TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Dissertações: Literatura Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL

Ao pensar em Literatura Infantil automaticamente já se pensa no seu leitor, ou seja, é impossível pensar em Literatura Infantil sem pensar no alvo dessa prática: a criança.

Até o Século XVII as crianças conviviam igualmente com os adultos, não havia um mundo infantil, diferente e separado, ou uma visão especial da infância. As crianças eram consideradas adultos em miniatura. Não havia brincadeiras próprias para essa faixa etária, ou melhor, nada era específico para as crianças, porém apesar de participarem assiduamente da vida adulta, eram excluídas das tomadas de decisões, ficando assim fora da vida social (Regina Zilberman). Não se escrevia, portanto, para as crianças, estas eram consideradas como um espaço vazio, pronta a ser preenchida, moldada, porém sem oportunidades para tal transformação.

No século XVIII, com a ascensão da burguesia européia, muda-se o conceito de família, tornando-a unicelular. Sendo assim constroem-se um elo entre pai, mãe e filhos, sobretudo a atenção é posta sobre a criança que passa a ser considerada como um ser em desenvolvimento que necessita de atenção e cuidados especiais por ser principalmente indefeso. Com essa nova noção de opinião, viu-se que este indivíduo precisava ser preparado pela família e pela escola para receber instruções para inserir-se nesse novo modelo “burguês”.

Com isso, surgem os primeiros livros infantis escritos por pedagogos e professores com o objetivo de estabelecer padrões comportamentais exigidos pela sociedade burguesa.

As primeiras manifestações de Literatura para crianças foram os livros de leitura usados nas escolas. “A literatura infantil propriamente dita partiu do livro escolar, do livro útil e funcional, de objeto eminentemente didático”. (ARROYO, 1968, p.93-94).

O livro de Literatura Infantil era usado para ensinar todas as matérias, ou seja, o que a sociedade burguesa queria transmitir como verdade absoluta ela colocava nesses livros, que só eram manuseados na escola, nenhuma criança tinha acesso a eles fora da instituição escolar.

Sendo assim, até bem pouco tempo, a Literatura Infantil era vista como um gênero que servia somente para transmitir valores, com caráter muito mais pedagógico e didático do que artístico. Com o passar do tempo, a Literatura Infantil foi se adequando, e hoje, como já foi dito anteriormente, é considerada como algo imprescindível para o bom desenvolvimento psíquico e intelectual da criança, isso porque ela tem a capacidade de mexer com o imaginário do seu interlocutor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com