TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lição em meios ao caos - Pandemia

Por:   •  18/3/2021  •  Dissertação  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

Texto AEPTI 2021

Proposta de redação: A partir dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal de língua portuguesa sobre o tema O que a sociedade aprendeu com a pandemia, apresentando uma proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos em defesa de seu ponto de vista.

Lições em meio ao caos?

A rotina foi mudada de uma forma brusca, os passeios de domingo acabaram, os contatos físicos já são quase inexistente e a forçada adequação da vida em uma pandemia fez o ser humano refletir em suas atitudes? Essa resposta pode partir de um censo comum ou até mesmo único, afinal o pensamento é algo exclusivo para cada olhar.

O medo predomina a sociedade em sua maioria, pessoas estão morrendo, comércios fechando suas portas por falta de capital, famílias ficando sem comida e até mesmo sem moradia. Essa é a realidade de hoje em dia, ninguém imaginaria que algo invisível aos olhos poderia desestruturar um planeta inteiro e até mesmo arriscar toda a vida que nele existe. Essa realidade assustadora faz despertar uma consciência coletiva e o seu principal ponto, sua atitude afeta quem está a sua volta, seu descuidado pode levar ao falecimento de 1019 pessoas em menos de 24 horas.

Hospitais estão lotados, pessoas precisando serem entubadas, UTI’s sem vaga para pacientes graves, é um caos político-social, todos estão com medo. Pessoas estão sendo obrigadas a ficar em casa e correndo riscos, pois a violência doméstica não deixou de existir e só aumenta. Os pontos levantados fazem parte da vida nos dias de hoje e deve-se pensar naquelas vidas perdidas, elas eram pais, mães, filhas e filhos e até mesmo o amor de alguém.

O egocentrismo e a ignorância eram os dos principais problemas da humanidade há mais de um ano atrás, hoje o medo de sair de casa e causar uma reação de contaminação em cadeia, faz cada pessoa pensar em todos que estão a sua volta. Mais de 220 mil vidas perdidas trazem a reflexão, não importa quem seja ou a quantidade de bens acumulados, a covid-19 não faz acepção de raça ou classe social, ela mata e nenhum dinheiro pode evitar isso.

Todos estão suscetíveis a contaminação, deixou de ser apenas uma doença, todo o sistema mundial se desestruturou e se abalou por causa de um vírus. O mercado internacional vai sentir os impactos e já está tendo resultados em meio a tudo isso. Isso é resposta de tudo o que o sistema fez com a natureza.

Vacinas estão sendo desenvolvidas e produzidas, seus usos vem de modo emergencial, ninguém tem a cura e mesmo se tivesse, muitas pessoas já morram e vão morrem até chegar nas camadas mais afetadas. No Brasil, vive-se num tempo onde a ciência é desvalorizada, onde políticos chamam a morte de duas milhões de pessoas de “gripizinha” ou até mesmo, sendo contra a utilização da vacina e recomendo em pronunciamentos, uma medicação não comprovada.

As pessoas estão sendo obrigada a refletir, tudo tem sua ação e reação, como na física. A negligência de não se prestar atenção nos sinais, ficar apenas olhando o capital, matando e sendo ignorante coma natureza, se transformou em milhares de mortes num país subdesenvolvido e no mundo. A origem da doença mostra que é a reação da vida em meio a ação de uma sociedade.

A inconsistência e incerteza do amanhã deve ensinar a lição que se deve tirar no meio do caos. A preservação da vida, entender o quão pode doer perder alguém, o quanto a sua realidade é diferente do seu vizinho, mas a sua interfere na dele. Deve-se ser empático e deixar o egoísmo de lado, analisar o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com