sentido e transforma mas é o texto que dirige o processo. Dependendo de seus conhecimentos, podemos diferenciar um leitor de outro como também o sentido que ele dá ao texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com