TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL

Por:   •  28/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL  

RESUMO

1 INTRODUÇÃO

Recentemente uma pandemia nos fez repensar o uso da tecnologia na área da educação. Pois passamos a necessitar do uso da tecnologia, como a única saída para a manutenção do ensino e das relações alunos/escolas. Esse  cenário revelou o quanto precisamos nós atualizar e reinventar, para  utilizar a tecnologia como nossa maior aliada, no processo de ensino aprendizagem. 

Percebemos que utilizar computadores somente com programas comuns e navegar na internet, não é o suficiente. É visível que a escola necessita adotar as mídias como parceiras para inserção dos educandos e educadores ao letramento digital. O uso das inovações tecnológicas com as diversas mídias tornar tais recursos possibilidades reais de aprendizagem. Para tanto é imprescindível que o professor seja letrado digitalmente para orientar seus alunos a usar as tecnologias digitais de forma segura, critica e autônoma.

Alfabetização digital é um assunto que vem ganhado destaque nos tempos modernos. Pois as crianças estão entrando em contato com ferramentas tecnológicas cada vez mais cedo. Isso levou a seguinte indagação: Como a instrução pode se integrar a esse processo na primeira infância?

O objeto de estudo neste trabalho de conclusão de curso foi alfabetização digital, a partir do qual se objetivou analisar como a formação continuada pode favorecer no processo de aprendizagem infantil. Diante disto, a questão que guia esta investigação, que metodologicamente se configura como uma pesquisa bibliográfica é: qual o estado do conhecimento sobre alfabetização digital e como essa produção pode favorecer as estratégias para o ensino remoto na alfabetização?

Com o objetivo de realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dos termos “Alfabetização Digital” e “Letramento Digital” no que tange aos processos de alfabetização realizados em ambientes variados e com a utilização de recursos digitais diversos. Para tanto, desdobraremos este objetivo geral nos objetivos específicos que seguem: produzir uma pesquisa bibliográfica que trata do tema alfabetização digital e letramento digital; mapear a bibliografia encontrada dividindo-as em categorias por foco e tema de pesquisa; identificar, a partir da pesquisa bibliográfica, as contribuições dos autores para o do processo de alfabetização tanto no ensino remoto quanto para as salas de aula presenciais a fim de contribuir com o aprendizado dos alunos.

Como é possível perceber, a educação do futuro já está batendo na porta das escolas: é preciso ter atenção para entender as novas tendências e colaborar para o desenvolvimento da alfabetização digital na educação infantil, estabelecendo uma boa parceria entre pais e educadores, com o objetivo de impulsionar o aprendizado das crianças, com o apoio dos recursos tecnológicos disponíveis na atualidade.

Este trabalho está organizado em outros capítulos: Introdução,  METODOLOGIA, onde descrevo cada passo realizado durante o processo de busca pelas publicações citadas no decorrer deste trabalho, assim como o quantitativo de publicações encontradas e selecionadas para esta pesquisa; o capítulo denominado TEORIZANDO CONCEITOS, onde estão localizados os principais conceitos tratados nesta pesquisa e seus respectivos referenciais teóricos; as ANÁLISES, onde é possível encontrar os cinco eixos de análises descritos nesta pesquisa e seus respectivo apontamentos; as CONSIDERAÇÕES FINAIS, onde trato dos fechamentos e encerramentos de cada um dos temas aqui abordados; a REFERÊNCIA...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com